Pular para o conteúdo principal

Braide inicia maratona de entregas com inauguração de novo centro de saúde no Residencial Alexandra Tavares

 


O prefeito Eduardo Braide deu início, nesta quarta-feira (9), a uma sequência de entregas que se estenderá até dezembro deste ano, começando pela primeira de 100 obras anunciadas. A maratona começou com a inauguração do novo centro de saúde Dr. Expedito Alves de Melo, no Residencial Alexandra Tavares.

“Hoje começamos uma maratona para entregar mais de 100 obras até o final do ano e a primeira delas é no Residencial Alexandra Tavares. Aqui a única coisa que ficou do centro de saúde antigo foi o nome e o endereço, porque todas as dependências são novas, novos serviços, e com uma coisa que eu não abro mão, que é um atendimento humanizado”, disse o prefeito Eduardo Braide.

A ação, executada por meio das secretarias municipais de Saúde (Semus) e de Obras e Serviços Públicos (Semosp), faz parte do conjunto de reestruturação da rede de saúde do Município realizada pela Prefeitura de São Luís, desde 2021, primeiro ano da gestão Braide.

A unidade ganhou uma nova infraestrutura hidráulica e sanitária, novas instalações elétricas, instalação de novo forro, climatização e adaptações de acessibilidade, além da recuperação física de todos os setores. A infraestrutura modernizada do Centro de Saúde Dr. Expedito Alves de Melo contempla espaços para recepção, salas de vacina e de enfermagem, consultórios médicos, consultório odontológico, salas de curativo, nebulização, farmácia e muito mais.

Para o secretário de Obras e Serviços Públicos, David Col Debella, “esse é o jeito Braide de administrar São Luís. Com qualidade em tudo que entrega”.

O projeto contempla não só a completa reestruturação do espaço, mas também a expansão da unidade. Novos serviços foram incorporados, como ultrassonografia e também novas especialidades médicas e exames, com consultas de enfermagem, clínico geral, pediatria,  imunização, assistência a gestantes e puérperas, prevenção e controle de doenças crônicas, medicamentos da farmácia básica e atendimentos para Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) e HIV, entre outros.

“É muito bom fazer parte de uma gestão que olha a população e a saúde da nossa cidade com amor. Essa obra traz benefícios tanto para a comunidade quanto para nossos servidores, que agora contam com melhores condições de trabalho para oferecer um atendimento de qualidade. É um dia de muita alegria para toda a rede de saúde e para toda essa comunidade”, disse a secretária da Semus, Carolina Mitri.

Para a dona de casa, Erismar Paula, “essa inauguração é muito importante para a gente, que mora aqui na região. Agora, temos um lugar mais perto e mais equipado para cuidar da nossa saúde e da saúde da nossa família. Antes, a gente precisava se deslocar para longe para conseguir atendimento, e agora temos tudo aqui, com mais serviços e melhores condições. Isso vai facilitar muito o nosso dia a dia”.

A marisqueira Maria Lúcia, também reforçou a facilidade que o novo centro de saúde trouxe para a comunidade. “Tá muito bom, eu pegava ônibus para ir ao Centro fazer exames que aqui não eram oferecidos. Agora que chegaram novos serviços não precisaremos mais sair daqui. Uma alegria”

Projeto Mexa-se

Com o intuito de promover a prática de atividade física na Atenção Primária à Saúde do Município, foi inaugurado um coreto na área externa do novo Centro de Saúde, como parte das melhorias oferecidas à comunidade. O projeto Mexa-se, que já acontece em diversos espaços de São Luís, agora conta com um local no novo centro, proporcionando à população um ambiente adequado para a prática de atividades físicas. Essa iniciativa busca promover o bem-estar integral dos pacientes, cuidando tanto da saúde física, quanto da saúde mental, reforçando a importância de um estilo de vida ativo.

Além de estimular hábitos saudáveis, o espaço oferece diversas modalidades de exercícios, como caminhadas, alongamentos e atividades em grupo, sempre acompanhadas por profissionais capacitados. Dessa forma, o projeto Mexa-se se consolida como uma peça essencial na promoção da saúde preventiva, integrando atividades físicas ao atendimento clínico, e reforçando o compromisso da gestão com a saúde pública de qualidade.

Para a professora de Educação Física, Alice Meneses, a iniciativa é fundamental para a saúde física mas também para a saúde mental dos pacientes. “Esse projeto é extremamente importante porque a prática regular de atividades físicas não apenas melhora o condicionamento físico, mas também contribui diretamente para a saúde mental e emocional dos pacientes. A criação desse espaço exclusivo para exercícios físicos é uma oportunidade para a ajuda na prevenção e controle de diversas doenças crônicas, como hipertensão e diabetes, impactando positivamente a qualidade de vida dessa população. É muito bonito ver esse cuidado que a gestão tem com a saúde de qualidade”.

Também estavam presentes na solenidade de inauguração do novo centro de saúde, a vice-prefeita,  Esmênia Miranda, os secretários municipais Diego Rodrigues (SMTT), Dilmar Araújo (Semsa), representantes do Parlamento Municipal, lideranças locais e população.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Molequinhos e molequinhas

  Os tempos mudam o sentido até das nossas próprias lembranças divertidas quando, molequinhos e molequinhas, fazíamos – claro – molecagens, traquinagens, algumas inocentes e até outras nem tanto, admitamos, só que sempre ainda com aquele espírito infantil. Eram coisas de criança, perdoáveis, às vezes valendo um castigo, uma sova, um sabão. Ou uma suspensão na caderneta que precisava ser mostrada aos pais e voltar, assinada. Meu irmão outro dia me chamou a atenção de que anda percebendo que tem muita gente aí pela rua fazendo pequenas molecagens, gente grande, ou maiorzinha. Às vezes em grupos de dois, três; outras, mesmo sozinhos. Tipo apontar o céu como se ali estivesse acontecendo algo, e fazendo todo mundo olhar para cima. Ou passar e apontar para o seu pé, sem parar, seguindo adiante como se nada tivesse ocorrido. Coisinhas bobas, que até arrancam um sorriso daqueles bons em dias que

Blogueiros X Jornalistas

A anunciada briga entre jornalistas e blogueiros será acirrada, equilibrada e não há previsão de vencedor. O que posso dizer é que esta sendo excelente para ambas as partes, pois será um evento Darwinista, melhorando muito ambas as categorias. Motivo? Será disputada pelos elementos mais burros e tacanhos entre os envolvidos. Eu não vejo necessidade dessa guerra. Sei que há uma enorme má-vontade da imprensa para com os blogs, e os blogueiros adoram detonar jornalistas, mas sinceramente só consigo ver as atividades como complementares. O blog está para o jornal como a TV está para o jornal. Pode até aparentar mais agilidade, mas na pratica você vê a coisa acontecer na TV, mas espera o dia seguinte para ler o jornal e entender o que viu. Claro que hoje em dia não dá mais, ao menos para jornais online, segurar a notícia até o dia seguinte, mas mesmo assim o material do jornal necessariamente é mais elaborado que o do blog. “Incrível, passou um avião baixinho aqui em

Politica: RESISTÊNCIA POPULAR.

Diante das conjunturas políticas , que já são do conhecimento de todos, da nossa cidade Pres. Médici-MA,  na corrida eleitoral rumo a prefeitura em 2012! Vamos comentar os três Principais grupos políticos do nosso município.  Primeiro grupo : A atual Administração está no poder aquase 08 anos, e quer continuar com este projeto politíco hereditário. A família P. Holanda, está querendo garantir em 2012 mais 08 anos de Administração e no fim ficar mais 08 anos ou seja 24 anos seguido no poder, pela mesma família. Nesta Atual administração vemos que quase nada tem mudado na Saúde, na Educação cada dia pior, as poucas obras que tem 95% obras federais, também temos visto que só a família tem se destacado econômicamente,  não podemos contribuir com o continuísmos hereditário. Segundo grupo:   É uma expansão territorial Romano, é o grupo do atual Deputado Estadual Hemetério Weba que já comanda duas cidades, já teve no comando de outras cidades, já fez parte de administração anterior, aqu