Pular para o conteúdo principal

Carne Fraca: exportação de carnes adulteradas deve provocar incidente sanitário internacional


A Operação Carne Fraca, deflagrada nesta sexta-feira (17) pela Polícia Federal, estarreceu o País em virtude do fato de que as investigações apontam que os principais frigoríficos brasileiros, que dominam o setor, vendiam carnes e produtos vencidos, adulterados e estragados, com a conivência criminosa de servidores do Ministério da Agricultura. A PF cumpre 38 mandados de prisão em todo o País e outros de busca e apreensão nos locais onde funcionam os frigoríficos.
De acordo com os investigadores, as empresas usavam produtos químicos para esconder a aparência dos deteriorada produtos e o odor típico de carne estragada, crimes que em qualquer país minimamente sério já teria levado os donos das empresas à prisão. A operação
policial identificou que alguns frigoríficos usavam carnes impróprias (cabeça de animais) na produção de embutidos, o que é proibido por lei. Além disso, os frigoríficos processavam carnes de animais abatidos a mais tempo do que o permitido pela legislação.
As investigações apontam que algumas empresas, entre as quais a JBS (Friboi, Swift e Seara) e a BRF (Sadia e Perdigão), chegaram a exportar carnes vencidas e adulteradas, mesmo cientes de que os produtos seriam devolvidos pelos destinatários por não se adequarem aos padrões de qualidade.
A insistência em exportar os produtos adulterados foi justificada pela necessidade das empresas de não ter mercadorias paradas e sem comercialização, decisão que certamente produzirá um rumoroso incidente sanitário internacional. Isso significa que a exportação de carne brasileira pode despencar, provocando demissões no setor.
Antes dessas aguardadas consequências, os primeiros efeitos colaterais da Operação Carne Fraca foram sentidos na Bovespa, onde as ações da JBS e da BRF registram baixas de 7% e lideram o movimento de queda no mercado acionário brasileiro.
O Brasil, infelizmente, transformou-se no paraíso dos impunes, que durante décadas assaltaram o Estado e vilipendiaram os direitos dos cidadãos, como se inexistissem no País leis e pessoas responsáveis e comprometidas com a verdade. O consumidor brasileiro tem o dever de dar uma resposta à altura a essas empresas, que agora negam os fatos comprovados pelos investigadores. Respostas repetitivas e comunicados de encomenda nada resolvem o estrago feito.
De tal modo, as marcas e os produtos das empresas flagradas na Operação Carne Fraca devem ser rechaçadas pelos consumidores brasileiros, pois a maior punição não virá na esteira da lei, mas, sim, no vácuo da queda no faturamento. Quem sabe um dia o Brasil consiga ser um país sério e confiável.
É importante lembrar que esses delinquentes, que usurpam a dignidade e os direitos dos cidadãos, vez por outra recorrem ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para, como se mágica fosse, tomar fortunas emprestadas a taxas módicas de juro.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Conheça a história do Outeiro, BR 316 em Presidente Médici e o Alferes Pedro Teixeira

Outeiro A montanha que já foi chamada de Outeiro da Cruz e hoje é simplesmente conhecida por Outeiro "pode" ter sido o "ponto final" que até certo tempo existiu quase esquecido do caminho original do alferes, tenente, capitão-mor, general e marquês de Aquella Branca Pedro Teixeira. Pedro Teixeira Relata o historiador maranhense Martins, Robson Campos, em sua obra "Turiaçu de Ontem e de Hoje", que "saindo o desbravador Pedro Teixeira da cidade de Belém em 5 de março de

Ossada humana é encontrada na zona rural de Presidente Médici-MA.

  Polícia Militar esteve no local, mas não há informações sobre identificação Uma ossada humana foi encontrada, em avançado estado de decomposição, na manhã desta terça-feira, dia 01, na sete, zona rural de Presidente Médici, próximo a MA 307 que Liga Presidente Médici a Cidade de Centro do Guilherme.  Portal Médici Notícias, recebeu imagens da ossada e roupas que pode ser da vítima , supostamente do sexo masculino. A vítima está trajando uma bermuda de cor escura  e camiseta escura com desenho e a frase: La casa de papel. Nenhum documento foi encontrado que possa identificar a vitima.

Politica: RESISTÊNCIA POPULAR.

Diante das conjunturas políticas , que já são do conhecimento de todos, da nossa cidade Pres. Médici-MA,  na corrida eleitoral rumo a prefeitura em 2012! Vamos comentar os três Principais grupos políticos do nosso município.  Primeiro grupo : A atual Administração está no poder aquase 08 anos, e quer continuar com este projeto politíco hereditário. A família P. Holanda, está querendo garantir em 2012 mais 08 anos de Administração e no fim ficar mais 08 anos ou seja 24 anos seguido no poder, pela mesma família. Nesta Atual administração vemos que quase nada tem mudado na Saúde, na Educação cada dia pior, as poucas obras que tem 95% obras federais, também temos visto que só a família tem se destacado econômicamente,  não podemos contribuir com o continuísmos hereditário. Segundo grupo:   É uma expansão territorial Romano, é o grupo do atual Deputado Estadual Hemetério Weba que já comanda duas cidades, já teve no comando de outras cidades, já fez parte de administ...