Pular para o conteúdo principal

Governo mobiliza #agricultores da Baixada a buscar conhecimentos na Agritec


           Horta orgânica com garrafas pet em Matinha. 

Para divulgar a Feira de Agricultura Familiar e Agrotecnologia do Maranhão (Agritec), o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Agricultura Familiar (SAF), dá continuidade à programação de visitas a prefeituras e entidades rurais de toda a Baixada Maranhense. Durante os dias 12 e 13 foram visitadas as cidades de Cajari, Viana, Matinha, Pedro do Rosário e Penalva. As visitas foram realizadas pelo superintendente de Comercialização, Sayde Zaidan, e pela coordenadora do Departamento de Mudas, Sementes Crioulas e Insumos, Silmara Sousa, ambos da SAF.

“Todos se surpreendem com a proposta da Agritec e se mostram mais que dispostos a participar, de uma forma ou de outra. Convidamos todos a apresentar sua produção, particularmente os produtos que melhor representem seus municípios”, disse o superintendente de Comercialização da SAF, Sayde Zaidan.
Além de oportunidades para exposição de produtos, a feira é uma oportunidade de conhecimentos. “Viana, por exemplo, que já tem um programa de Segurança Alimentar instalado; e Pedro do Rosário, que ainda não tem muito que mostrar, são duas realidades diferentes que se completam e servem à dinâmica de aprendizado da Feira”, disse a coordenadora do Departamento de Sementes da SAF, Silmara Sousa.
Horta orgânica
Durante a passagem pela cidade de Matinha foi apresentado à equipe, pelo secretário de Agricultura Municipal, Jubervan Belfort, o projeto de hortas orgânicas e sustentáveis, construídas com garrafas Pet. A equipe conheceu a plantação na casa do agricultor José Heitor.
“Demos início à construção dos canteiros com garrafa Pet em 2012. Temos 12 funcionando, mas a nossa meta é chegar a 50 propriedades com canteiros iguais aos do senhor José Heitor”, disse o secretário municipal.
Estrutura

A AgriTec, que será realizada entre os dias 27 e 29 de agosto, em São Bento, na Fazenda Escola da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), terá uma estrutura com estandes, vitrines tecnológicas, oficinas e alojamento para os participantes. A estrutura está sendo montada para receber os expositores e visitantes.
Fonte: Vandoval Rodrigues

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Politica: RESISTÊNCIA POPULAR.

Diante das conjunturas políticas , que já são do conhecimento de todos, da nossa cidade Pres. Médici-MA,  na corrida eleitoral rumo a prefeitura em 2012! Vamos comentar os três Principais grupos políticos do nosso município.  Primeiro grupo : A atual Administração está no poder aquase 08 anos, e quer continuar com este projeto politíco hereditário. A família P. Holanda, está querendo garantir em 2012 mais 08 anos de Administração e no fim ficar mais 08 anos ou seja 24 anos seguido no poder, pela mesma família. Nesta Atual administração vemos que quase nada tem mudado na Saúde, na Educação cada dia pior, as poucas obras que tem 95% obras federais, também temos visto que só a família tem se destacado econômicamente,  não podemos contribuir com o continuísmos hereditário. Segundo grupo:   É uma expansão territorial Romano, é o grupo do atual Deputado Estadual Hemetério Weba que já comanda duas cidades, já teve no comando de outras cidades, já fez parte de administ...

Ossada humana é encontrada na zona rural de Presidente Médici-MA.

  Polícia Militar esteve no local, mas não há informações sobre identificação Uma ossada humana foi encontrada, em avançado estado de decomposição, na manhã desta terça-feira, dia 01, na sete, zona rural de Presidente Médici, próximo a MA 307 que Liga Presidente Médici a Cidade de Centro do Guilherme.  Portal Médici Notícias, recebeu imagens da ossada e roupas que pode ser da vítima , supostamente do sexo masculino. A vítima está trajando uma bermuda de cor escura  e camiseta escura com desenho e a frase: La casa de papel. Nenhum documento foi encontrado que possa identificar a vitima.

Conheça a história do Outeiro, BR 316 em Presidente Médici e o Alferes Pedro Teixeira

Outeiro A montanha que já foi chamada de Outeiro da Cruz e hoje é simplesmente conhecida por Outeiro "pode" ter sido o "ponto final" que até certo tempo existiu quase esquecido do caminho original do alferes, tenente, capitão-mor, general e marquês de Aquella Branca Pedro Teixeira. Pedro Teixeira Relata o historiador maranhense Martins, Robson Campos, em sua obra "Turiaçu de Ontem e de Hoje", que "saindo o desbravador Pedro Teixeira da cidade de Belém em 5 de março de