Pular para o conteúdo principal

MPMA recomenda limite de gastos públicos para o Carnaval em Turilândia

 O Ministério Público do Maranhão (MPMA) encaminhou Recomendação ao prefeito de Turilândia, José Paulo Silva Neto, e à secretária de Cultura e Turismo, Madaí Santos, referente ao Carnaval 2023, no município.

No documento, o titular da Promotoria de Justiça de Comarca de Santa Helena (da qual Turilândia é termo judiciário), Hagamenon de Jesus Azevedo, solicita que o Município realize, somente festividade carnavalesca de 16 horas à meia-noite de 20 de fevereiro, como acertado em reunião ocorrida em 27 de janeiro entre o MPMA e a Prefeitura.

A manifestação é baseada na Recomendação do procurador-geral de justiça, Eduardo Nicolau, com o objetivo de impedir custeio de eventos festivos e contratação de bandas artísticas e shows com gastos elevados de recursos do erário em detrimento de serviços públicos essenciais.

O Município de Turilândia tem pendências relativas a transporte escolar, falta de concurso público para substituir contratações temporárias e medidas para municipalização do trânsito. As questões já são objetos de manifestações do MPMA.

DIVULGAÇÃO

Segundo o promotor de justiça, apesar do acerto, em 9 de fevereiro, começaram a circular nas redes sociais da Prefeitura de Turilândia e do prefeito anúncios sobre um evento entre os dias 18 e 20 fevereiro das 16h às 20h. Em outras postagens, constavam seis atrações. No dia seguinte, foi emitido decreto municipal que estabelecia “a realização do Carnaval no âmbito do Município de Turilândia”.

“A discrepância entre as informações repassadas pelo Município de Turilândia e as divulgadas nas redes sociais prejudica a atuação dos órgãos de segurança pública. A Polícia Militar fez todo um planejamento de atuação nos dias de carnaval. A Companhia da PM também atende a outros municípios e não tem efetivo policial suficiente para todos os locais”, explica o promotor de justiça.

Para o MPMA, a divergência prova falta de projeto anterior, reforçando indícios de decisão tomada “de última hora” pela gestão, elevando gastos públicos, devido à alta demanda e preços médios cobrados pelos artistas e bandas.

PEDIDOS

O Município deve se abster de organizar, financiar, inserir na programação oficial e evitar participação de bloco carnavalesco com nomes, vestimentas ou outras referências ao gestor municipal, com objetivo de exaltá-lo ou angariar benefício político-eleitoral.

A administração municipal também deve incluir todas as contratações públicas no Sistema de Informações para Controle, do Tribunal de Contas do Estado (TCE).

Deve ser garantida ampla publicidade aos avisos e editais de licitação, que igualmente têm que ser publicados nos Portais da Transparência e de Compras do Município, o que não tem ocorrido atualmente.

Informações e documentos comprobatórios sobre cumprimento dos itens devem ser, em até 48h, encaminhados à Promotoria de Justiça.

RECURSOS X GASTOS

Devem ser informados o procedimento licitatório adotado para contratação das atrações no evento divulgado e como se deu (prestação direta, emenda parlamentar ou contrapartida em convênio). Em caso de contrapartida, devem ser apontados valor total e origem do recurso, incluindo cópias dos contratos firmados com as atrações e vias de eventuais emendas parlamentares ou convênios.

Entre os dados estão informações específicas de forma e valor dos gastos acessórios ao evento (montagem de palco, iluminação, seguranças, hospedagem e abastecimento de veículos de artistas/bandas, pessoal de apoio e outros).

Também deve ser apontado se os gastos estão de acordo com os valores fixados para Cultura na Lei Orçamentária Anual de 2023. Documentos dos respectivos processos de pagamentos (empenho, ordem bancária, notas fiscais etc) também são itens obrigatórios para indicação.

A administração municipal também está obrigada a indicar se têm sido aplicados, no mínimo, 25% da receita resultante de impostos na manutenção e desenvolvimento do ensino e, no mínimo, 15% em ações e serviços públicos de saúde.

O descumprimento da Recomendação levará à tomada de medidas judiciais, incluindo Representações junto ao Tribunal de Contas do Estado e pedidos de providências junto à Controladoria-Geral da União, e Ministério Público Federal, no que couber às atribuições destes órgãos.

Fonte: blog do John Cutrim

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Molequinhos e molequinhas

  Os tempos mudam o sentido até das nossas próprias lembranças divertidas quando, molequinhos e molequinhas, fazíamos – claro – molecagens, traquinagens, algumas inocentes e até outras nem tanto, admitamos, só que sempre ainda com aquele espírito infantil. Eram coisas de criança, perdoáveis, às vezes valendo um castigo, uma sova, um sabão. Ou uma suspensão na caderneta que precisava ser mostrada aos pais e voltar, assinada. Meu irmão outro dia me chamou a atenção de que anda percebendo que tem muita gente aí pela rua fazendo pequenas molecagens, gente grande, ou maiorzinha. Às vezes em grupos de dois, três; outras, mesmo sozinhos. Tipo apontar o céu como se ali estivesse acontecendo algo, e fazendo todo mundo olhar para cima. Ou passar e apontar para o seu pé, sem parar, seguindo adiante como se nada tivesse ocorrido. Coisinhas bobas, que até arrancam um sorriso daqueles bons em dias que

Blogueiros X Jornalistas

A anunciada briga entre jornalistas e blogueiros será acirrada, equilibrada e não há previsão de vencedor. O que posso dizer é que esta sendo excelente para ambas as partes, pois será um evento Darwinista, melhorando muito ambas as categorias. Motivo? Será disputada pelos elementos mais burros e tacanhos entre os envolvidos. Eu não vejo necessidade dessa guerra. Sei que há uma enorme má-vontade da imprensa para com os blogs, e os blogueiros adoram detonar jornalistas, mas sinceramente só consigo ver as atividades como complementares. O blog está para o jornal como a TV está para o jornal. Pode até aparentar mais agilidade, mas na pratica você vê a coisa acontecer na TV, mas espera o dia seguinte para ler o jornal e entender o que viu. Claro que hoje em dia não dá mais, ao menos para jornais online, segurar a notícia até o dia seguinte, mas mesmo assim o material do jornal necessariamente é mais elaborado que o do blog. “Incrível, passou um avião baixinho aqui em

Politica: RESISTÊNCIA POPULAR.

Diante das conjunturas políticas , que já são do conhecimento de todos, da nossa cidade Pres. Médici-MA,  na corrida eleitoral rumo a prefeitura em 2012! Vamos comentar os três Principais grupos políticos do nosso município.  Primeiro grupo : A atual Administração está no poder aquase 08 anos, e quer continuar com este projeto politíco hereditário. A família P. Holanda, está querendo garantir em 2012 mais 08 anos de Administração e no fim ficar mais 08 anos ou seja 24 anos seguido no poder, pela mesma família. Nesta Atual administração vemos que quase nada tem mudado na Saúde, na Educação cada dia pior, as poucas obras que tem 95% obras federais, também temos visto que só a família tem se destacado econômicamente,  não podemos contribuir com o continuísmos hereditário. Segundo grupo:   É uma expansão territorial Romano, é o grupo do atual Deputado Estadual Hemetério Weba que já comanda duas cidades, já teve no comando de outras cidades, já fez parte de administração anterior, aqu