Pular para o conteúdo principal

Governo do Maranhão desenvolve Sistema de produção de peixes e hortaliças

Com a finalidade de servir como modelo experimental para o incentivo da agricultura familiar no Maranhão, gerando produtividade, trabalho e renda foi apresentada, dia 17 deste mês, na fazendaescola da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), à Secretária das Cidades e Desenvolvimento Urbano, Flávia Alexandrina Moreira, o sistema de aquaponia de produção de peixes e hortaliças em consórcio.

O projeto está sendo conduzido pela secretaria Adjunta de Projetos Especiais da Secid, por meio do professor Raimundo Vale, em parceria com a Uema.

O sistema Aquaponia surgiu a partir de uma proposta de propiciar ao homem do campo, principalmente aos que moram nos municípios do programa mais IDH, uma forma de trabalhar por meio de consórcio na produção de peixes e hortaliças.

A secretária Flávia Alexandrina destacou o projeto como uma colaboração efetiva ao Plano Mais IDH, do Governo do Estado, no que diz respeito ao desenvolvimento regional, intersetorialidade e a integração de políticas.

“Nós estamos num projeto de construção de habitações rurais, onde nós temos um componente de trabalho social. Este sistema será inserido neste projeto social para fortalecer o eixo de geração de renda, pois essa é uma grande contribuição para a elevação progressiva do IDH dos municípios com menor índice do estado”, afirmou a secretária.

Para o professor Raimundo Vale, o projeto visa uma mudança na realidade do estado. “Esperamos que a ideia tenha grande repercussão, não somente para visitação e conhecimento dos estudantes, mas, sobretudo, para a aplicação dos trabalhos junto ao pequeno agricultor. Com custo baixo, pode ser adequado com materiais da própria região na produção de peixes e hortaliças para melhorar sensivelmente a vida do produtor”, pontuou.

Os acadêmicos que participam do projeto destacaram a preocupação que tiveram para evitar o desperdício de água. “Vivemos uma questão de deficiência hídrica em todo o estado. O Sistema de Aquaponia prova que se pode absorver a água, promover a recirculação e aproveitá-la em 70%, purificada e com PH equilibrado. Desse modo, ocorre o aumento da geração de renda, saúde, segurança alimentar e a preservação dos recursos hídricos”, explicou o estagiário da Secid, Diego Marques.

Participaram também da apresentação, a prefeita do Campus da Uema em São Luís, Fabíola Oliveira; o gerente da Fazenda Escola, Júlio Cesar de Sousa Martins; os professores Erivânia Gomes, Francisca Neide e João José Mendes Silva e os técnicos da Secid, Abrão Martins e Paulo Baião e acadêmicos estagiários Cândido Bastos, Diego Marques e Jesse Alves da Secid.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Politica: RESISTÊNCIA POPULAR.

Diante das conjunturas políticas , que já são do conhecimento de todos, da nossa cidade Pres. Médici-MA,  na corrida eleitoral rumo a prefeitura em 2012! Vamos comentar os três Principais grupos políticos do nosso município.  Primeiro grupo : A atual Administração está no poder aquase 08 anos, e quer continuar com este projeto politíco hereditário. A família P. Holanda, está querendo garantir em 2012 mais 08 anos de Administração e no fim ficar mais 08 anos ou seja 24 anos seguido no poder, pela mesma família. Nesta Atual administração vemos que quase nada tem mudado na Saúde, na Educação cada dia pior, as poucas obras que tem 95% obras federais, também temos visto que só a família tem se destacado econômicamente,  não podemos contribuir com o continuísmos hereditário. Segundo grupo:   É uma expansão territorial Romano, é o grupo do atual Deputado Estadual Hemetério Weba que já comanda duas cidades, já teve no comando de outras cidades, já fez parte de administ...

Ossada humana é encontrada na zona rural de Presidente Médici-MA.

  Polícia Militar esteve no local, mas não há informações sobre identificação Uma ossada humana foi encontrada, em avançado estado de decomposição, na manhã desta terça-feira, dia 01, na sete, zona rural de Presidente Médici, próximo a MA 307 que Liga Presidente Médici a Cidade de Centro do Guilherme.  Portal Médici Notícias, recebeu imagens da ossada e roupas que pode ser da vítima , supostamente do sexo masculino. A vítima está trajando uma bermuda de cor escura  e camiseta escura com desenho e a frase: La casa de papel. Nenhum documento foi encontrado que possa identificar a vitima.

Conheça a história do Outeiro, BR 316 em Presidente Médici e o Alferes Pedro Teixeira

Outeiro A montanha que já foi chamada de Outeiro da Cruz e hoje é simplesmente conhecida por Outeiro "pode" ter sido o "ponto final" que até certo tempo existiu quase esquecido do caminho original do alferes, tenente, capitão-mor, general e marquês de Aquella Branca Pedro Teixeira. Pedro Teixeira Relata o historiador maranhense Martins, Robson Campos, em sua obra "Turiaçu de Ontem e de Hoje", que "saindo o desbravador Pedro Teixeira da cidade de Belém em 5 de março de