Pular para o conteúdo principal

Rússia retoma fornecimento de gás natural à Europa por meio do Nord Stream 1

 


O gasoduto Nord Stream 1 retomou o funcionamento conforme programado na manhã desta quinta-feira (21). O fornecimento de gás natural da Rússia para a Europa, através da Alemanha, foi interrompido para manutenção anual por dez dias.

O presidente da Agência Federal de Redes de Energia da Alemanha (Bundesnetzagentur), Klaus Müller, informou que o gasoduto, que atravessa o Mar Báltico e conecta a cidade russa de Vyborg à alemã Lubmin, está funcionando com cerca de 40% da sua capacidade, mesmo nível que antes da interrupção – já que Moscou havia reduzido o fornecimento de gás.

O Nord Stream 1 é a principal fonte de gás russo para a Alemanha. Havia o temor de que a Rússia aproveitasse a manutenção periódica para suspender permanentemente o funcionamento do duto, cortando a fornecimento do combustível, o que provocaria uma crise energética no país. A Alemanha acusou o Kremlin de usar a energia como “arma política”.

“Moscou não se esquiva de usar fornecimentos de grãos e energia como uma arma. Temos que ser resolutos em nos proteger”, disse o chanceler federal alemão, Olaf Scholz, a repórteres no início desta semana.

Na quarta-feira, as reservas de gás alemãs estavam em cerca de 65% da capacidade, segundo estimativas oficiais. O governo em Berlim tem como meta preencher as reservas do combustível do país em 90% até novembro.

No ano passado, a Rússia forneceu 40% do gás importado pela UE, por meio do Nord Stream 1 e de outros gasodutos.

Ainda à mercê da Rússia

Klaus Müller afirmou, entretanto, que a Alemanha continua “à mercê da Rússia” apesar de o gás ter voltado a fluir através do Nord Stream 1.

“Estamos à mercê da Rússia no momento porque eles decidem quanto gás o Nord Stream 1 traz para nós”, disse Müller à agência de notícias DPA. “O pior cenário não ocorreu, mas não posso dizer

que está tudo bem agora”, disse Müller, em referência a um aviso recente do presidente da Rússia, Vladimir Putin, de que as entregas de gás podem ser limitadas a 20% da capacidade máxima.

Desde que Putin lançou um ataque à Ucrânia em 24 de fevereiro e o Ocidente respondeu com sanções contra Moscou, a Rússia começou a reduzir seu fornecimento de gás aos países da UE.

Vladimir Putin culpou o Ocidente e as sanções impostas à Rússia por problemas de abastecimento.

A manutenção de turbinas construídas pela Siemens, essenciais para o funcionamento do duto, é realizada em uma fábrica no Canadá. Ottawa havia inicialmente bloqueado o retorno de uma turbina por causa das sanções. Consequentemente, a gigante de energia Gazprom, controlada pelo Kremlin, reduziu as exportações de gás através do Nord Stream para 40% da capacidade normal no final de maio e novamente de forma mais drástica em meados de junho.

Após pressão da Alemanha, o Canadá concordou em devolver a turbina. O equipamento estaria já a caminho do Canadá para a Alemanha, de onde será enviado para a Rússia – usando uma brecha nas sanções, pois “pelo lado da UE, esses transportes não são afetados pelas sanções”, afirmou um porta-voz do Ministério da Economia alemão na segunda-feira.

Putin também alertou que, pelo fato de uma outra turbina dever ser enviada para manutenção no final deste mês, o fluxo de energia pode cair para 20% da capacidade a partir da próxima semana.

A Comissão Europeia pediu aos países da UE na quarta-feira que reduzam sua demanda por gás natural em 15% nos próximos meses de inverno e para que forneçam à Comissão poderes especiais para implementar os cortes de demanda necessários no caso de a Rússia cortar o gás para a Europa.

“A Rússia está usando a energia como uma arma e, portanto, em qualquer evento, seja um grande corte parcial do gás russo ou um corte total, a Europa precisa estar pronta”, disse Ursula von der Leyen, presidente da Comissão Europeia. (Com agências internacionais)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Molequinhos e molequinhas

  Os tempos mudam o sentido até das nossas próprias lembranças divertidas quando, molequinhos e molequinhas, fazíamos – claro – molecagens, traquinagens, algumas inocentes e até outras nem tanto, admitamos, só que sempre ainda com aquele espírito infantil. Eram coisas de criança, perdoáveis, às vezes valendo um castigo, uma sova, um sabão. Ou uma suspensão na caderneta que precisava ser mostrada aos pais e voltar, assinada. Meu irmão outro dia me chamou a atenção de que anda percebendo que tem muita gente aí pela rua fazendo pequenas molecagens, gente grande, ou maiorzinha. Às vezes em grupos de dois, três; outras, mesmo sozinhos. Tipo apontar o céu como se ali estivesse acontecendo algo, e fazendo todo mundo olhar para cima. Ou passar e apontar para o seu pé, sem parar, seguindo adiante como se nada tivesse ocorrido. Coisinhas bobas, que até arrancam um sorriso daqueles bons em dias que

Blogueiros X Jornalistas

A anunciada briga entre jornalistas e blogueiros será acirrada, equilibrada e não há previsão de vencedor. O que posso dizer é que esta sendo excelente para ambas as partes, pois será um evento Darwinista, melhorando muito ambas as categorias. Motivo? Será disputada pelos elementos mais burros e tacanhos entre os envolvidos. Eu não vejo necessidade dessa guerra. Sei que há uma enorme má-vontade da imprensa para com os blogs, e os blogueiros adoram detonar jornalistas, mas sinceramente só consigo ver as atividades como complementares. O blog está para o jornal como a TV está para o jornal. Pode até aparentar mais agilidade, mas na pratica você vê a coisa acontecer na TV, mas espera o dia seguinte para ler o jornal e entender o que viu. Claro que hoje em dia não dá mais, ao menos para jornais online, segurar a notícia até o dia seguinte, mas mesmo assim o material do jornal necessariamente é mais elaborado que o do blog. “Incrível, passou um avião baixinho aqui em

Politica: RESISTÊNCIA POPULAR.

Diante das conjunturas políticas , que já são do conhecimento de todos, da nossa cidade Pres. Médici-MA,  na corrida eleitoral rumo a prefeitura em 2012! Vamos comentar os três Principais grupos políticos do nosso município.  Primeiro grupo : A atual Administração está no poder aquase 08 anos, e quer continuar com este projeto politíco hereditário. A família P. Holanda, está querendo garantir em 2012 mais 08 anos de Administração e no fim ficar mais 08 anos ou seja 24 anos seguido no poder, pela mesma família. Nesta Atual administração vemos que quase nada tem mudado na Saúde, na Educação cada dia pior, as poucas obras que tem 95% obras federais, também temos visto que só a família tem se destacado econômicamente,  não podemos contribuir com o continuísmos hereditário. Segundo grupo:   É uma expansão territorial Romano, é o grupo do atual Deputado Estadual Hemetério Weba que já comanda duas cidades, já teve no comando de outras cidades, já fez parte de administração anterior, aqu