Pular para o conteúdo principal

Sessão que rejeitou processo de impeachment contra Crivella mostra que clã Bolsonaro agiu nos bastidores

 

 
A Câmara de Vereadores do Rio de Janeiro rejeitou por 25 votos a 23 a abertura de processo de impeachment contra o prefeito Marcelo Crivella (Republicanos), acusado de organizar e comandar uma milícia de guardiões que age com truculência em frente aos hospitais públicos da capital fluminense para impedir o trabalho da imprensa e evitar que munícipes critiquem o atendimento nas unidades de saúde.

As discussões sobre a abertura de processo de impeachment contra Crivella duraram aproximadamente quatro horas e foram marcadas por momentos picarescos, como, por exemplo, uma vereadora participando remotamente da sessão de dentro de um carro, outra comendo pipoca no plenário da Câmara Municipal e um parlamentar trajando camisa do C.R. Flamengo.

O placar da votação, que aconteceu na quinta-feira (3), de forma presencial e virtual, mostra dois cenários importantes e que merecem ser analisados. O primeiro deles é que os vereadores contrários a Crivella impuseram ao prefeito da segunda maior cidade brasileira momentos de

tensão, já que para aprovar a abertura do processo era necessária maioria simples, ou seja, a maioria dos votos dos vereadores presentes à sessão – por 2 votos o prefeito saiu ileso. Isso significa que na reta final do seu mandato e na campanha pela reeleição Marcelo Crivella poderá ter dores de cabeça à vontade.

O outro cenário envolve a vitória do prefeito, apesar de serem incontestáveis as denúncias sobre a atuação criminosa do grupo batizado como “Guardiões do Crivella”. Lembrando que esse beneplácito não saiu de graça. Analisando os votos que garantiram a rejeição do processo de impeachment, é possível perceber que boa parte dos vereadores tem alguma ligação com família Bolsonaro ou é fã do bolsonarismo.

Se por um lado Crivella não está sozinho politicamente, pelo menos por enquanto, como demonstrou o placar da votação, por outro fica evidente que avança sem cerimônia o movimento do clã presidencial para tomar de assalto o poder político no território fluminense. E marcar terreno na capital é um avanço considerável.

Apesar do resultado, Crivella não se livrou definitivamente das consequências dos seus atos. A Câmara carioca poderá investigar o prefeito no âmbito de Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), que teve pedido de criação apresentado vereadora Teresa Bergher (Cidadania), com 17 assinatura de parlamentares, número suficiente para que a CPI seja instalada.

O caso também é investigado pela Polícia Civil fluminense e pelo Ministério Público do Estado do Rio (MP-RJ), que instaurou inquérito civil para apurar supostos atos de improbidade administrativa cometidos por funcionários da prefeitura e iniciou procedimento preparatório criminal para investigar eventuais crimes cometidos por Crivella pela montagem e manutenção da milícia que age ilegalmente em frente aos hospitais municipais.

Além dos crimes de associação criminosa e constrangimento ilegal, previstos nos artigos 288 e 146 do Código Penal, o MP-RJ avalia a prática da conduta criminosa especificada no artigo 1º, inciso II do Decreto Lei nº 201/67, que dispõe sobre a responsabilidade de prefeitos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Molequinhos e molequinhas

  Os tempos mudam o sentido até das nossas próprias lembranças divertidas quando, molequinhos e molequinhas, fazíamos – claro – molecagens, traquinagens, algumas inocentes e até outras nem tanto, admitamos, só que sempre ainda com aquele espírito infantil. Eram coisas de criança, perdoáveis, às vezes valendo um castigo, uma sova, um sabão. Ou uma suspensão na caderneta que precisava ser mostrada aos pais e voltar, assinada. Meu irmão outro dia me chamou a atenção de que anda percebendo que tem muita gente aí pela rua fazendo pequenas molecagens, gente grande, ou maiorzinha. Às vezes em grupos de dois, três; outras, mesmo sozinhos. Tipo apontar o céu como se ali estivesse acontecendo algo, e fazendo todo mundo olhar para cima. Ou passar e apontar para o seu pé, sem parar, seguindo adiante como se nada tivesse ocorrido. Coisinhas bobas, que até arrancam um sorriso daqueles bons em dias que

Blogueiros X Jornalistas

A anunciada briga entre jornalistas e blogueiros será acirrada, equilibrada e não há previsão de vencedor. O que posso dizer é que esta sendo excelente para ambas as partes, pois será um evento Darwinista, melhorando muito ambas as categorias. Motivo? Será disputada pelos elementos mais burros e tacanhos entre os envolvidos. Eu não vejo necessidade dessa guerra. Sei que há uma enorme má-vontade da imprensa para com os blogs, e os blogueiros adoram detonar jornalistas, mas sinceramente só consigo ver as atividades como complementares. O blog está para o jornal como a TV está para o jornal. Pode até aparentar mais agilidade, mas na pratica você vê a coisa acontecer na TV, mas espera o dia seguinte para ler o jornal e entender o que viu. Claro que hoje em dia não dá mais, ao menos para jornais online, segurar a notícia até o dia seguinte, mas mesmo assim o material do jornal necessariamente é mais elaborado que o do blog. “Incrível, passou um avião baixinho aqui em

Politica: RESISTÊNCIA POPULAR.

Diante das conjunturas políticas , que já são do conhecimento de todos, da nossa cidade Pres. Médici-MA,  na corrida eleitoral rumo a prefeitura em 2012! Vamos comentar os três Principais grupos políticos do nosso município.  Primeiro grupo : A atual Administração está no poder aquase 08 anos, e quer continuar com este projeto politíco hereditário. A família P. Holanda, está querendo garantir em 2012 mais 08 anos de Administração e no fim ficar mais 08 anos ou seja 24 anos seguido no poder, pela mesma família. Nesta Atual administração vemos que quase nada tem mudado na Saúde, na Educação cada dia pior, as poucas obras que tem 95% obras federais, também temos visto que só a família tem se destacado econômicamente,  não podemos contribuir com o continuísmos hereditário. Segundo grupo:   É uma expansão territorial Romano, é o grupo do atual Deputado Estadual Hemetério Weba que já comanda duas cidades, já teve no comando de outras cidades, já fez parte de administração anterior, aqu