Pular para o conteúdo principal

Florestas de eucalipto ameaçam vida do sertanejo no cerrado do MA

Plantações de eucalipto ameaçam a sobrevivência dos povos tradicionais no MA (Foto: Reprodução/TV Mirante)
O Mirante Rural deste domingo (19) começou com um alerta que vem do cerrado maranhense. É que as plantações de eucalipto na região estão ameaçando a sobrevivência dos povos tradicionais, a segurança alimentar no campo e está despertando reações de ativistas que atuam em defesa do meio ambiente e da pobreza ao redor do mundo. Os repórteres César Hipólito e Sidney Pereira mostraram como as florestas de eucalipto estão sufocando a vida do sertanejo, reservas nativas do cerrado e a reação da Justiça no Maranhão.

Também foi assunto do programa a reunião dos secretários de agricultura de 15 municípios da região tocantina que debateram em Imperatriz, a 626 km de São Luís, as ações de integração que serão desenvolvidas durante este ano. O objetivo do encontro também é trocar experiências e promover o potencial de cada região para melhorar a produção agrícola local.
O atrativo destacou ainda que produtores de leite, da cidade de João Lisboa, situada no oeste do estado, recebem apoio técnico para aumentar a produção. É mais uma etapa do projeto balde cheio, realizado pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) na região.
Em Balsas, na região sul do Maranhão, agricultores avaliam a safra 2016/2017 que começou a ser colhida. Até agora os índices de produtividade estão dentro do esperado, mas o cuidado com o controle de pragas e doenças está sendo reforçado para evitar perdas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Politica: RESISTÊNCIA POPULAR.

Diante das conjunturas políticas , que já são do conhecimento de todos, da nossa cidade Pres. Médici-MA,  na corrida eleitoral rumo a prefeitura em 2012! Vamos comentar os três Principais grupos políticos do nosso município.  Primeiro grupo : A atual Administração está no poder aquase 08 anos, e quer continuar com este projeto politíco hereditário. A família P. Holanda, está querendo garantir em 2012 mais 08 anos de Administração e no fim ficar mais 08 anos ou seja 24 anos seguido no poder, pela mesma família. Nesta Atual administração vemos que quase nada tem mudado na Saúde, na Educação cada dia pior, as poucas obras que tem 95% obras federais, também temos visto que só a família tem se destacado econômicamente,  não podemos contribuir com o continuísmos hereditário. Segundo grupo:   É uma expansão territorial Romano, é o grupo do atual Deputado Estadual Hemetério Weba que já comanda duas cidades, já teve no comando de outras cidades, já fez parte de administ...

Ossada humana é encontrada na zona rural de Presidente Médici-MA.

  Polícia Militar esteve no local, mas não há informações sobre identificação Uma ossada humana foi encontrada, em avançado estado de decomposição, na manhã desta terça-feira, dia 01, na sete, zona rural de Presidente Médici, próximo a MA 307 que Liga Presidente Médici a Cidade de Centro do Guilherme.  Portal Médici Notícias, recebeu imagens da ossada e roupas que pode ser da vítima , supostamente do sexo masculino. A vítima está trajando uma bermuda de cor escura  e camiseta escura com desenho e a frase: La casa de papel. Nenhum documento foi encontrado que possa identificar a vitima.

Conheça a história do Outeiro, BR 316 em Presidente Médici e o Alferes Pedro Teixeira

Outeiro A montanha que já foi chamada de Outeiro da Cruz e hoje é simplesmente conhecida por Outeiro "pode" ter sido o "ponto final" que até certo tempo existiu quase esquecido do caminho original do alferes, tenente, capitão-mor, general e marquês de Aquella Branca Pedro Teixeira. Pedro Teixeira Relata o historiador maranhense Martins, Robson Campos, em sua obra "Turiaçu de Ontem e de Hoje", que "saindo o desbravador Pedro Teixeira da cidade de Belém em 5 de março de