Pular para o conteúdo principal

Chiquinho de Sarney, abusou da ousadia e contratou para o seu gabinete de apoio, em São Luís, Aldenir Santana Neves, ex-prefeito da cidade de Urbano Santos

No Maranhão de Sarney e Chiquinho Escórcio, banditismo político é o mais novo produto de exportação

Baderna no Calhau – Capitania hereditária comandada pelo grupo liderado por José Sarney, o Maranhão agora tem um novo produto de exportação. Fossem poucos os desmandos do caudilho que transformou o estado no território mais miserável da federação, o Maranhão agora exporta para a política nacional o “banditismo político”. Pode parecer para muitos uma figura de linguagem, mas é exatamente isso que acontece.

Capataz de luxo de José Sarney, a quem obedece de maneira obediente e vexatória, o deputado federal Francisco Escórcio (PMDB-MA), conhecido como Chiquinho de Sarney, abusou da ousadia e contratou para o seu gabinete de apoio, em São Luís, Aldenir Santana Neves, ex-prefeito da cidade maranhense de Urbano Santos e um dos seus apaniguados. Servidor da Polícia Federal, Aldenir foi preso duas vezes pela própria PF, uma delas enquanto prefeito. A segunda prisão ocorreu na época em que Aldenir Neves era secretário municipal de Gestão.

Licenciado da PF, Aldenir comandou a prefeitura de Urbano Santos entre 2005 e 2008, período em que seu meteórico enriquecimento chamou a atenção dos colegas de corporação. Alvo da Operação Rapina, deflagrada pela Polícia Federal em conjunto com a Controladoria-Geral da União e o Ministério Público, Aldenir Neves foi preso juntamente com dez outros prefeitos, do Maranhão e do Piauí, especializados no milagre da multiplicação.
Mas a epopeia sobre a rapinagem do agora assessor do prepotente Chiquinho Escórcio não para por aí. Em 18 de abril passado, Aldenir foi novamente levado à Superintendência da PF, desta vez por causa de denúncia formulada pelo Ministério Público Federal, que o acusa de não repassar ao INSS verba previdenciária descontada do salário dos servidores municipais durante o período em que era prefeito. Tipificação criminal explicitada no Código Penal como apropriação indébita, que no caso em questão concede ao acusado o privilégio de contemplar o nascer do astro-rei de forma geometricamente distinta.
Ao que parece, escândalo é a predileção de Aldenir, que teve rejeitadas as contas da sua gestão como prefeito, sendo condenado pelo Tribunal de Contas do Estado a devolver a bagatela de R$ 11,4 milhões aos cofres públicos.
Chiquinho Escórcio, que nas últimas décadas especializou-se em adular Sarney e sua horda, tenta justificar a contratação. “Eu só requisitei o Aldenir. Ele é um funcionário da Polícia Federal e se ele presta para a polícia, ele presta para mim”, declarou Escórcio ao ser questionado sobre o assessor. “Não há nenhuma condenação, foi uma perseguição política e ele tem amplo direito a se defender”, completou.
Depois de conviver anos a fio com o staff do grupo político que covardemente implantou no Maranhão um apartheid brasileiro, Chiquinho Escórcio por certo perdeu a referência da legalidade. Pelo que se sabe, não há, até então, qualquer manifestação da Polícia Federal a favor de Aldenir Santana Neves, que foi investigado e preso não porque estava vendendo incenso nas esquinas de São Luís, mas, sim, porque surrupiou dinheiro dos servidores municipais.
Não é novidade para os brasileiros que no Maranhão tudo está sob o domínio da família Sarney, inclusive a Justiça. Se o ex-prefeito e agora assessor foi preso e responde a ações judiciais, por certo não se trata de perseguição política, mais uma conversa fiada de Escórcio, que tenta justificar o injustificável. Ou será que o grupo do caudilho já enfrenta uma intifada no próprio quintal?
Fonte: ucho.info

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Molequinhos e molequinhas

  Os tempos mudam o sentido até das nossas próprias lembranças divertidas quando, molequinhos e molequinhas, fazíamos – claro – molecagens, traquinagens, algumas inocentes e até outras nem tanto, admitamos, só que sempre ainda com aquele espírito infantil. Eram coisas de criança, perdoáveis, às vezes valendo um castigo, uma sova, um sabão. Ou uma suspensão na caderneta que precisava ser mostrada aos pais e voltar, assinada. Meu irmão outro dia me chamou a atenção de que anda percebendo que tem muita gente aí pela rua fazendo pequenas molecagens, gente grande, ou maiorzinha. Às vezes em grupos de dois, três; outras, mesmo sozinhos. Tipo apontar o céu como se ali estivesse acontecendo algo, e fazendo todo mundo olhar para cima. Ou passar e apontar para o seu pé, sem parar, seguindo adiante como se nada tivesse ocorrido. Coisinhas bobas, que até arrancam um sorriso daqueles bons em dias que

Blogueiros X Jornalistas

A anunciada briga entre jornalistas e blogueiros será acirrada, equilibrada e não há previsão de vencedor. O que posso dizer é que esta sendo excelente para ambas as partes, pois será um evento Darwinista, melhorando muito ambas as categorias. Motivo? Será disputada pelos elementos mais burros e tacanhos entre os envolvidos. Eu não vejo necessidade dessa guerra. Sei que há uma enorme má-vontade da imprensa para com os blogs, e os blogueiros adoram detonar jornalistas, mas sinceramente só consigo ver as atividades como complementares. O blog está para o jornal como a TV está para o jornal. Pode até aparentar mais agilidade, mas na pratica você vê a coisa acontecer na TV, mas espera o dia seguinte para ler o jornal e entender o que viu. Claro que hoje em dia não dá mais, ao menos para jornais online, segurar a notícia até o dia seguinte, mas mesmo assim o material do jornal necessariamente é mais elaborado que o do blog. “Incrível, passou um avião baixinho aqui em

Politica: RESISTÊNCIA POPULAR.

Diante das conjunturas políticas , que já são do conhecimento de todos, da nossa cidade Pres. Médici-MA,  na corrida eleitoral rumo a prefeitura em 2012! Vamos comentar os três Principais grupos políticos do nosso município.  Primeiro grupo : A atual Administração está no poder aquase 08 anos, e quer continuar com este projeto politíco hereditário. A família P. Holanda, está querendo garantir em 2012 mais 08 anos de Administração e no fim ficar mais 08 anos ou seja 24 anos seguido no poder, pela mesma família. Nesta Atual administração vemos que quase nada tem mudado na Saúde, na Educação cada dia pior, as poucas obras que tem 95% obras federais, também temos visto que só a família tem se destacado econômicamente,  não podemos contribuir com o continuísmos hereditário. Segundo grupo:   É uma expansão territorial Romano, é o grupo do atual Deputado Estadual Hemetério Weba que já comanda duas cidades, já teve no comando de outras cidades, já fez parte de administração anterior, aqu