Pular para o conteúdo principal

Vinte e sete serrarias clandestinas são desmontadas no Maranhão

SANTA LUZIA – Os agentes ambientais federais do Ibama já identificaram 27 serrarias clandestinas no Estado do Maranhão, durante a operação “Hileia Pátria”. Os agentes estão percorrendo as Terras Indígenas (TI) Alto Turiaçu, Awá, Caru e Araribóia, além de toda a Reserva Biológica (Rebio) do Gurupi. O objetivo do Ibama é coibir o desmatamento ilegal em áreas protegidas federais na Amazônia. 

No Maranhão, além das 27 serrarias desmontadas, 4.693m³ de madeira beneficiada e em toras foram apreendidas. As multas aplicadas até o momento chegam a quase R$ 4,5 milhões. A operação ocorre simultaneamente em Rondônia, Pará, Amazonas e Mato Grosso.

As serrarias ilegais estão sendo desmontadas, pois beneficiam a madeira extraída ilegalmente e a distribuem para os Estados do Nordeste. Dentre as serrarias apreendidas, está a de Buriticupu, polo madeireiro do Maranhão, que foi apreendida nessa segunda-feira (9). O equipamento foi encontrado desmontado escondido em um matagal próximo ao povoado Varig.

Desmontar e esconder serrarias são uma prática recorrente dos infratores em períodos de fiscalização ostensiva. De acordo com o Ibama, somente nos últimos 40 dias, quatro foram encontradas pelos agentes. Geralmente, os proprietários dessas máquinas não aparecem para buscar seus equipamentos, pois trabalham na ilegalidade. “Não basta estar com as licenças em dia, é necessário também que a madeira utilizada tenha origem legal, um complementa o outro”, explica a coordenadora da “Hileia Pátria” no Maranhão, Rosa Arruda Coelho.

Destino 

Segundo o Ibama, as 27 serrarias apreendidas até o momento foram transportadas para o Horto Florestal de São Luís. Depois passarão por julgamento administrativo que decidirá pelo perdimento ou não dessas máquinas. A madeira apreendida será toda doada. 

De acordo com a Instrução Normativa – IN 28, de 08/10/2009/Ibama, órgãos e entidades públicos ou entidades sem fins lucrativos e de caráter beneficente poderão ser donatários. Várias prefeituras já demonstraram interesse em receber madeira, elas deverão formalizar o pedido com o respectivo projeto de interesse social junto à Superintendência do Ibama em São Luís. 

Apoiam o Ibama nesta operação o Instituto Chico Mendes de Proteção da Biodiversidade (ICMBio), o Batalhão de Polícia Ambiental (BPA)/MA e o Exército Brasileiro.

Do Imirante.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Politica: RESISTÊNCIA POPULAR.

Diante das conjunturas políticas , que já são do conhecimento de todos, da nossa cidade Pres. Médici-MA,  na corrida eleitoral rumo a prefeitura em 2012! Vamos comentar os três Principais grupos políticos do nosso município.  Primeiro grupo : A atual Administração está no poder aquase 08 anos, e quer continuar com este projeto politíco hereditário. A família P. Holanda, está querendo garantir em 2012 mais 08 anos de Administração e no fim ficar mais 08 anos ou seja 24 anos seguido no poder, pela mesma família. Nesta Atual administração vemos que quase nada tem mudado na Saúde, na Educação cada dia pior, as poucas obras que tem 95% obras federais, também temos visto que só a família tem se destacado econômicamente,  não podemos contribuir com o continuísmos hereditário. Segundo grupo:   É uma expansão territorial Romano, é o grupo do atual Deputado Estadual Hemetério Weba que já comanda duas cidades, já teve no comando de outras cidades, já fez parte de administ...

Ossada humana é encontrada na zona rural de Presidente Médici-MA.

  Polícia Militar esteve no local, mas não há informações sobre identificação Uma ossada humana foi encontrada, em avançado estado de decomposição, na manhã desta terça-feira, dia 01, na sete, zona rural de Presidente Médici, próximo a MA 307 que Liga Presidente Médici a Cidade de Centro do Guilherme.  Portal Médici Notícias, recebeu imagens da ossada e roupas que pode ser da vítima , supostamente do sexo masculino. A vítima está trajando uma bermuda de cor escura  e camiseta escura com desenho e a frase: La casa de papel. Nenhum documento foi encontrado que possa identificar a vitima.

Conheça a história do Outeiro, BR 316 em Presidente Médici e o Alferes Pedro Teixeira

Outeiro A montanha que já foi chamada de Outeiro da Cruz e hoje é simplesmente conhecida por Outeiro "pode" ter sido o "ponto final" que até certo tempo existiu quase esquecido do caminho original do alferes, tenente, capitão-mor, general e marquês de Aquella Branca Pedro Teixeira. Pedro Teixeira Relata o historiador maranhense Martins, Robson Campos, em sua obra "Turiaçu de Ontem e de Hoje", que "saindo o desbravador Pedro Teixeira da cidade de Belém em 5 de março de