Pular para o conteúdo principal

Escócia: Blogueira de nove anos e impedida de manter blogue onde fotografava as suas refeições escolares

Martha Payne criou um blogue   NeverSeconds onde fotografava as refeições servidas na cantina, classificando-as de não saudáveis a saudáveis (de 1 a 10), foi impedida de continuar o seu projecto pelo município que gere o estabelecimento escolar.


Tudo começou em Abril. Com a ajuda do pai, Martha decidiu começar a colocar no seu blogue imagens das refeições servidas na sua cantina, criando uma lista de itens em que as 





classificava em termos de qualidade, de 1 a 10. O projecto e as fotografias tiveram a autorização da escola. No blogue cada imagem, normalmente com aspecto muito pouco apelativo, vinha acompanhada de um “comidómetro” (Food-o-meter), como o baptizou, em que a menina dizia se nesse dia a refeição era saudável, referia o preço e o número de cabelos encontrados.


Em pouco tempo, o blogue era visto por 100 mil pessoas, tendo nos últimos tempos alcançado um milhão de visionamentos, e até recebeu uma nota de encorajamento de Jamie Oliver, o famoso chef britânico tornado activista da comida saudável em meio escolar. Pouco tempo depois, os alunos da escola foram informados de que podiam comer quanta salada e fruta quisessem a acompanhar os seus almoços.


A aluna foi mais longe e começou a pedir a estudantes de todo o mundo para lhe mandarem fotos de refeições das suas escolas, com sucesso: lá estão imagens de pratos vindos dos EUA, Taiwan, Japão e Espanha, muitas com aspecto bastante mais saudável do que as de Martha. A menina decidiu então criar também um projecto em que cada leitor do blogue podia contribuir com dinheiro para fornecer refeições em África, chamado Mary’s Meal. Quando o blogue começou a ser noticiado nos jornais a controvérsia disparou, tendo alguns visto o blogue como uma crítica à má qualidade das refeições escolares e ao mau desempenho do pessoal da cozinha da escola em causa.


No seu último post, intitulado "Adeus", ontem, quinta-feira, Martha escreve que foi obrigada a abandonar o projecto, não porque a escola estivesse contra mas sim o município de Argyll e Bute, que gere o estabelecimento escolar: “A autarquia refuta os ataques ao seu serviço decatering escolar que culminou em títulos da imprensa que fizeram com que o pessoal da cozinha temesse perder os seus empregos”, lê-se. O município acrescentou que todas as refeições servidas na escola “estão de acordo com os padrões nutricionais nacionais”.


Certo é que a decisão de banir o blogue criou uma chuva de críticas nas rede social Facebook e Twitter e inclusivamente uma petição pela continuação do projecto.


Crianças portuguesas comeram mais fruta


Em Portugal, chegou ao fim a primeira edição do projecto "Heróis da Fruta – Lanche Escolar Saudável", promovido pela Associação Portuguesa Contra a Obesidade Infantil (APCOI), que envolveu 27.094 alunos de 1377 turmas de 546 jardins de infância e escolas básicas do 1.º ciclo. 


O objectivo foi criar um programa educativo estruturado para motivar as crianças até aos dez anos a comerem mais fruta diariamente, uma vez que, diz a associação em comunicado, o consumo diário de fruta fresca pelas crianças destas idades “se situa apenas nos 2% a nível nacional”.


Foram contabilizadas 158.654 porções de fruta ingeridas por 6980 crianças de 352 turmas, o que significa que, em média, “cada criança ingeriu 23 porções de fruta, ao longo de seis semanas consecutivas de intervenção”. Mário Silva, presidente e fundador da APCOI afirma que “houve um aumento efectivo de 26% no consumo diário de fruta em relação ao consumo que existia”. 


Segundo a Comissão Europeia, Portugal está entre os países europeus com maior número de crianças com excesso de peso: 32% das crianças portuguesas entre os seis e os oito anos têm excesso de peso e 14% são obesas, refere a associação. 
Fonte: Publico e sociedade

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Politica: RESISTÊNCIA POPULAR.

Diante das conjunturas políticas , que já são do conhecimento de todos, da nossa cidade Pres. Médici-MA,  na corrida eleitoral rumo a prefeitura em 2012! Vamos comentar os três Principais grupos políticos do nosso município.  Primeiro grupo : A atual Administração está no poder aquase 08 anos, e quer continuar com este projeto politíco hereditário. A família P. Holanda, está querendo garantir em 2012 mais 08 anos de Administração e no fim ficar mais 08 anos ou seja 24 anos seguido no poder, pela mesma família. Nesta Atual administração vemos que quase nada tem mudado na Saúde, na Educação cada dia pior, as poucas obras que tem 95% obras federais, também temos visto que só a família tem se destacado econômicamente,  não podemos contribuir com o continuísmos hereditário. Segundo grupo:   É uma expansão territorial Romano, é o grupo do atual Deputado Estadual Hemetério Weba que já comanda duas cidades, já teve no comando de outras cidades, já fez parte de administ...

Ossada humana é encontrada na zona rural de Presidente Médici-MA.

  Polícia Militar esteve no local, mas não há informações sobre identificação Uma ossada humana foi encontrada, em avançado estado de decomposição, na manhã desta terça-feira, dia 01, na sete, zona rural de Presidente Médici, próximo a MA 307 que Liga Presidente Médici a Cidade de Centro do Guilherme.  Portal Médici Notícias, recebeu imagens da ossada e roupas que pode ser da vítima , supostamente do sexo masculino. A vítima está trajando uma bermuda de cor escura  e camiseta escura com desenho e a frase: La casa de papel. Nenhum documento foi encontrado que possa identificar a vitima.

Conheça a história do Outeiro, BR 316 em Presidente Médici e o Alferes Pedro Teixeira

Outeiro A montanha que já foi chamada de Outeiro da Cruz e hoje é simplesmente conhecida por Outeiro "pode" ter sido o "ponto final" que até certo tempo existiu quase esquecido do caminho original do alferes, tenente, capitão-mor, general e marquês de Aquella Branca Pedro Teixeira. Pedro Teixeira Relata o historiador maranhense Martins, Robson Campos, em sua obra "Turiaçu de Ontem e de Hoje", que "saindo o desbravador Pedro Teixeira da cidade de Belém em 5 de março de