Pular para o conteúdo principal

MP discute calamidade pública em Gov. Nunes Freire após derrota de Indalécio (PT)

(Foto/Divulgação)
O Ministério Público do Maranhão mediou na última terça-feira (6) uma reunião com a Secretaria de Estado da Saúde (SES), a Secretaria Adjunta de Vigilância em Saúde do Estado, secretários de saúde e prefeitos da atual gestão e os eleitos para o próximo mandato da regional de média complexidade de Zé Doca e Governador Nunes Freire, que inclui 18 municípios. A reunião foi realizada na sede da PGJ e foi presidida pelo procurador-geral de justiça em exercício Suvamy Vivekananda Meireles e contou com a participação da secretaria para assuntos institucionais da PGJ, Fabíola Fernandes Faheína Ferreira.
No encontro, os representantes dos municípios que fazem parte da rede de média 
Indalécio Vieira (PT)
complexidade de Zé Doca e Governador Nunes Freire denunciaram a suspensão do atendimento aos demais municípios após a eleição.

Em Governador Nunes Freire, os serviços médicos foram suspensos após o resultado da votação. O atual prefeito do município, Indalecio Vieira (PT), não foi reeleito. Foi denunciado que existe uma situação de calamidade pública na saúde: hospitais fechados, médicos exonerados, falta de remédio e as ambulâncias não atendem mais a população.

 
 

"Existe carência e abandono. Uma adolescente de 15 anos grávida morreu por falta de médico", denuncia a prefeita eleita de Centro do Guilherme, Maria Deusdete Lima. Segundo ela, embora haja o repasse dos recursos estaduais e dos municípios que compõem a regional de média complexidade, diversos pacientes não são atendidos.

Já o secretário de saúde da próxima gestão de Governador Nunes Freire, Antonio Cledison, denunciou o descaso com os pacientes renais crônicos em tratamento fora do domicílio. "Estão abandonados em São Luís, sem alimentação, sem qualquer assistência". Ele destaca, ainda, que as duas ambulâncias do munícipio estão paradas há mais de oito meses.

Na opinião da enfermeira e assessora da secretaria de saúde do município de Luís Domingues, Ricarda Spinucci, que representou o prefeito reeleito, a situação na saúde da região é "estarrecedora". "Parabenizo a iniciativa da reunião e espero que saiam frutos positvos. É uma situação emergente". Para o prefeito eleito de Godofredo Viana, Marcelo Jorge, os demais municípios não podem ficar desassitidos. "A população não pode ser penalizada".

O gestor regional de saúde da SES, Egídio Monteiro da Silva, informou que a prefeitura de Governador Nunes Freire, responsável pelo atendimento dos outros municípios nos casos de média complexidade, recebe mensalmente um repasse de mais de R$ 460 mil. "Não há falta de dinheiro. Há falta de gestão". A reunião foi acompanhada também pelo secretario adjunto em vigilância de saúde da SES Alberto Carneiro.

Na reunião, a atual secretária municipal de saúde de Governador Nunes Freire, Cristina Oeiras, comprometeu-se a retomar os serviços médicos e hospitalares suspensos após o resultado das eleições.

O procurador-geral de justiça em exercício Suvamy Vivekananda Meireles informou que o MPMA já vem adotando todas as medidas para garantir a manutenção do patrimônio público nos municípios, a exemplo da Recomendação expedida em 30 de outubro, pela procuradora-geral de justiça Regina Lúcia de Almeida Rocha, a todos os promotores de justiça para que fiscalizem a transição dos mandatos municipais.

O procurador informou, também, que já entrou em contato com todos os promotores de justiça da região alertando sobre a situação de calamidade e falta de atendimento médico e demais serviços de saúde. "A população prejudicada, os prefeitos eleitos e os novos secretários de saúde devem procurar as Promotorias de Justiça dos municípios e também a Polícia Civil para registrar as denúncias". Segundo ele, todas as medidas judiciais cabíveis serão adotadas, com urgência, para garantir os direitos da comunidade.

Também participaram do encontro o prefeito eleito de Zé Doca, Alberto Carvalho Gomes; a prefeita eleita de Santa Luzia do Paruá, Eunice Damasceno; o vereador de Santa Luzia do Parauá José Pessoa de Meneses; o prefeito reeleito de Centro Novo do Maranhão, Arnóbio dos Santos e o prefeito eleito de Governador Nunes Freire, Marcel Curió.


Marcel Curió (PV) prefeito eleito em Gov. Nunes Freire 
Com informações: CCOM-MPMA

Fonte: Notas de Daniel Aguiar.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Molequinhos e molequinhas

  Os tempos mudam o sentido até das nossas próprias lembranças divertidas quando, molequinhos e molequinhas, fazíamos – claro – molecagens, traquinagens, algumas inocentes e até outras nem tanto, admitamos, só que sempre ainda com aquele espírito infantil. Eram coisas de criança, perdoáveis, às vezes valendo um castigo, uma sova, um sabão. Ou uma suspensão na caderneta que precisava ser mostrada aos pais e voltar, assinada. Meu irmão outro dia me chamou a atenção de que anda percebendo que tem muita gente aí pela rua fazendo pequenas molecagens, gente grande, ou maiorzinha. Às vezes em grupos de dois, três; outras, mesmo sozinhos. Tipo apontar o céu como se ali estivesse acontecendo algo, e fazendo todo mundo olhar para cima. Ou passar e apontar para o seu pé, sem parar, seguindo adiante como se nada tivesse ocorrido. Coisinhas bobas, que até arrancam um sorriso daqueles bons em dias que

Blogueiros X Jornalistas

A anunciada briga entre jornalistas e blogueiros será acirrada, equilibrada e não há previsão de vencedor. O que posso dizer é que esta sendo excelente para ambas as partes, pois será um evento Darwinista, melhorando muito ambas as categorias. Motivo? Será disputada pelos elementos mais burros e tacanhos entre os envolvidos. Eu não vejo necessidade dessa guerra. Sei que há uma enorme má-vontade da imprensa para com os blogs, e os blogueiros adoram detonar jornalistas, mas sinceramente só consigo ver as atividades como complementares. O blog está para o jornal como a TV está para o jornal. Pode até aparentar mais agilidade, mas na pratica você vê a coisa acontecer na TV, mas espera o dia seguinte para ler o jornal e entender o que viu. Claro que hoje em dia não dá mais, ao menos para jornais online, segurar a notícia até o dia seguinte, mas mesmo assim o material do jornal necessariamente é mais elaborado que o do blog. “Incrível, passou um avião baixinho aqui em

Politica: RESISTÊNCIA POPULAR.

Diante das conjunturas políticas , que já são do conhecimento de todos, da nossa cidade Pres. Médici-MA,  na corrida eleitoral rumo a prefeitura em 2012! Vamos comentar os três Principais grupos políticos do nosso município.  Primeiro grupo : A atual Administração está no poder aquase 08 anos, e quer continuar com este projeto politíco hereditário. A família P. Holanda, está querendo garantir em 2012 mais 08 anos de Administração e no fim ficar mais 08 anos ou seja 24 anos seguido no poder, pela mesma família. Nesta Atual administração vemos que quase nada tem mudado na Saúde, na Educação cada dia pior, as poucas obras que tem 95% obras federais, também temos visto que só a família tem se destacado econômicamente,  não podemos contribuir com o continuísmos hereditário. Segundo grupo:   É uma expansão territorial Romano, é o grupo do atual Deputado Estadual Hemetério Weba que já comanda duas cidades, já teve no comando de outras cidades, já fez parte de administração anterior, aqu