Pular para o conteúdo principal

Parlamentares pedem na Justiça bloqueio dos bens da Delta



Petição também requer que juiz impeça demissão e paralisação de obras.
Nesta quinta, CPI adiou decisão sobre quebra de sigilo fiscal da empresa.


Os senadores Pedro Taques (PDT-MT) e Ranfolfe Rodrigues (PSOL-AP), e o deputado federal Miro Teixeira (PDT-RJ) pediram nesta quinta-feira 
(24) à Justiça Federal em Brasília o bloqueio dos bens da construtora Delta. Investigações da Polícia Federal apontam influência do bicheiro Carlinhos Cachoeira, preso em fevereiro deste ano por suspeita de explorar jogos ilegais e de corrupção, nos contratos da empresa.
A PF também identificou repasses da construtora destinada a empresas fantasmas no Centro-Oeste, supostamente ligadas a Cachoeira. A Alberto & Pantoja Construções, que funcionaria numa oficina mecânica perto de Brasília, recebeu R$ 26 milhões. Na conta da Brava Contruções, segundo a polícia, outra empresa de fachada, entraram R$ 13 milhões.
A construtora disse, via assessoria de imprensa, que não comenta denúncias sobre contratos da gestão passada. O escândalo levou ao afastamento do então presidente da Delta, Fernando Cavendish, e à negociação para a aquisição pela holding J&F. A nova gestão, acrescentou, iniciou "rígido processo de auditoria", conduzida por uma terceirizada. Sobre o pedido de bloqueio de bens, a empresa também disse que não comentaria por ainda não haver decisão judicial.
O pedido de medida cautelar foi protocolado na 14ª Vara Federal de Brasília e inclui também pedido de liminar. Na petição, os parlamentares também querem que seja realizada uma intervenção judicial na construtora, que atua em diversas obras públicas federais e estaduais. O objetivo é impedir demissões e paralisação das obras, conforme explicou Taques.
"Nós pedimos a indisponibilidade dos bens da Delta e a nomeação de um interventor judicial para que ela não paralise as obras e para que mais de 30 mil empregados não fiquem sem colocação no mercado de trabalho", disse o senador.
CPI
Nesta quinta-feira (24), a Comissão Parlamentar Mista de Inquérito que investiga as relações de Cachoeira com políticos, autoridades e empresários adiou para a próxima terça-feira (29) a votação de um requerimento que pede a quebra do sigilo fiscal da construtora. Taques tentou incluir a votação do pedido nesta quinta, mas foi derrotado por parlamentares do PT, PSDB e PMDB, principalmente.
"É uma ação preparatória para uma ação popular. A CPI está demorando para tomar esta decisão. A União também está demorando para tomar esta decisão. Em sendo deferida a liminar, um juiz vai determinar a indisponibilidade dos bens e ela [Delta] não poderá negociar novos contratos", argumentou Taques.
De acordo com ele, com a medida, os parlamentares autores da ação esperam impedir que o patrimônio público que está em poder Delta, por meio das obras que ela realiza, seja desviado para empresas fantasmas. "A ideia é que, sendo deferida essa liminar nesta ação, o juiz determine a indisponibilidade dos bens da Delta e ela não possa mais negociar a não ser esses contratos que ela já possui com o governo federal", completou.
Na petição, os parlamentares afirmam que, a partir do deferimento da cautelar, irão ajuizar ação popular contra a empresa, num prazo de até 30 dias. Nesta ação, devem discutir a anulação dos atos administrativos de gestão e execução dos contratos firmados pela União com a Delta, cumulada com o ressarcimento dos danos e prejuízos que possam decorrer do não cumprimento dos contratos administrativos
.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Molequinhos e molequinhas

  Os tempos mudam o sentido até das nossas próprias lembranças divertidas quando, molequinhos e molequinhas, fazíamos – claro – molecagens, traquinagens, algumas inocentes e até outras nem tanto, admitamos, só que sempre ainda com aquele espírito infantil. Eram coisas de criança, perdoáveis, às vezes valendo um castigo, uma sova, um sabão. Ou uma suspensão na caderneta que precisava ser mostrada aos pais e voltar, assinada. Meu irmão outro dia me chamou a atenção de que anda percebendo que tem muita gente aí pela rua fazendo pequenas molecagens, gente grande, ou maiorzinha. Às vezes em grupos de dois, três; outras, mesmo sozinhos. Tipo apontar o céu como se ali estivesse acontecendo algo, e fazendo todo mundo olhar para cima. Ou passar e apontar para o seu pé, sem parar, seguindo adiante como se nada tivesse ocorrido. Coisinhas bobas, que até arrancam um sorriso daqueles bons em dias que

Blogueiros X Jornalistas

A anunciada briga entre jornalistas e blogueiros será acirrada, equilibrada e não há previsão de vencedor. O que posso dizer é que esta sendo excelente para ambas as partes, pois será um evento Darwinista, melhorando muito ambas as categorias. Motivo? Será disputada pelos elementos mais burros e tacanhos entre os envolvidos. Eu não vejo necessidade dessa guerra. Sei que há uma enorme má-vontade da imprensa para com os blogs, e os blogueiros adoram detonar jornalistas, mas sinceramente só consigo ver as atividades como complementares. O blog está para o jornal como a TV está para o jornal. Pode até aparentar mais agilidade, mas na pratica você vê a coisa acontecer na TV, mas espera o dia seguinte para ler o jornal e entender o que viu. Claro que hoje em dia não dá mais, ao menos para jornais online, segurar a notícia até o dia seguinte, mas mesmo assim o material do jornal necessariamente é mais elaborado que o do blog. “Incrível, passou um avião baixinho aqui em

Politica: RESISTÊNCIA POPULAR.

Diante das conjunturas políticas , que já são do conhecimento de todos, da nossa cidade Pres. Médici-MA,  na corrida eleitoral rumo a prefeitura em 2012! Vamos comentar os três Principais grupos políticos do nosso município.  Primeiro grupo : A atual Administração está no poder aquase 08 anos, e quer continuar com este projeto politíco hereditário. A família P. Holanda, está querendo garantir em 2012 mais 08 anos de Administração e no fim ficar mais 08 anos ou seja 24 anos seguido no poder, pela mesma família. Nesta Atual administração vemos que quase nada tem mudado na Saúde, na Educação cada dia pior, as poucas obras que tem 95% obras federais, também temos visto que só a família tem se destacado econômicamente,  não podemos contribuir com o continuísmos hereditário. Segundo grupo:   É uma expansão territorial Romano, é o grupo do atual Deputado Estadual Hemetério Weba que já comanda duas cidades, já teve no comando de outras cidades, já fez parte de administração anterior, aqu