Pular para o conteúdo principal

Cúpula do PT não soube interpretar a vitória de Lula e cobra mais espaço na equipe de transição

 


Um problema recorrente do Partido dos Trabalhadores é a dificuldade de combinar com larga antecedência e de forma clara as decisões a serem tomadas adiante. Agora, com a terceira eleição de Lula como presidente da República, a cúpula da legenda apresenta um novo déficit, desta vez no campo da intepretação de números.

Lula foi eleito no segundo turno da disputa presidencial com 50,90% dos votos válidos, ao passo que o atual presidente, Jair Bolsonaro alcançou 49,10%. A diferença foi de 2,1 milhões de votos, ou seja, uma margem estreita.

Tendo como contraponto o criminoso uso da máquina estatal por Bolsonaro, a eleição de Lula foi possível por conta de uma ampla frente em defesa da democracia. Em outras palavras, o PT isoladamente não tinha cacife eleitoral ara garantir um novo mandato a Lula.

Não se pode ignorar a o fato de Lula ser um “animal político” e saber como se comunicar com o povo, mas sua terceira passagem pelo Palácio do Planalto, que começará em 1º de janeiro de 2023, será marcada por um governo de centro, oscilando entre a esquerda e a direita, mas é preciso reconhecer que a coalizão partidária teve início durante a campanha eleitoral.

A cúpula do PT, que agrega representantes de várias correntes da legenda, cobra mais espaço na equipe de transição, como se os que garantiram a vitória de Lula tivessem de se contentar com

papeis de coadjuvantes. A equipe de transição está sob a coordenação do vice-presidente eleito Geraldo Alckmin (PSB).

Em reunião na segunda-feira (7), membros da Executiva Nacional do PT cobraram da presidente da legenda, Gleisi Hoffmann, maior representatividade na equipe de transição. Um dos descontentes é Romênio Pereira, secretário de Relações Internacionais do PT, que reclamou por não ter sido chamado para participar da organização da viagem de Lula ao Egito, sede da COP 27, conferência da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre mudanças climáticas.

Romênio também mostrou descontentamento com o fato de a secretária de Meio Ambiente do partido não ter sido chamada para participar da organização da viagem do presidente eleito. O encontro dos petistas não foi dos mais amistosos, como era esperado, mas a tesoureira do partido, Gleide Andrade, e o secretário da Comunicação da legenda, Jilmar Tatto, propuseram a criação de uma comissão do PT para acompanhar o trabalho da equipe de transição.

Ao final do encontro, que aconteceu de forma virtual, ficou decidido que o PT cria uma comissão para colaborar com o evento de posse de Lula. Como de costume, esqueceram de combinar com a futura primeira-dama, Rosângela da Silva, a Janja, que foi escalada para organizar a posse.

Esse cenário de desentendimentos, com menos de duas semanas após a eleição, aponta para um horizonte cheio de problemas a ser enfrentado pelo novo governo, caso Lula não entre em ação para acalmar os ânimos e colocar cada um no eu devido lugar. Talvez os petistas tenham dificuldade para compreender que em jogo na corrida presidencial estava a democracia brasileira, não um cabide de empregos para a “companheirada”.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Politica: RESISTÊNCIA POPULAR.

Diante das conjunturas políticas , que já são do conhecimento de todos, da nossa cidade Pres. Médici-MA,  na corrida eleitoral rumo a prefeitura em 2012! Vamos comentar os três Principais grupos políticos do nosso município.  Primeiro grupo : A atual Administração está no poder aquase 08 anos, e quer continuar com este projeto politíco hereditário. A família P. Holanda, está querendo garantir em 2012 mais 08 anos de Administração e no fim ficar mais 08 anos ou seja 24 anos seguido no poder, pela mesma família. Nesta Atual administração vemos que quase nada tem mudado na Saúde, na Educação cada dia pior, as poucas obras que tem 95% obras federais, também temos visto que só a família tem se destacado econômicamente,  não podemos contribuir com o continuísmos hereditário. Segundo grupo:   É uma expansão territorial Romano, é o grupo do atual Deputado Estadual Hemetério Weba que já comanda duas cidades, já teve no comando de outras cidades, já fez parte de administ...

Ossada humana é encontrada na zona rural de Presidente Médici-MA.

  Polícia Militar esteve no local, mas não há informações sobre identificação Uma ossada humana foi encontrada, em avançado estado de decomposição, na manhã desta terça-feira, dia 01, na sete, zona rural de Presidente Médici, próximo a MA 307 que Liga Presidente Médici a Cidade de Centro do Guilherme.  Portal Médici Notícias, recebeu imagens da ossada e roupas que pode ser da vítima , supostamente do sexo masculino. A vítima está trajando uma bermuda de cor escura  e camiseta escura com desenho e a frase: La casa de papel. Nenhum documento foi encontrado que possa identificar a vitima.

Conheça a história do Outeiro, BR 316 em Presidente Médici e o Alferes Pedro Teixeira

Outeiro A montanha que já foi chamada de Outeiro da Cruz e hoje é simplesmente conhecida por Outeiro "pode" ter sido o "ponto final" que até certo tempo existiu quase esquecido do caminho original do alferes, tenente, capitão-mor, general e marquês de Aquella Branca Pedro Teixeira. Pedro Teixeira Relata o historiador maranhense Martins, Robson Campos, em sua obra "Turiaçu de Ontem e de Hoje", que "saindo o desbravador Pedro Teixeira da cidade de Belém em 5 de março de