Pular para o conteúdo principal

Com o juro do rotativo do cartão de crédito em 484% ao ano, CMN acaba com a farra das operadoras

cartao_credito_1001
Entre a crise econômica que devasta o País e a ganância das instituições financeiras, a taxa média de juro cobrada na modalidade rotativa dos cartões de crédito cresceu 2,4 pontos percentuais em dezembro, saltando para incríveis 484,6% ao ano, informou o Banco Central nesta quinta-feira (26).
Não bastasse o fato de ser a modalidade de crédito mais cara do mercado, o juro do cartão
no rotativo também atingiu o nível mais alto da série histórica, iniciada março de 2011. Em novembro passado, o juro médio do rotativo estava em 482,2% ao ano, a maior de todo o planeta nessa modalidade. No acumulado de 2016, a taxa do cartão de crédito rotativo aumentou 53,2 pontos percentuais.
Os especialistas lembram que o cartão de crédito rotativo e o cheque especial só devem ser usados em caso de extrema necessidade e por curto prazo, sob pena de a dívida tornar-se impagável. Entre a teoria e a prática há uma enorme distância, principalmente quando o cidadão lança mão dessas modalidades de crédito por questão de sobrevivência.
Diante de um escárnio conhecido, o governo decidiu acabar com a farra das operadoras no caso do rotativo do cartão. Nesta quinta-feira, o Conselho Monetário Nacional (CMN) alterou as regras do cartão de crédito. A partir de 3 de abril, quando a medida entrará em vigor, o saldo devedor do cartão de crédito não liquidado na integralidade no vencimento será transformado em parcelamento, caso o cliente não pague a fatura seguinte.
“A expectativa é de que, com a adequação do produto crédito rotativo, as instituições financeiras possam praticar taxas de juros nessa modalidade inferiores às atualmente praticadas”, destaca a nota do CMN.
Não ficou claro na decisão do Conselho se a medida será retroativa ou se valerá somente para saldos devedores futuros dos cartões de crédito. É importante que o governo atue firmemente para proteger os cidadãos, em especial no momento de crise, pois há muito cresce o número de inadimplentes na seara dos cartões.
Fonte: ucho.info

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Conheça a história do Outeiro, BR 316 em Presidente Médici e o Alferes Pedro Teixeira

Outeiro A montanha que já foi chamada de Outeiro da Cruz e hoje é simplesmente conhecida por Outeiro "pode" ter sido o "ponto final" que até certo tempo existiu quase esquecido do caminho original do alferes, tenente, capitão-mor, general e marquês de Aquella Branca Pedro Teixeira. Pedro Teixeira Relata o historiador maranhense Martins, Robson Campos, em sua obra "Turiaçu de Ontem e de Hoje", que "saindo o desbravador Pedro Teixeira da cidade de Belém em 5 de março de

Ossada humana é encontrada na zona rural de Presidente Médici-MA.

  Polícia Militar esteve no local, mas não há informações sobre identificação Uma ossada humana foi encontrada, em avançado estado de decomposição, na manhã desta terça-feira, dia 01, na sete, zona rural de Presidente Médici, próximo a MA 307 que Liga Presidente Médici a Cidade de Centro do Guilherme.  Portal Médici Notícias, recebeu imagens da ossada e roupas que pode ser da vítima , supostamente do sexo masculino. A vítima está trajando uma bermuda de cor escura  e camiseta escura com desenho e a frase: La casa de papel. Nenhum documento foi encontrado que possa identificar a vitima.

Politica: RESISTÊNCIA POPULAR.

Diante das conjunturas políticas , que já são do conhecimento de todos, da nossa cidade Pres. Médici-MA,  na corrida eleitoral rumo a prefeitura em 2012! Vamos comentar os três Principais grupos políticos do nosso município.  Primeiro grupo : A atual Administração está no poder aquase 08 anos, e quer continuar com este projeto politíco hereditário. A família P. Holanda, está querendo garantir em 2012 mais 08 anos de Administração e no fim ficar mais 08 anos ou seja 24 anos seguido no poder, pela mesma família. Nesta Atual administração vemos que quase nada tem mudado na Saúde, na Educação cada dia pior, as poucas obras que tem 95% obras federais, também temos visto que só a família tem se destacado econômicamente,  não podemos contribuir com o continuísmos hereditário. Segundo grupo:   É uma expansão territorial Romano, é o grupo do atual Deputado Estadual Hemetério Weba que já comanda duas cidades, já teve no comando de outras cidades, já fez parte de administ...