Blog totalmente gospel de Presidente Médici-MA

sábado, 22 de março de 2014

Saiba como Suzane conseguiu parar o trânsito de São Luís

Uma mulher parou o trânsito na manhã de ontem. A demora de ônibus revoltou a trabalhadora e motivou a população a protestar na Beira-Mar
Publicação: 22/03/2014 09:13 

Suzane lembra ainda, que ficou surpresa ao ver as pessoas descendo dos ônibus e indo até ela manifestando apoio ao movimento (HONORIO MOREIRA/IMP/DAPRESS)
Suzane lembra ainda, que ficou surpresa ao ver as pessoas descendo dos ônibus e indo até ela manifestando apoio ao movimento
 
A auxiliar de serviços gerais, Suzane Sanches, de 26 anos, conseguiu em instantes mobilizar dezenas de usuários do transporte público e interditar a Avenida Beira-Mar, em frente ao Terminal da Praia Grande, para pedir melhorias no serviço prestado em São Luís. A manifestação, ocorrida na manhã de ontem, foi como uma nova versão, embora despretensiosa, do famoso “vem pra rua”, que motivou os movimentos que abalaram o país em junho do ano passado.

O “vamos pra rua” de Suzane fez com que um protesto, realizado sem uma organização prévia, tomasse grandes proporções, a ponto de parar o trânsito nos principais locais de acesso ao Centro da cidade, gerando congestionamentos quilométricos, principalmente nas pontes Bandeira Tribuzzi e José Sarney, que liga os bairros do Jaracaty e São Francisco, respectivamente, ao Centro da capital.

“Eu vi o povo reclamar da demora dos ônibus dentro do terminal e falei para eles que não ia adiantar nada ficar só falando. Falei: ‘gente, vamos pra rua’, vamos expor os nossos pensamentos, porque só assim vamos poder conseguir a solução para os nossos problemas”, conta a jovem.

Suzane lembra ainda, que ficou surpresa ao ver as pessoas descendo dos ônibus e indo até ela manifestando apoio ao movimento. Foram os próprios usuários que somaram forças ao protesto, que segundo a jovem, pegaram os galhos de árvore para ajudar a interditar a avenida e impedir a passagem dos veículos pelo local.

“O povo chegava, descia do ônibus e dizia ‘é isso aí lorinha’, estamos contigo!’ E assim, eles iam somando suas reclamações aos de quem já estava lá. Até porque, todos eles tinham as mesmas reivindicações. Foi surpreendente, mas é assim mesmo. Falta apenas um empurrãozinho para o povo acordar e reivindicar seus direitos”, lembra.

Mas, quem é essa nova líder de movimento que motivou um protesto capaz de parar o trânsito de São Luís? O que ela faz? Como ela vive? E o que a levou a esse ato? Foi atrás dessas respostas que a equipe de O Imparcial foi até a casa de Suzane, e conversou com a jovem.

A revolta
Após esperar pelo ônibus da linha Calhau-Litorânea por quase uma hora e já sabendo que iria chegar atrasada ao trabalho, Suzane disse que começou a ouvir de outros usuários que estavam na parada junto com ela, reclamações sobre atrasos e outros problemas relacionados a ônibus em São Luís. Foi quando, ela resolveu intervir e dizer que se eles não fossem para a rua manifestar sua indignação, nada se resolveria. E mesmo, sem nunca ter participado de nenhum movimento ou protesto, acabou liderando a manifestação por melhorias no transporte público de São Luís.

“O povo hoje se revoltou. Não foi apenas a Suzane que se revoltou. Eu apenas dei uma sugestão, motivei, mas foi o povo que saiu comigo do terminal e as pessoas que desceram dos ônibus, que fizeram aquele protesto todo”, frisa.

A auxiliar de serviços gerais revela ainda que, apesar de ter tido a garantia do secretário Municipal de Trânsito e Transportes, de que a partir de segunda-feira (24), novos coletivos serão acrescentados aos ônibus que fazem linha até a Ponta D’Areia, poderá haver novos protestos, caso essa promessa não seja cumprida. Para isso, a jovem pede que outros usuários fiquem atentos aos problemas e também se manifestem, caso eles persistam.

Nenhum comentário:

Seja você também seguidor do blog mais acessado de Presidente Médici-MA.