Pular para o conteúdo principal

I Semana do Bebê: valorização da primeira infância e cuidados com a saúde do recém-nascido. Pres. Médici rumo ao Selo Unicef.

Em Presidente nesta segunda-feria 19 de outubro na câmara municipal deu inicio a comemoração da I SEMANA DO BEBÊ. A Semana do Bebê representa um momento importante para divulgar informações sobre a saúde da gestante e recém-nascido, alem de possibilitar a discussão sobre as políticas públicas que garantam um desenvolvimento saudável às crianças. E assim o município pode conseguir o Selo Unicef. O Selo Unicef é um reconhecimento internacional, concedido aos municípios , que alcançarem melhorias importantes  na qualidade de vida de crianças e adolescentes. Todos os municípios brasileiros, localizados nessa área geográfica, podem se inscrever e mostrar como estão trabalhando em favor da cidadania e melhoria da qualidade de vida. Será avaliado o desempenho do município na garantia dos direitos da infância e da adolescência , levando-se em conta três eixos: Impacto Social, Gestão de Políticas Públicas e Participação Social. Em Presidente Médici o Municipio aprovou uma lei no mês passado que institui a 2ª semana de outubro Semana do Bebê. Na Abertura hoje na Câmara Municipal a articuladora do Selo Unicef a Enfermeira Meri Nata, explanou sobre esta semana e a importância para as crianças, e toda sociedade a realização da comemoração da semana do bebê e futuramente município terá a aprovação do Selo UNICEF  A partir de um diagnóstico e de
dados levantados pelo UNICEF,o município  passá a conhecer melhor sua realidade e as políticas voltadas para infância e adolescência. Com dados concretos e participação popular, o município tem condições de rever suas políticas e repensar estratégias de forma a alcançar os objetivos buscados, que estão relacionados aos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio. Portanto uma das formas de conseguir o reconhecimento é ter os cuidados com a saúde do bebê durante os primeiros anos de vida, pois  são essenciais para garantir seu desenvolvimento integral. Por isso, é muito importante que os municípios desenvolvam políticas públicas voltadas à primeira infância, mobilizem as famílias e a comunidade e assegurem uma vida melhor para meninos e meninas. 

Uma das maneiras de provocar a reflexão, o debate e a tomada de atitude sobre o tema é a realização da Semana do Bebê. Pois a primeira infância é caracterizada como o período que vai desde o nascimento até os 6 anos de vida. Porém, o Comitê dos Direitos da Criança recomenda que a idade relativa a essa fase da vida seja estendida até os 8 anos, como forma de incluir todas as crianças em transição para a escola. 
É na primeira infância que o ser humano desenvolve suas capacidades cognitivas, motoras, socioafetivas e de linguagem. Ao investirem em políticas públicas para essa faixa etária, os municípios contribuem para que meninos e meninas tenham garantido o direito à saúde, à segurança e ao aconchego familiar. 
Portanto, a Semana do Bebê representa um momento importante para que os municípios possam discutir temas relacionados à primeira infância e, desse modo, fortalecer o Sistema de Garantia dos Direitos, além de assegurar às crianças e aos adolescentes o direito a uma vida saudável.
Com o evento, municípios têm a oportunidade de trabalhar em rede e criar um novo olhar em relação ao recém-nascido. A principal mensagem da Semana é destacar a importância dos cuidados com bebê desde a gestação, favorecendo uma ligação segura entre mãe e filho.  Hoje estavam presentes na abertura vereadores, secretários(a) do município, entre elas a secretária Ildeane das secretarias de Educação e Assistência Social, agentes de saúde, professores etc. Estava ausente a prefeita municipal Graciélia, e teve sua falta justificada. A programação segue durante toda semana, na sede e no interior. Sendo que nesta terça feira 20, terá continuação no auditório da prefeitura com a presença da prefeita.



Erciélia e Fábio Araújo


Articuladora do Selo Unicef, Enfermeira Merenata


Ildeane Secretária de Educação e Assistência Social 



Vereadora Aline


Enfermeiro Jean

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Politica: RESISTÊNCIA POPULAR.

Diante das conjunturas políticas , que já são do conhecimento de todos, da nossa cidade Pres. Médici-MA,  na corrida eleitoral rumo a prefeitura em 2012! Vamos comentar os três Principais grupos políticos do nosso município.  Primeiro grupo : A atual Administração está no poder aquase 08 anos, e quer continuar com este projeto politíco hereditário. A família P. Holanda, está querendo garantir em 2012 mais 08 anos de Administração e no fim ficar mais 08 anos ou seja 24 anos seguido no poder, pela mesma família. Nesta Atual administração vemos que quase nada tem mudado na Saúde, na Educação cada dia pior, as poucas obras que tem 95% obras federais, também temos visto que só a família tem se destacado econômicamente,  não podemos contribuir com o continuísmos hereditário. Segundo grupo:   É uma expansão territorial Romano, é o grupo do atual Deputado Estadual Hemetério Weba que já comanda duas cidades, já teve no comando de outras cidades, já fez parte de administ...

Ossada humana é encontrada na zona rural de Presidente Médici-MA.

  Polícia Militar esteve no local, mas não há informações sobre identificação Uma ossada humana foi encontrada, em avançado estado de decomposição, na manhã desta terça-feira, dia 01, na sete, zona rural de Presidente Médici, próximo a MA 307 que Liga Presidente Médici a Cidade de Centro do Guilherme.  Portal Médici Notícias, recebeu imagens da ossada e roupas que pode ser da vítima , supostamente do sexo masculino. A vítima está trajando uma bermuda de cor escura  e camiseta escura com desenho e a frase: La casa de papel. Nenhum documento foi encontrado que possa identificar a vitima.

Conheça a história do Outeiro, BR 316 em Presidente Médici e o Alferes Pedro Teixeira

Outeiro A montanha que já foi chamada de Outeiro da Cruz e hoje é simplesmente conhecida por Outeiro "pode" ter sido o "ponto final" que até certo tempo existiu quase esquecido do caminho original do alferes, tenente, capitão-mor, general e marquês de Aquella Branca Pedro Teixeira. Pedro Teixeira Relata o historiador maranhense Martins, Robson Campos, em sua obra "Turiaçu de Ontem e de Hoje", que "saindo o desbravador Pedro Teixeira da cidade de Belém em 5 de março de