Pular para o conteúdo principal

Prefeitos de Urbano Santos, Carutapera e Estreito Foram os Vencedores do "Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor"

Com Cláudio Azevedo e Simone Macieira, dirigentes do Sebrae no Maranhão, os vencedores do Prêmio Prefeito Empreendedor da etapa estadual: Amin Quemel (Carutapera), Cícero Morais (Estreito) e Iracema Vale (Urbano Santos)

Os gestores de Urbano Santos, Carutapera e Estreito foram os grandes vencedores da etapa estadual da premiação que reconhece as ações municipais defomento aos pequenos negócios locais.

Iracema Vale (Urbano Santos), Amin Quemel (Carutapera) e Cícero Morais (Estreito) foram os grandes vencedores da oitava edição do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor, concedido pela instituição ao gestor público que cria uma ambiência favorável ao fomento e desenvolvimento dos pequenos negócios locais. Um total de 38 prefeitos com 44 projetos concorreram na etapa estadual e os vencedores irão participar da premiação nacional, em junho, onde estarão no páreo todos os premiados estaduais.

A prefeita Iracema Vale (Urbano Santos) com o gerente do Sebrae em Chapadinha, Diógenes Silva Júnior e os dirigentes da instituição, Simone Macieira e Claudio Azevedo.

A entrega do prêmio aconteceu no último dia 13, em solenidade concorrida no Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana, e contou com a presença de políticos, autoridades estaduais e municipais, empresários e comitivas dos prefeitos concorrentes. O presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae no Maranhão, Claudio Azevedo – que também é secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento e a superintendente da instituição, Simone Macieira, foram os anfitriões da noite.

A prefeita Iracema Vale, de Urbano Santos, foi a vencedora na categoria Pequenos Negócios no Campo, com o projeto “Novo jeito de governar: agricultura, empreendedorismo rural sustentável - a base da economia local” – ela concorreu na mesma categoria com o prefeito Alan Linhares, de Bacabeira. “Ter o nosso projeto de agricultura familiar reconhecido e vencedor do prêmio nos dá certeza de estarmos no caminho certo, de mãos dadas com esse parceiro espetacular que é o Sebrae. Só queremos dizer que Urbano Santos exige a presença do Sebrae no nosso município, não vamos largar vocês”, a prefeita, destacando o acompanhamento que recebe da Unidade Regional da instituição em Chapadinha.

Amin Quemel concorreu na categoria Melhor Projeto Estadual – onde é reconhecido o conjunto de ações sistêmicas e integradas que favorecem o fomento dos pequenos negócios municipais. Ele disputou na etapa estadual com o projeto “Turismo Sustentável em Carutapera. Na mesma categoria foi finalista o prefeito de Porto Franco, Aderson Filho. “Faço questão de compartilhar esse prêmio com o povo destemido e lutador de Carutapera. Pra mim, receber este prêmio é uma coroação pelo trabalho abnegado de uma equipe afinada e comprometida em pensar e fazer o melhor para o município”, destacou Quemel, ressaltando que o Sebrae sempre foi um grande parceiro, por meio da Unidade Regional de Santa Inês, que atende diretamente o município.

Região Tocantina

Nas categorias Lei Geral Implementada e Novos Projetos o vencedor foi Cícero Neco Morais, o “Cicin”, do município de Estreito. Para concorrer na primeira categoria, o gestor inscreveu o projeto “Lei Geral promove o desenvolvimento de Estreito”, que concorreu com o dos prefeitos Raimundo Nonato Silva (Cajapió) e Soliney Silva (Coelho Neto). Para Novos Projetos, prefeito inscreveu o “Promoção do desenvolvimento e fortalecimento da economia local”, concorrendo com os gestores municipais Gleide Santos (Açailândia), Valmir Lima (Campestre do Maranhão) e Luciano Leitoa (Timon).

Além da minha equipe competente de governo, quero agradecer ao Sebrae por essa parceria inteligente que tem com o município de Estreito, por meio de todos os técnicos da Unidade Regional de Imperatriz. O Sebrae é incansável em apoiar os pequenos negócios do nosso município, capacitando tanto os empreendedores da zona urbana quanto os pequenos produtores rurais. E essa é uma parceria que queremos manter efetiva durante todo o nosso mandato”, enfatizou o prefeito.

Para o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae no Maranhão, Claudio Azevedo, é árdua a tarefa de administrar os municípios. “Sempre digo que para governar bem, um prefeito deve estar voltado para o povo, ter transparência dos gastos públicos, uma controladoria eficaz e priorizar a parceria com o Sebrae, que pode ajudar os municípios e os gestores comprometidos com o desenvolvimento local e do Maranhão”.

A superintendente da instituição, Simone Macieira, ressaltou que o Sebrae “vai continuar junto a cada um dos prefeitos maranhenses para oferecer o suporte necessário que os ajudará a favorecer o desenvolvimento de seus municípios”.

A premiação

O Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor visa reconhecer os gestores públicos que, efetivamente, colocaram o empreendedorismo em pauta nos seus respectivos municípios, proporcionando um ambiente propício para o desenvolvimento dos pequenos negócios e modernização da gestão pública, favorecendo a economia local.

Nesta edição, o prêmio contou com sete categorias: Melhor Projeto Estadual, Lei Geral Implementada, Desburocratização, Compras Governamentais, Pequenos Negócios no Campo, Novos Projetos (para gestores de primeiro mandato) e Pequenos Negócios nos Eventos Esportivos – esta última, válida apenas em 12 estados onde as capitais serão sede a Copa do Mundo. No Maranhão, nenhum projeto inscrito foi classificado para as categorias Desburocratização e Compras Governamentais.

É importante enfatizar que todos os gestores premiados nesta edição são Prefeitos Empreendedores do Maranhão. Não existe nenhuma categoria mais importante que a outra: temos uma geral – que é a de Melhor Projeto Estadual e seis temáticas. Todos os vencedores, independente da categoria, são considerados pelo Sebrae como prefeitos empreendedores. Este é o regulamento, que seguimos à risca e na íntegra, aqui no Sebrae Maranhão”, informa a gerente.

Fotos: Francisco Diniz

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Politica: RESISTÊNCIA POPULAR.

Diante das conjunturas políticas , que já são do conhecimento de todos, da nossa cidade Pres. Médici-MA,  na corrida eleitoral rumo a prefeitura em 2012! Vamos comentar os três Principais grupos políticos do nosso município.  Primeiro grupo : A atual Administração está no poder aquase 08 anos, e quer continuar com este projeto politíco hereditário. A família P. Holanda, está querendo garantir em 2012 mais 08 anos de Administração e no fim ficar mais 08 anos ou seja 24 anos seguido no poder, pela mesma família. Nesta Atual administração vemos que quase nada tem mudado na Saúde, na Educação cada dia pior, as poucas obras que tem 95% obras federais, também temos visto que só a família tem se destacado econômicamente,  não podemos contribuir com o continuísmos hereditário. Segundo grupo:   É uma expansão territorial Romano, é o grupo do atual Deputado Estadual Hemetério Weba que já comanda duas cidades, já teve no comando de outras cidades, já fez parte de administ...

Ossada humana é encontrada na zona rural de Presidente Médici-MA.

  Polícia Militar esteve no local, mas não há informações sobre identificação Uma ossada humana foi encontrada, em avançado estado de decomposição, na manhã desta terça-feira, dia 01, na sete, zona rural de Presidente Médici, próximo a MA 307 que Liga Presidente Médici a Cidade de Centro do Guilherme.  Portal Médici Notícias, recebeu imagens da ossada e roupas que pode ser da vítima , supostamente do sexo masculino. A vítima está trajando uma bermuda de cor escura  e camiseta escura com desenho e a frase: La casa de papel. Nenhum documento foi encontrado que possa identificar a vitima.

Conheça a história do Outeiro, BR 316 em Presidente Médici e o Alferes Pedro Teixeira

Outeiro A montanha que já foi chamada de Outeiro da Cruz e hoje é simplesmente conhecida por Outeiro "pode" ter sido o "ponto final" que até certo tempo existiu quase esquecido do caminho original do alferes, tenente, capitão-mor, general e marquês de Aquella Branca Pedro Teixeira. Pedro Teixeira Relata o historiador maranhense Martins, Robson Campos, em sua obra "Turiaçu de Ontem e de Hoje", que "saindo o desbravador Pedro Teixeira da cidade de Belém em 5 de março de