Pular para o conteúdo principal

"Onde está Amarildo?’ Anistia Internacional faz ato na Rocinha questionando o paradeiro do pedreiro, pai de seis filhos e desaparecido desde 14 de julho

Ato na Rocinha reúne parentes e amigos do ajudante de pedreiro, além de artistas
Este é o primeiro Dia dos Pais que a família passa sem ele

Família de Amarildo participa de ato na Rocinha
PAULA GIOLITO / AGÊNCIA O GLOBO
RIO - A Anistia Internacional realizou neste domingo, sob a passarela da Rocinha, um ato em solidariedade aos filhos do ajudante de pedreiro Amarildo de Sousa, desaparecido há 28 dias. Eles colocaram faixas no local com a pergunta: "Onde está Amarildo?" e muitas pessoas usaram camisetas com a mesma frase estampada. Após a manifestação, a família de Amarildo seguiu para a casa na favela, acompanhada do deputado estadual Marcelo Freixo, presidente da Comissão de Defesa dos Direitos Humanos e Cidadania da Alerj.


Família de Amarildo participa de ato na Rocinha Foto: Paula Giolito / Agência O Globo
Família de Amarildo
Diretor executivo da Anistia Internacional, Átila Roque disse que a manifestação tem o objetivo de cobrar do Estado um posicionamento sobre o caso, e também apoiar os filhos do Amarildo, que não poderão passar o Dia dos Pais com ele.
- Não podemos viver nesse estado de exceção, no qual as favelas não são tratadas da mesma maneira do resto da cidade. Estivemos reunidos com o governo federal e pedimos que o caso seja acompanhado de perto- afirma Roque, acrescentando que a Anistia Internacional vai convocar outros atos de apoio à familia de Amarildo, inclusive nas portas das embaixadas do Brasil ao redor do mundo.
As atrizes Paula Lavigne, Fernanda Paes Leme e Thaila Ayala também participaram da manifestação, assim como parentes de outras vítimas de violência, como a família da juíza Patrícia Acioly. Um primo de Amarildo, William Roberts, de 43 anos, disse estar indignado coma versão divulgada pela Policia Civil, de que o pedreiro teria envolvimento com o tráfico de drogas:
- É tudo calúnia. Moramos em uma região onde não podemos falar para ninguém saír da porta das nossas casas. Dentro da casa do Amarildo ninguém cometia nenhum crime - revolta-se Roberts, que também lamenta a ausência de Amarildo ao lado dos filhos na data de hoje.
A mulher de Amarildo, Elizabeth Gomes, também participou do ato, e comentou o sofrimento da sua família:
- A pessoa que derramou o sangue do meu marido, derramou também o sangue dos nossos filhos. Eles estão passando o primeiro dia dos pais longe dele e estão sofrendo muito, principalmente a Milena, a mais novinha.
Elizabeth afirma, ainda, que a família não descansará enquanto não obtiver informações sobre o paradeiro do pedreiro. Ela diz que o ato de hoje ajuda seus seis filhos a enfrentarem a data especial sem o pai.
- Eu queria, pelo menos, os ossos pra enterrar o meu marido - declara Elisabete, que está recebendo doações para sustentar os filhos.
Anderson Gomes, de 21 anos, também disse estar revoltado com a versão apresentada pela polícia:
- Falaram que nossa era rota de fuga.Lá em casa, muito mal cabe minha irma de 6 anos. Se pular, cai de cabeça na vala. E nem quintal nós tem (sisc).
Já o deputado Marcelo Freixo convidou a família de Amarildo para participar de uma audiência pública na Alerj na próxima terça-feira.
- Esta tentativa de desviar do foco é uma violência ainda maior que se faz contra a família. São muitos os Amarildos pelo Rio de Janeiro: 5.550 desaparecidos por ano. Por isso, nesta próxima terça-feira, na Alerj, vamos fazer uma audiência pública com a presença de representantes da secretaria de segurança pública, da polícia civil, de familiares de desaparecidos, para discutir este problema - afirmou.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Molequinhos e molequinhas

  Os tempos mudam o sentido até das nossas próprias lembranças divertidas quando, molequinhos e molequinhas, fazíamos – claro – molecagens, traquinagens, algumas inocentes e até outras nem tanto, admitamos, só que sempre ainda com aquele espírito infantil. Eram coisas de criança, perdoáveis, às vezes valendo um castigo, uma sova, um sabão. Ou uma suspensão na caderneta que precisava ser mostrada aos pais e voltar, assinada. Meu irmão outro dia me chamou a atenção de que anda percebendo que tem muita gente aí pela rua fazendo pequenas molecagens, gente grande, ou maiorzinha. Às vezes em grupos de dois, três; outras, mesmo sozinhos. Tipo apontar o céu como se ali estivesse acontecendo algo, e fazendo todo mundo olhar para cima. Ou passar e apontar para o seu pé, sem parar, seguindo adiante como se nada tivesse ocorrido. Coisinhas bobas, que até arrancam um sorriso daqueles bons em dias que

Blogueiros X Jornalistas

A anunciada briga entre jornalistas e blogueiros será acirrada, equilibrada e não há previsão de vencedor. O que posso dizer é que esta sendo excelente para ambas as partes, pois será um evento Darwinista, melhorando muito ambas as categorias. Motivo? Será disputada pelos elementos mais burros e tacanhos entre os envolvidos. Eu não vejo necessidade dessa guerra. Sei que há uma enorme má-vontade da imprensa para com os blogs, e os blogueiros adoram detonar jornalistas, mas sinceramente só consigo ver as atividades como complementares. O blog está para o jornal como a TV está para o jornal. Pode até aparentar mais agilidade, mas na pratica você vê a coisa acontecer na TV, mas espera o dia seguinte para ler o jornal e entender o que viu. Claro que hoje em dia não dá mais, ao menos para jornais online, segurar a notícia até o dia seguinte, mas mesmo assim o material do jornal necessariamente é mais elaborado que o do blog. “Incrível, passou um avião baixinho aqui em

Politica: RESISTÊNCIA POPULAR.

Diante das conjunturas políticas , que já são do conhecimento de todos, da nossa cidade Pres. Médici-MA,  na corrida eleitoral rumo a prefeitura em 2012! Vamos comentar os três Principais grupos políticos do nosso município.  Primeiro grupo : A atual Administração está no poder aquase 08 anos, e quer continuar com este projeto politíco hereditário. A família P. Holanda, está querendo garantir em 2012 mais 08 anos de Administração e no fim ficar mais 08 anos ou seja 24 anos seguido no poder, pela mesma família. Nesta Atual administração vemos que quase nada tem mudado na Saúde, na Educação cada dia pior, as poucas obras que tem 95% obras federais, também temos visto que só a família tem se destacado econômicamente,  não podemos contribuir com o continuísmos hereditário. Segundo grupo:   É uma expansão territorial Romano, é o grupo do atual Deputado Estadual Hemetério Weba que já comanda duas cidades, já teve no comando de outras cidades, já fez parte de administração anterior, aqu