Pular para o conteúdo principal

Ameaças à democracia e às eleições têm piorado a situação de Jair Bolsonaro, que busca a reeleição

 


Como temos afirmado nas últimas semanas, torna-se cada vez mais difícil a situação do presidente Jair Bolsonaro em relação às eleições de outubro, já que o chefe do Executivo enfrenta os efeitos adversos das investidas contra a democracia, as urnas eletrônicas e a Justiça Eleitoral.

Na esteira das muitas críticas às declarações golpistas do presidente da República, servidores da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) divulgaram na quarta-feira (20) nota de apoio ao sistema eleitoral do País, expressando “confiança na lisura do processo eleitoral brasileiro” e frisando não haver “qualquer registro de fraude nas urnas eletrônicas desde a implantação do atual sistema”, há 26 anos.

O texto foi divulgado dois dias após o presidente Jair Bolsonaro ter feito novos ataques às urnas eletrônicas em reunião com dezenas de embaixadores estrangeiros no Palácio da Alvorada, quando voltou a levantar, de novo sem provas, suspeitas já plenamente refutadas sobre o sistema de votação.

Assinado pela União dos Profissionais de Inteligência de Estado da Abin (Intelis), o comunicado ressalta que os servidores reforçam compromisso com “o Estado Democrático de Direito, a

Constituição da República e o respeito irrestrito e inegociável aos direitos e garantias dos cidadãos”.

O documento destaca que os profissionais de inteligência prestam “apoio técnico especializado” à Justiça Eleitoral no fornecimento e na implementação dos sistemas de criptografia que garantem a segurança, o sigilo e a inviolabilidade dos programas e dos dados das urnas eletrônicas utilizadas no Brasil.

Presidente da Intelis renuncia

O presidente da Intelis, Daniel Macedo, foi contrário à manifestação dos trabalhadores da Abin, segundo o jornal Folha de S. Paulo. Após a nota ter sido divulgada, ele pediu desligamento do cargo por “motivos pessoais”.

“Eu fiquei desconfortável com a exposição neste momento. A minha postura é mais discreta, menos combativa, e esse debate [sobre as urnas eletrônicas] ficou muito acalorado. Eu preferi um caminho de diálogo, de maneira mais pacífica e suave”, disse Daniel Macedo à Folha.

Na terça-feira (19), um dia após o encontro de Bolsonaro com diplomatas estrangeiros, a Embaixada dos Estados Unidos em Brasília divulgou comunicado afirmando que as eleições brasileiras são um modelo para o mundo e que os americanos confiam na força das instituições do Brasil.

No mesmo dia, um grupo de nove deputados da oposição pediu ao STF que autorize uma investigação contra Bolsonaro pelos seus ataques ao sistema eleitoral.

“Não pode o representado usar do cargo de presidente da República para subverter e atacar a ordem democrática, buscando criar verdadeiro caos no país e desestabilizar as instituições públicas”, diz o documento enviado ao STF.

Também nesta terça-feira, um grupo de 43 procuradores dos direitos do cidadão em todo o país enviou à Procuradoria-Geral da República uma “notícia de ilícito eleitoral” contra Bolsonaro, com o objetivo de pressionar Aras a investigar o presidente pelo “ataque explícito ao sistema eleitoral, com inverdades contra a estrutura do Poder Judiciário Eleitoral e a democracia”.

A imprensa estrangeira repercutiu a apresentação de Bolsonaro no Palácio do Alvorada, comparando as atitudes do governante brasileiro ao comportamento do ex-presidente americano Donald Trump. (Com agências de notícias)

Fonte: Ucho.Info

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Molequinhos e molequinhas

  Os tempos mudam o sentido até das nossas próprias lembranças divertidas quando, molequinhos e molequinhas, fazíamos – claro – molecagens, traquinagens, algumas inocentes e até outras nem tanto, admitamos, só que sempre ainda com aquele espírito infantil. Eram coisas de criança, perdoáveis, às vezes valendo um castigo, uma sova, um sabão. Ou uma suspensão na caderneta que precisava ser mostrada aos pais e voltar, assinada. Meu irmão outro dia me chamou a atenção de que anda percebendo que tem muita gente aí pela rua fazendo pequenas molecagens, gente grande, ou maiorzinha. Às vezes em grupos de dois, três; outras, mesmo sozinhos. Tipo apontar o céu como se ali estivesse acontecendo algo, e fazendo todo mundo olhar para cima. Ou passar e apontar para o seu pé, sem parar, seguindo adiante como se nada tivesse ocorrido. Coisinhas bobas, que até arrancam um sorriso daqueles bons em dias que

Blogueiros X Jornalistas

A anunciada briga entre jornalistas e blogueiros será acirrada, equilibrada e não há previsão de vencedor. O que posso dizer é que esta sendo excelente para ambas as partes, pois será um evento Darwinista, melhorando muito ambas as categorias. Motivo? Será disputada pelos elementos mais burros e tacanhos entre os envolvidos. Eu não vejo necessidade dessa guerra. Sei que há uma enorme má-vontade da imprensa para com os blogs, e os blogueiros adoram detonar jornalistas, mas sinceramente só consigo ver as atividades como complementares. O blog está para o jornal como a TV está para o jornal. Pode até aparentar mais agilidade, mas na pratica você vê a coisa acontecer na TV, mas espera o dia seguinte para ler o jornal e entender o que viu. Claro que hoje em dia não dá mais, ao menos para jornais online, segurar a notícia até o dia seguinte, mas mesmo assim o material do jornal necessariamente é mais elaborado que o do blog. “Incrível, passou um avião baixinho aqui em

Politica: RESISTÊNCIA POPULAR.

Diante das conjunturas políticas , que já são do conhecimento de todos, da nossa cidade Pres. Médici-MA,  na corrida eleitoral rumo a prefeitura em 2012! Vamos comentar os três Principais grupos políticos do nosso município.  Primeiro grupo : A atual Administração está no poder aquase 08 anos, e quer continuar com este projeto politíco hereditário. A família P. Holanda, está querendo garantir em 2012 mais 08 anos de Administração e no fim ficar mais 08 anos ou seja 24 anos seguido no poder, pela mesma família. Nesta Atual administração vemos que quase nada tem mudado na Saúde, na Educação cada dia pior, as poucas obras que tem 95% obras federais, também temos visto que só a família tem se destacado econômicamente,  não podemos contribuir com o continuísmos hereditário. Segundo grupo:   É uma expansão territorial Romano, é o grupo do atual Deputado Estadual Hemetério Weba que já comanda duas cidades, já teve no comando de outras cidades, já fez parte de administração anterior, aqu