Pular para o conteúdo principal

Plenário da Câmara rejeita PEC do voto impresso e atrapalha plano golpista de Bolsonaro

 O presidente Jair Bolsonaro sofreu nova derrota nesta terça-feira (10) com a decisão do plenário da Câmara dos Deputados de rejeitar a PEC do voto impresso. Horas antes, o Senado aprovou projeto de lei que extingue a Lei de Segurança Nacional (LSN), usada pelo governo para intimidar opositores com investigações e processos judiciais.



Por 229 a 218 votos, o plenário da Câmara mandou para o arquivo a PEC de autoria da deputada federal Bia Kicis (SPL-DF), sepultando, em tese, bandeira defendida por Bolsonaro e que tem alimentado uma grave e perigosa crise institucional.

A PEC em questão ganhou destaque após o presidente da República afirmar que as eleições de 2022 poderiam não ocorrer caso a implantação do voto impresso fosse rejeitada. Bolsonaro alega que as urnas eletrônicas não são confiáveis e afirma ter vencido ainda no primeiro a eleição de 2018, mas até agora não apresentou provas da alegada fraude.

Além disso, nos últimos dias, o chefe do Executivo subiu o tom dos ataques e ameaças ao Supremo Tribunal Federal (STF) e ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Bolsonaro chamou o presidente do

TSE, ministro Luís Roberto Barroso, de “filho da puta” e afirmou que em breve chegará a “hora” do ministro Alexandre de Moraes, relator do inquérito das “fake news” no STF.

Na verdade, Bolsonaro insiste nessa narrativa com o objetivo de justificar antecipadamente eventual derrota nas eleições do próximo ano. Pesquisas de opinião têm apontado larga vantagem do ex-presidente Lula se o pleito fosse hoje.

O presidente Jair Bolsonaro buscava com a PEC, se aprovada, criar cenário favorável para repetir no Brasil a invasão do Parlamento norte-americano (Capitólio) por descontrolados apoiadores de Donald Trump, que continua não reconhecendo sua derrota.

Para ser aprovada, a PEC do voto impresso precisava dos votos favoráveis de 308 deputados (quórum qualificado) em duas votações. Considerando que 64 parlamentares não compareceram à sessão de votação e uma abstenção, o recado dado ao Palácio do Planalto é claro e deixa evidente que o governo não tem apoio tão sólido e confiável na Câmara. Afinal, 294 parlamentares se posicionaram contra a proposta. É importante ressaltar que o placar desta terça-feira mostra que governo não tem o apoio necessário para aprovar projetos que exigem maioria simples (257 votos).

A relação entre o presidente da Câmara dos Deputados e o Palácio do Planalto deve sofrer algum abalo, pois Arthur Lira liberou a bancada do Partido Progressista – legenda do ministro Ciro Nogueira (Casa Civil) – para que cada deputado votasse de acordo com o próprio entendimento. O PL, que integra a base de apoio do governo, orientou voto contra a PEC. Legendas como PSD, PSB, PSDB e MDB fizeram o mesmo.

Fonte: Ucho.Info

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Politica: RESISTÊNCIA POPULAR.

Diante das conjunturas políticas , que já são do conhecimento de todos, da nossa cidade Pres. Médici-MA,  na corrida eleitoral rumo a prefeitura em 2012! Vamos comentar os três Principais grupos políticos do nosso município.  Primeiro grupo : A atual Administração está no poder aquase 08 anos, e quer continuar com este projeto politíco hereditário. A família P. Holanda, está querendo garantir em 2012 mais 08 anos de Administração e no fim ficar mais 08 anos ou seja 24 anos seguido no poder, pela mesma família. Nesta Atual administração vemos que quase nada tem mudado na Saúde, na Educação cada dia pior, as poucas obras que tem 95% obras federais, também temos visto que só a família tem se destacado econômicamente,  não podemos contribuir com o continuísmos hereditário. Segundo grupo:   É uma expansão territorial Romano, é o grupo do atual Deputado Estadual Hemetério Weba que já comanda duas cidades, já teve no comando de outras cidades, já fez parte de administ...

Ossada humana é encontrada na zona rural de Presidente Médici-MA.

  Polícia Militar esteve no local, mas não há informações sobre identificação Uma ossada humana foi encontrada, em avançado estado de decomposição, na manhã desta terça-feira, dia 01, na sete, zona rural de Presidente Médici, próximo a MA 307 que Liga Presidente Médici a Cidade de Centro do Guilherme.  Portal Médici Notícias, recebeu imagens da ossada e roupas que pode ser da vítima , supostamente do sexo masculino. A vítima está trajando uma bermuda de cor escura  e camiseta escura com desenho e a frase: La casa de papel. Nenhum documento foi encontrado que possa identificar a vitima.

Conheça a história do Outeiro, BR 316 em Presidente Médici e o Alferes Pedro Teixeira

Outeiro A montanha que já foi chamada de Outeiro da Cruz e hoje é simplesmente conhecida por Outeiro "pode" ter sido o "ponto final" que até certo tempo existiu quase esquecido do caminho original do alferes, tenente, capitão-mor, general e marquês de Aquella Branca Pedro Teixeira. Pedro Teixeira Relata o historiador maranhense Martins, Robson Campos, em sua obra "Turiaçu de Ontem e de Hoje", que "saindo o desbravador Pedro Teixeira da cidade de Belém em 5 de março de