Pular para o conteúdo principal

Maranhão teve maior aumento proporcional de mortes violentas do país em 2024

 

Enquanto a maioria dos estados brasileiros apresentou queda nos índices de violência no último ano, o Maranhão seguiu na contramão. De acordo com o Anuário Brasileiro de Segurança Pública, do Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP), o estado registrou o maior aumento proporcional de mortes violentas intencionais do país em 2024: uma alta de 12,1% em relação ao ano anterior.

Foram 2.129 mortes violentas registradas no ano passado, entre homicídios dolosos, latrocínios, lesões corporais seguidas de morte e mortes decorrentes de intervenção policial. Com isso, o Maranhão subiu do 12º para o 6º lugar no ranking dos estados mais violentos do país.

São consideradas mortes violentas os assassinatos – homicídios dolosos (com intenção de matar), latrocínios e lesões corporais seguidas de morte –, as mortes de policiais e as mortes cometidas por policiais.

Além do Maranhão, apenas o Ceará, Minas Gerais e São Paulo pioraram no ranking de estados mais violentos do país.

O Ceará era 5º mais violento em 2023. Agora, é o 3º.
O Maranhão era o 12º, passou a 6º mais violento.
Minas Gerais era o 24º mais violento; passou a 23º.
São Paulo permanece em 27º – o menos violento, portanto – mas, agora, com uma taxa mais parecida com a de Santa Catarina (veja no infográfico abaixo).

Segundo a doutora em sociologia Mary Ferreira, os dados têm relação com indicadores sociais, como a pobreza e a ausência de políticas públicas que melhorem a condição financeira da população.

Já a diretora-executiva do Fórum, Samira Bueno, chamou atenção para fatores específicos no Maranhão. Um dos dados alarmantes foi o crescimento nas mortes por intervenção policial no Maranhão, que aumentaram 22% em 2024, mas há ainda outras causas.

“Cresce um pouco a morte da intervenção policial, mas não é isso que que foi preponderante. A gente está falando realmente de um aumento dos outros índices, mas há a maior suspeita de que também tenha a ver com os conflitos entre criminosos, que é algo que o estado passou a sofrer muito recentemente e é um cenário vivido por outros estados vizinhos”, afirma a diretora do FBSP.

O que diz o governo do Maranhão
Em nota, a Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP-MA) afirmou que a alta na violência em 2024 está diretamente relacionada a conflitos entre facções criminosas e diz que as ações integradas têm contribuído para a reversão dos índices. Segundo a SSP, há uma tendência de queda na criminalidade em 2025, mesmo sem a consolidação dos números para todo o ano.

“No primeiro semestre de 2025, por exemplo, houve queda de aproximadamente 6% nos Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI); 20% nos casos de latrocínio e de 6% nos homicídios. Considerando apenas o mês de junho, os CVLIs no estado caíram cerca de 24% em relação a junho de 2024; os homicídios dolosos tiveram retração de 26,6%. Em Junho, na Ilha de São Luís, os feminicídios diminuíram 42%; e em São Luís, também no mês de junho, os homicídios dolosos recuaram 6%”, diz a nota. (Do G1MA)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Politica: RESISTÊNCIA POPULAR.

Diante das conjunturas políticas , que já são do conhecimento de todos, da nossa cidade Pres. Médici-MA,  na corrida eleitoral rumo a prefeitura em 2012! Vamos comentar os três Principais grupos políticos do nosso município.  Primeiro grupo : A atual Administração está no poder aquase 08 anos, e quer continuar com este projeto politíco hereditário. A família P. Holanda, está querendo garantir em 2012 mais 08 anos de Administração e no fim ficar mais 08 anos ou seja 24 anos seguido no poder, pela mesma família. Nesta Atual administração vemos que quase nada tem mudado na Saúde, na Educação cada dia pior, as poucas obras que tem 95% obras federais, também temos visto que só a família tem se destacado econômicamente,  não podemos contribuir com o continuísmos hereditário. Segundo grupo:   É uma expansão territorial Romano, é o grupo do atual Deputado Estadual Hemetério Weba que já comanda duas cidades, já teve no comando de outras cidades, já fez parte de administ...

FORA ROSENGANA

ROSEANA SARNEY JÁ ESTÁ COMENDO AS UNHAS, ANTES MESMO DE COMEÇ AR O HORÁRIO POLITICO NA TV. O QUE VOÇÊ ACHA QUE ELA VAI COMER NO DIA 3 DE OUTUBRO QUANDO SAIR O RESULTADOS DAS URNAS.

Molequinhos e molequinhas

  Os tempos mudam o sentido até das nossas próprias lembranças divertidas quando, molequinhos e molequinhas, fazíamos – claro – molecagens, traquinagens, algumas inocentes e até outras nem tanto, admitamos, só que sempre ainda com aquele espírito infantil. Eram coisas de criança, perdoáveis, às vezes valendo um castigo, uma sova, um sabão. Ou uma suspensão na caderneta que precisava ser mostrada aos pais e voltar, assinada. Meu irmão outro dia me chamou a atenção de que anda percebendo que tem muita gente aí pela rua fazendo pequenas molecagens, gente grande, ou maiorzinha. Às vezes em grupos de dois, três; outras, mesmo sozinhos. Tipo apontar o céu como se ali estivesse acontecendo algo, e fazendo todo mundo olhar para cima. Ou passar e apontar para o seu pé, sem parar, seguindo adiante como se nada tivesse ocorrido. Coisinhas bobas, que até arrancam um sorriso daqueles bons em dias que