Blog totalmente gospel de Presidente Médici-MA

quinta-feira, 28 de março de 2024

Bolsonaro à frente de Lula e Michelle tem empate técnico

 O Instituto Paraná Pesquisas, nesta quinta-feira (28), divulgou números de um levantamento encomendado pelo Partido Progressista (PP), sobre o cenário eleitoral nacional no Brasil.

De acordo com a pesquisa, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) segue sendo o principal opositor do atual presidente Lula (PT), tanto que aparece à frente do petista e venceria um eventual confronto no 2º Turno.

Bolsonaro lidera com 37,1% das intenções de voto, enquanto Lula fica logo atrás com 35,3%. Considerando a margem de erro de 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos, os dois estão tecnicamente empatados. O estudo também revela a presença de outros candidatos, como o ex-ministro Ciro Gomes (PDT), com 7,5% das intenções de voto, a ministra Simone Tebet (MDB), com 6,1%, e o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), com 1,8%. Além disso, 8% dos entrevistados afirmaram que votariam em branco, nulo ou nenhum, enquanto 4,2% não souberam ou não quiseram responder.

Públicos – Bolsonaro demonstra vantagem sobre Lula em diversos segmentos do eleitorado, incluindo homens, eleitores entre 25 e 59 anos e aqueles com níveis de educação mais elevados, como ensino médio e ensino superior. No entanto, a maior diferença está entre os evangélicos, onde Bolsonaro lidera com 50% das intenções de voto contra 27,3% de Lula.

Por outro lado, Lula obtém vantagem entre os católicos, eleitores com ensino fundamental ou mais de 60 anos, jovens de 16 a 24 anos e mulheres. Ele também lidera nas regiões Nordeste, enquanto Bolsonaro se destaca no Sul, Sudeste e Norte/Centro-Oeste.

Segundo Turno – Em um cenário de segundo turno entre Bolsonaro e Lula, o ex-mandatário mantém uma pequena vantagem, com 41,7% das intenções de voto contra 41,6% de Lula. Nesse caso, 11,4% dos entrevistados optariam por votar em branco, nulo ou nenhum, e 5,3% não souberam ou não quiseram responder.

O levantamento, realizado entre os dias 18 e 22 de março de 2024, ouviu 2.024 eleitores em 162 municípios de 26 estados e do Distrito Federal. Clique aqui e veja na íntegra.

Outros nomes – Como Bolsonaro, hoje estaria inelegível, o levantamento testou outros nomes no enfrentamento contra Lula e quem teve o melhor desempenho foi a ex-primeira dama, Michelle Bolsonaro (PL). Ela nunca disputou uma eleição, mas foi testada em estudo de intenção de votos do Paraná Pesquisas e pontuou 43,4% contra 44,5% do petista.

Outros candidatos testados na pesquisa, todos pontuando numericamente abaixo de Michelle (às vezes na margem de erro) foram estes: os governadores de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos); Minas Gerais, Romeu Zema (Novo); Paraná, Ratinho Junior (PSD); e Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), além da senadora Tereza Cristina (PP-MS) e do próprio Ciro Nogueira. (blog do Jorge Aragão)

Nenhum comentário:

Seja você também seguidor do blog mais acessado de Presidente Médici-MA.