Pular para o conteúdo principal

Código Florestal: Veta Dilma!


Sinto-me como tantos brasileiros que estão sendo apagados da história, apenas porque se opõe ao chamado desenvolvimentismo ou mais propriamente ao interesse econômico.
No início da década de 1970, haviam as famosas 7 Quedas, que deixaram de existir em favor da construção da usina bi-nacional de Itaipu.

Um pouco antes, na cidade onde nasci, foi sepultado a terra e as histórias de minha infância para em favor da usina de Salto Santiago.
As usinas e o desenvolvimentismo foram se acentuando.
Ninguém imaginava algumas décadas atrás de se implantar usinas hidrelétricas na região amazônica ou no centro-oeste. Igualmente, ninguém imaginava a substituição do plantio de feijão, de arroz, trigo, milho, pelas monoculturas do soja e da cana.
Sei que as paisagens foram sendo substituídas e cada vez mais rios e pessoas estão perdendo espaço e sendo contaminados.
Riqueza que não gera o desenvolvimento social é a mais vil manifestação da exploração humana e dos recursos naturais.
Os estados onde o agronegócio domina são também aqueles onde existe os maiores crimes ambientais.
O suposto desenvolvimentismo deve prezar pelo aumento da produção sem a necessidade de novas áreas, com a reposição das áreas indevidamente devastadas e a recuperação dos bens ambientais poluídos, além é claro, de dar uma função de responsabilidade social com a melhor divisão dos lucros advindos da exploração do patrimônio ambiental, já que constitucionalmente é de – todos – e, portanto, ainda que sobre uma propriedade particular, todos os brasileiros teriam direito a parte desse lucro obtido.
Veta Dilma, porque os que redigiram esse Código estão a serviço de interesses estranhos ao da maioria da sociedade, querem legitimar o ilegítimo cobrindo-o com as vestes da legalidade.
Veta Dilma que as futuras gerações vão te admirar muito mais, pois estará protegendo um direito que estão pretendendo subtrair.
Veta Dilma, que a natureza como mãe – que tu também és – vai poder continuar a cumprir sua missão de prover de vida este Brasil tão nosso e que alguns querem fazer-se senhores.
Economicamente os bens ambientais são tão ou mais compensadores que os vis interesses que movem os dispositivos deste Código.
Hilda Suzana Veiga Settineri
No Guerrilheiros Virtuais
l

Fonte: contextolivre.blogspot.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Molequinhos e molequinhas

  Os tempos mudam o sentido até das nossas próprias lembranças divertidas quando, molequinhos e molequinhas, fazíamos – claro – molecagens, traquinagens, algumas inocentes e até outras nem tanto, admitamos, só que sempre ainda com aquele espírito infantil. Eram coisas de criança, perdoáveis, às vezes valendo um castigo, uma sova, um sabão. Ou uma suspensão na caderneta que precisava ser mostrada aos pais e voltar, assinada. Meu irmão outro dia me chamou a atenção de que anda percebendo que tem muita gente aí pela rua fazendo pequenas molecagens, gente grande, ou maiorzinha. Às vezes em grupos de dois, três; outras, mesmo sozinhos. Tipo apontar o céu como se ali estivesse acontecendo algo, e fazendo todo mundo olhar para cima. Ou passar e apontar para o seu pé, sem parar, seguindo adiante como se nada tivesse ocorrido. Coisinhas bobas, que até arrancam um sorriso daqueles bons em dias que

Blogueiros X Jornalistas

A anunciada briga entre jornalistas e blogueiros será acirrada, equilibrada e não há previsão de vencedor. O que posso dizer é que esta sendo excelente para ambas as partes, pois será um evento Darwinista, melhorando muito ambas as categorias. Motivo? Será disputada pelos elementos mais burros e tacanhos entre os envolvidos. Eu não vejo necessidade dessa guerra. Sei que há uma enorme má-vontade da imprensa para com os blogs, e os blogueiros adoram detonar jornalistas, mas sinceramente só consigo ver as atividades como complementares. O blog está para o jornal como a TV está para o jornal. Pode até aparentar mais agilidade, mas na pratica você vê a coisa acontecer na TV, mas espera o dia seguinte para ler o jornal e entender o que viu. Claro que hoje em dia não dá mais, ao menos para jornais online, segurar a notícia até o dia seguinte, mas mesmo assim o material do jornal necessariamente é mais elaborado que o do blog. “Incrível, passou um avião baixinho aqui em

Politica: RESISTÊNCIA POPULAR.

Diante das conjunturas políticas , que já são do conhecimento de todos, da nossa cidade Pres. Médici-MA,  na corrida eleitoral rumo a prefeitura em 2012! Vamos comentar os três Principais grupos políticos do nosso município.  Primeiro grupo : A atual Administração está no poder aquase 08 anos, e quer continuar com este projeto politíco hereditário. A família P. Holanda, está querendo garantir em 2012 mais 08 anos de Administração e no fim ficar mais 08 anos ou seja 24 anos seguido no poder, pela mesma família. Nesta Atual administração vemos que quase nada tem mudado na Saúde, na Educação cada dia pior, as poucas obras que tem 95% obras federais, também temos visto que só a família tem se destacado econômicamente,  não podemos contribuir com o continuísmos hereditário. Segundo grupo:   É uma expansão territorial Romano, é o grupo do atual Deputado Estadual Hemetério Weba que já comanda duas cidades, já teve no comando de outras cidades, já fez parte de administração anterior, aqu