Pular para o conteúdo principal

Presidente Médici e Maranhãozinho serão #fiscalizados pela CGU.

Lista de áreas municipais que receberão fiscalização especial da Controladoria-Geral da União (CGU), definidas em sorteio público realizado em 02/02/2015, no auditório da Caixa Econômica Federal, em Brasília.
A Controladoria-Geral da União (CGU) sorteou na segunda-feira (2), os 60 municípios para fiscalizar a aplicação de recursos federais nos últimos dois anos. No Maranhão, os municípios que vão passar pela fiscalização serão os de Maranhãozinho e Presidente Médici. Portanto A gestão da prefeita Graciélia Oliveira, a “Doutora Élia”, será alvo de investigação. Apenas municípios com até 100 mil habitantes participam do sorteio, que é feito nos mesmos moldes dos da Loteria Federal. A lista dos outros 58 municípios pode ser acessada no site da CGU.
1º - Rio Branco do Ivaí - PR

2º - Nossa Senhora das Graças - PR

3º - Pinhalão - PR 
4º - Antônio Cardoso - BA
5º - Itamari - BA
6º - Curaçá - BA
7º - Boninau - BA
8º - Vereda - BA
9º - Formigueiro - RS
10º - Lagoa Bonita do Sul - RS
11º - São João do Polêsine - RS
12º - Vera Cruz - RS
13º - Nuporanga - SP
14º - Guaraci - SP
15º - Paranapuã - SP
16º - Lupércio - SP
17º - Juquitiba - SP
18º - Itajobi - SP 
19º - Tiros - MG
20º - Josenópolis - MG
21º - Biquinhas - MG
22º - Jenipapo de Minas - MG
23º - Itambacuri - MG
24º - Canaã - MG
25º - Matias Barbosa - MG
26º - Pedra Branca do Amapari- AP
27º - Uiramutã - RR
28º - Humaitá - AM
29º - Miracema - RJ
30º - Cristinápolis - SE
31º - General Maynard - SE
32º - Pancas - ES
33º - Sete Quedas - MS 
34º - Paripueira – AL
35º - Goianésia do Pará - PA 
36º - Medicilândia - PA 
37º - Porto dos Gaúchos - MT
38º - Nazaré - TO
39º - Caicó - RN
40º - Nova Cruz - RN 
41º - Severiano Melo - RN
42º - Itapagé - CE 
43º - Chaval - CE 
44º - Martinópole - CE 
45º - Ararendá - CE
46º - Afogados da Ingazeira - PE
47º - Ferreiros - PE
48º - Cachoeirinha - PE
49º - Presidente Médici - MA
50º - Maranhãozinho - MA

51º - Imaculada - PB
52º - Riachão do Bacamarte - PB
53º - Capitão de Campos - PI 
54º - Simplício Mendes - PI
55º - Itajá - GO
56º - Americano do Brasil - GO
57º - Jaraguá - GO
58º - Nova América - GO
59º - Trombudo Central - SC
60º - Mondaí - SC



É a 40ª edição do sorteio, que existe desde 2003. Já foram fiscalizados mais de 2 mil municípios, o que corresponde a quase 40% do total, e recursos superiores a R$ 20 bilhões. Dependendo da disponibilidade de mão de obra e recursos da controladoria, podem ser feitos até três sorteios por ano, chegando a 180 municípios fiscalizados.

De acordo com o secretário executivo da CGU, Carlos Higino, o foco está nos recursos federais destinados à área social, como saúde e educação. “Sabemos que são os recursos que chegam mais próximo da população e que são mais importantes para aquele grau de proteção mais básico”. Segundo Higino, auditores vão até cada um dos 60 municípios e conferem a aplicação de programas como Saúde da Família, Farmácia Popular e Merenda Escolar.
Ao final da auditoria, as irregularidades encontradas vão para um relatório. Cada relatório é entregue aos tribunais de Contas estaduais e, no caso de crimes de improbidade administrativa, ao Ministério Público. “Os ministérios públicos, tanto federais quanto estaduais, já promoveram centenas de ações com base nos relatórios quando descobrimos desvios mais graves”, explicou.
Segundo Higino, os municípios sorteados hoje não farão parte de outros sorteios este ano. O objetivo é poder fiscalizar cidades que ainda não foram sorteadas, independentemente do perfil partidário do gestor municipal. “O sorteio garante total imparcialidade. Isso evita qualquer tipo de alegação de que a fiscalização seja mais dura com opositores ou mais branda com aliados. A fiscalização é igual para todo mundo”, afirmou.
Com informações de Aldacir Ericeira
e o www.oimparcial.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Politica: RESISTÊNCIA POPULAR.

Diante das conjunturas políticas , que já são do conhecimento de todos, da nossa cidade Pres. Médici-MA,  na corrida eleitoral rumo a prefeitura em 2012! Vamos comentar os três Principais grupos políticos do nosso município.  Primeiro grupo : A atual Administração está no poder aquase 08 anos, e quer continuar com este projeto politíco hereditário. A família P. Holanda, está querendo garantir em 2012 mais 08 anos de Administração e no fim ficar mais 08 anos ou seja 24 anos seguido no poder, pela mesma família. Nesta Atual administração vemos que quase nada tem mudado na Saúde, na Educação cada dia pior, as poucas obras que tem 95% obras federais, também temos visto que só a família tem se destacado econômicamente,  não podemos contribuir com o continuísmos hereditário. Segundo grupo:   É uma expansão territorial Romano, é o grupo do atual Deputado Estadual Hemetério Weba que já comanda duas cidades, já teve no comando de outras cidades, já fez parte de administ...

Ossada humana é encontrada na zona rural de Presidente Médici-MA.

  Polícia Militar esteve no local, mas não há informações sobre identificação Uma ossada humana foi encontrada, em avançado estado de decomposição, na manhã desta terça-feira, dia 01, na sete, zona rural de Presidente Médici, próximo a MA 307 que Liga Presidente Médici a Cidade de Centro do Guilherme.  Portal Médici Notícias, recebeu imagens da ossada e roupas que pode ser da vítima , supostamente do sexo masculino. A vítima está trajando uma bermuda de cor escura  e camiseta escura com desenho e a frase: La casa de papel. Nenhum documento foi encontrado que possa identificar a vitima.

Conheça a história do Outeiro, BR 316 em Presidente Médici e o Alferes Pedro Teixeira

Outeiro A montanha que já foi chamada de Outeiro da Cruz e hoje é simplesmente conhecida por Outeiro "pode" ter sido o "ponto final" que até certo tempo existiu quase esquecido do caminho original do alferes, tenente, capitão-mor, general e marquês de Aquella Branca Pedro Teixeira. Pedro Teixeira Relata o historiador maranhense Martins, Robson Campos, em sua obra "Turiaçu de Ontem e de Hoje", que "saindo o desbravador Pedro Teixeira da cidade de Belém em 5 de março de