Pular para o conteúdo principal

Alunos do IFMA Maracanã saem às ruas e interditam BR 135. SMTT promete retorno da linha de ônibus

foto 1Mesmo com a promessa da Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte (SMTT) de regularização da linha de ônibus Vila Esperança-Terminal São Cristóvão, estudantes do Instituto Federal do Maranhão (IFMA) – Campus Maracanã mantiveram, nesta segunda-feira (21), a manifestação por melhores condições de transporte e segurança, com passeata pelas ruas do bairro e interdição da BR 135.   

No começo da manhã, o superintendente municipal de Transporte, Nilson Brasiliano, esteve no Campus Maracanã para uma reunião com a diretora geral da instituição, Lucimeire Amorim Castro, e com representantes do Grêmio Estudantil, Andressa Chaves, e da Associação de Moradores da Vila Esperança, Maria José.


foto 5“Não temos mais condições de suportar essas maquiagens. Essa é a terceira vez que sentamos para negociar com a secretaria. Gostaria de terminar o terceiro ano na escola e ver as coisas acontecerem de fato”, desabafou Andressa, referindo-se aos ônibus de apoio que circulam no horário de pico.

A proposta apresentada pela SMTT inclui 44 viagens ao longo do dia, iniciando às 5h20, com encerramento às 22h30. No período de 5h20 às 7h, os ônibus circulariam a cada 20 minutos. Depois desse horário, as viagens partiriam com intervalo de 25 minutos. À tarde e no início da noite, quando grande parte dos alunos retorna às suas casas, os coletivos voltariam a rodar de 20 em 20 minutos.

De acordo com o superintendente de Transporte, Nilson Brasiliano, uma ordem de serviço para funcionamento da linha seria assinada pelo secretário municipal de Trânsito e Transporte, Canindé Barros, ainda nesta segunda-feira. “Os encaminhamentos são o cumprimento dos horários das linhas que vão adentrar, a partir de hoje na Vila Esperança, e botar fiscalização para que as linhas funcionem”, garantiu o superintendente.

A diretora geral do Campus Maracanã, Lucimeire Amorim Castro, ressaltou que acordos anteriores deixaram de ser cumpridos pelos empresários do consórcio detentor da linha, sob a alegação de prejuízos econômicos. “O argumento é que a linha não dá lucro. Mas transporte é responsabilidade do poder público, que precisa garantir esse direito básico para uma comunidade que, eminentemente, utiliza transporte coletivo”, frisou a diretora.

Manifestação


Enquanto acontecia a reunião no gabinete do campus, os estudantes iniciaram uma mobilização que se estendeu até a BR 135, interditando o tráfego por alguns minutos. Em pouco tempo, formou-se um engarrafamento de 5 km. “Não podemos mais aceitar a conivência entre prefeitura e empresários”, alertou a estudante Inaiara Brito.
foto 2 3foto 4 3foto 3 3
Os manifestantes prometeram voltar às ruas caso o problema persista. Além da regularização da linha de ônibus, a segurança pública é outra reivindicação dos alunos. Somente na semana passada, três estudantes menores de idade foram assaltados, sendo que um deles chegou a sofrer agressão física.    

Entenda o caso

Desde a paralisação das aulas no IFMA – Campus Maracanã, em abril, por conta da greve dos servidores, a linha de ônibus Vila Esperança-Terminal São Cristóvão deixou de circular. Com o retorno das aulas na última quarta-feira (16), a Direção Geral da instituição entrou em contatos com a SMTT e com o consórcio responsável pela linha, mas a promessa da volta do funcionamento dos ônibus não se cumpriu.

Na noite de terça-feira (15), o reitor do IFMA, Roberto Brandão, reuniu-se com o prefeito de São Luís, Edvaldo Holanda Júnior, e apresentou a situação do transporte que serve um dos maiores campi do instituto no Maranhão. O prefeito assegurou que seriam feitos todos os esforços necessários para que a linha de ônibus fosse restabelecida.

Foi marcada uma reunião entre o secretário Canindé Barros e a diretora Lucimeire Amorim Castro, mas ao chegar à SMTT ela foi informada de que o encontro havia sido cancelado. No domingo (20), o secretário entrou em contato por telefone e informou que uma proposta seria apresentada por representantes da secretaria, o que de fato aconteceu. Também participaram da reunião o chefe do Departamento de Assistência ao Educando, João Filomeno Barros, o consultor da SMTT, Manoel Cruz, e do analista da SMTT, Eduardo Nascimento. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Politica: RESISTÊNCIA POPULAR.

Diante das conjunturas políticas , que já são do conhecimento de todos, da nossa cidade Pres. Médici-MA,  na corrida eleitoral rumo a prefeitura em 2012! Vamos comentar os três Principais grupos políticos do nosso município.  Primeiro grupo : A atual Administração está no poder aquase 08 anos, e quer continuar com este projeto politíco hereditário. A família P. Holanda, está querendo garantir em 2012 mais 08 anos de Administração e no fim ficar mais 08 anos ou seja 24 anos seguido no poder, pela mesma família. Nesta Atual administração vemos que quase nada tem mudado na Saúde, na Educação cada dia pior, as poucas obras que tem 95% obras federais, também temos visto que só a família tem se destacado econômicamente,  não podemos contribuir com o continuísmos hereditário. Segundo grupo:   É uma expansão territorial Romano, é o grupo do atual Deputado Estadual Hemetério Weba que já comanda duas cidades, já teve no comando de outras cidades, já fez parte de administ...

Ossada humana é encontrada na zona rural de Presidente Médici-MA.

  Polícia Militar esteve no local, mas não há informações sobre identificação Uma ossada humana foi encontrada, em avançado estado de decomposição, na manhã desta terça-feira, dia 01, na sete, zona rural de Presidente Médici, próximo a MA 307 que Liga Presidente Médici a Cidade de Centro do Guilherme.  Portal Médici Notícias, recebeu imagens da ossada e roupas que pode ser da vítima , supostamente do sexo masculino. A vítima está trajando uma bermuda de cor escura  e camiseta escura com desenho e a frase: La casa de papel. Nenhum documento foi encontrado que possa identificar a vitima.

Conheça a história do Outeiro, BR 316 em Presidente Médici e o Alferes Pedro Teixeira

Outeiro A montanha que já foi chamada de Outeiro da Cruz e hoje é simplesmente conhecida por Outeiro "pode" ter sido o "ponto final" que até certo tempo existiu quase esquecido do caminho original do alferes, tenente, capitão-mor, general e marquês de Aquella Branca Pedro Teixeira. Pedro Teixeira Relata o historiador maranhense Martins, Robson Campos, em sua obra "Turiaçu de Ontem e de Hoje", que "saindo o desbravador Pedro Teixeira da cidade de Belém em 5 de março de