Pular para o conteúdo principal

Educação no Brasil

Por Renato Costa:


O paradoxo da Educação
Vamos refletir um pouco sobre a escola pública: A escola pública recebe muito dinheiro confrontado com os recursos das escolas particulares. No entanto, esses recursos tem uma administração ineficiente e isso reflete na qualidade do ensino, ou seja, muito dinheiro e pouco resultado.

Onde está o erro desta ineficiência? Vamos pensar um pouco!

Primeiro as escolas públicas deixam seus professores à vontade, não tem fiscalização, controle de conteúdo. Os coordenadores são pagos apenas pra receber seus vencimentos, trabalho que é bom não se vê. Coordenador tem que está no pé do professor, fiscalizando o que ele está expondo aos alunos, mas isso não acontece, seus trabalhos se resumem a reuniões. 
Outro problema é lotação de coordenadores sem competências para a área, é a mesma coisa de colocar um advogado para realizar uma cirurgia, ou seja, vai dar morte no final, e a morte neste caso é da educação. Fazer de conta que isso não acontece (e não corrigir) é querer que a educação chegue ao fundo do poço.
Outra grande falha nas escolas públicas é o superfaturamento de notas. Diretores sem escrúpulo que usam o dinheiro para fins pessoais. Mais isso acontece? Deve está se perguntando o leigo. Eu lhe respondo: Acontece e muito! Ninguém vê, porquanto ninguém investiga, os pais que deviam exercer esse papel só vão à escola no inicio e no fim do ano, e por isto, fica tudo nos bastidores. Essa corrupção interna gera a falta de material escolar e recursos para os professores durante o ano, não são todos os gestores que agem assim, mas sabemos que existe o joio no meio do trigo.

Os professores tem sua parcela de culpa também, se não a maior, são os que recebem os melhores salários, boa parte possui nível superior, no entanto, são os primeiros a não acreditar na educação pública. A prova cabal disto: vê se tem filho de professor estudando em escola pública, pode até existir, mas é a minoria. Por que isto acontece? Será que esses professores não acreditam nem em si mesmo que fazem a educação acontecer?

Esses mesmo  professores se calam ao invés de questionar com a secretaria de educação, não buscam melhorias, não protestam, não fazem a diferença, mas quando é pra reivindicar aumento de salários, é mais quem tem opinião, e se possível fazem até greve de 90 dias.

A secretaria de educação, a mãe de todos os males, é a principal culpada de tudo que foi escrito acima. Quem está à frente desta função, precisa ter talento, formação e experiência na área, caso contrário, é colapso total. Gente fraca pra enfrentar professores que querem ser donos de seu nariz não pode está à frente desta função. Só porque é concursado pode dar aula o dia que bem entender: isso é errado. Não pode existir, mas tem professor sem noção que vive assim. Pra acabar com regalias de todos os graus da educação é necessário de alguém com garra e que não tenha medo de enfrentar ninguém.

A administração pública precisa ter metas e se não há resultados dessas metas, muda-se tudo e começa de novo
.
Fonte: jarivanio.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Molequinhos e molequinhas

  Os tempos mudam o sentido até das nossas próprias lembranças divertidas quando, molequinhos e molequinhas, fazíamos – claro – molecagens, traquinagens, algumas inocentes e até outras nem tanto, admitamos, só que sempre ainda com aquele espírito infantil. Eram coisas de criança, perdoáveis, às vezes valendo um castigo, uma sova, um sabão. Ou uma suspensão na caderneta que precisava ser mostrada aos pais e voltar, assinada. Meu irmão outro dia me chamou a atenção de que anda percebendo que tem muita gente aí pela rua fazendo pequenas molecagens, gente grande, ou maiorzinha. Às vezes em grupos de dois, três; outras, mesmo sozinhos. Tipo apontar o céu como se ali estivesse acontecendo algo, e fazendo todo mundo olhar para cima. Ou passar e apontar para o seu pé, sem parar, seguindo adiante como se nada tivesse ocorrido. Coisinhas bobas, que até arrancam um sorriso daqueles bons em dias que

Blogueiros X Jornalistas

A anunciada briga entre jornalistas e blogueiros será acirrada, equilibrada e não há previsão de vencedor. O que posso dizer é que esta sendo excelente para ambas as partes, pois será um evento Darwinista, melhorando muito ambas as categorias. Motivo? Será disputada pelos elementos mais burros e tacanhos entre os envolvidos. Eu não vejo necessidade dessa guerra. Sei que há uma enorme má-vontade da imprensa para com os blogs, e os blogueiros adoram detonar jornalistas, mas sinceramente só consigo ver as atividades como complementares. O blog está para o jornal como a TV está para o jornal. Pode até aparentar mais agilidade, mas na pratica você vê a coisa acontecer na TV, mas espera o dia seguinte para ler o jornal e entender o que viu. Claro que hoje em dia não dá mais, ao menos para jornais online, segurar a notícia até o dia seguinte, mas mesmo assim o material do jornal necessariamente é mais elaborado que o do blog. “Incrível, passou um avião baixinho aqui em

Politica: RESISTÊNCIA POPULAR.

Diante das conjunturas políticas , que já são do conhecimento de todos, da nossa cidade Pres. Médici-MA,  na corrida eleitoral rumo a prefeitura em 2012! Vamos comentar os três Principais grupos políticos do nosso município.  Primeiro grupo : A atual Administração está no poder aquase 08 anos, e quer continuar com este projeto politíco hereditário. A família P. Holanda, está querendo garantir em 2012 mais 08 anos de Administração e no fim ficar mais 08 anos ou seja 24 anos seguido no poder, pela mesma família. Nesta Atual administração vemos que quase nada tem mudado na Saúde, na Educação cada dia pior, as poucas obras que tem 95% obras federais, também temos visto que só a família tem se destacado econômicamente,  não podemos contribuir com o continuísmos hereditário. Segundo grupo:   É uma expansão territorial Romano, é o grupo do atual Deputado Estadual Hemetério Weba que já comanda duas cidades, já teve no comando de outras cidades, já fez parte de administração anterior, aqu