Pular para o conteúdo principal

Arnaldo Melo não descarta a possibilidade de criar municípios ainda este ano de 2011

Foto Materia
Arnaldo Melo




 
O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Arnaldo Melo (PMDB), declarou que a decisão do Tribunal de Justiça, favorável à Resolução Legislativa que estabelece critérios para criação de municípios, é uma demonstração de que o parlamento estadual está no caminho certo.
 
“Esse debate mostra que estamos trabalhando com responsabilidade. E a cada passo ficará ainda mais claro que tudo está sendo feito com muito critério”, declarou o presidente.
 
O pleno no TJ, por 13 votos a 10, indeferiu na última quarta-feira (24) o pedido de medida cautelar na Ação Direta de Inconstitucionalidade ajuizada pela seccional maranhense da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) contra a Resolução Legislativa que estabelece os critérios para a criação de municípios.
 
Arnaldo Melo avaliou como prerrogativa legítima a iniciativa da OAB de questionar um ato legislativo. Ele afirmou que a postura foi, desde o início, respeitada pela Casa. “Mantemos uma relação uma relação harmônica e respeitosa com a OAB”, disse.
 
O presidente afirmou ainda que a decisão do TJ não dissipou a necessidade de manter um trabalho junto ao Congresso Nacional com o objetivo de colocar ponto final ao impasse. Ele lembrou que essa postura também se reflete nas comunidades, que estão pressionando a bancada federal neste sentido.
 
Motivado pela pressão popular, Melo lembrou que, além de defender a Resolução Legislativa, chegou a conversar com o presidente da Câmara Federal, Marco Maia (PT-RS), sobre o assunto. “Sentimos a necessidade de dar uma resposta às comunidades”, declarou.
 
PRAZO
 
Durante a entrevista, Arnaldo Melo declarou que a Assembleia Legislativa continuará a analisar os 126 processos protocolados. Ele não descartou a possibilidade de criar municípios ainda este ano, estando aptos a realizarem eleições em 2012. “Nós estamos trabalhando para ver se fazemos ainda no próximo ano alguma eleição”, declarou. 
 
Segundo Arnaldo Melo, a lei eleitoral impossibilita a criação de municípios em ano de eleições. Assim, os processos podem tramitar normalmente até dezembro de 2011, que é ano pré-eleitoral. Por outro lado, o presidente assegurou que nada será feito de forma açodada.
 
“Nós temos que trabalhar dentro do que exige a Constituição Federal e a Resolução Legislativa, para que possamos encaminhar o pedido de plebiscito dentro do prazo hábil. Se isto não acontecer. O processo terá andado até onde for possível”, declarou. Caso não seja concluído em 2011, o processo será suspenso e retomado em 2013.
 
TRAMITAÇÃO
 
Todos os 126 processos protocolados estão sendo analisados por uma comissão técnica, que verifica a viabilidade de emancipação. Em seguida, os requerimentos serão encaminhados à Mesa Diretora e posteriormente avaliados pelas Comissões de Constituição e Justiça e de Assuntos Municipais.
 
Depois da análise das comissões temáticas, os processos voltam para a Mesa Diretora, que dará início à etapa de realização de audiências públicas nos municípios. “Será um processo de maturação político-administrativo, para as comunidades terem consciência da necessidade ou não de um desmembramento”, declarou Arnaldo Melo.
 
Após as audiências, o plenário da Casa deliberará sobre os pedidos de plebiscitos, que serão encaminhados ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE). Após a manifestação popular, o processo volta para a Assembleia Legislativa e, por fim, será apresentada a lei ordinária que cria um novo município

Fonte: Assembleia Legislativa do MA

Comentários

Unknown disse…
Esse Deputado, mais Pedro Fernande e Gastão Vieira, se candidatos a governador do Maranhão em 2014, qualquer um deles levará meu voto, tão somente esses.
Fábio Araújo disse…
Olá Pereira, parabéns peça coragem, eu não tenho coragem de votar nestes 03 se fosse candidatos a vereadores, imagine Gorvernadores, ficaria sem votar se fosse só estes ai.... Volte sempre e comente este espaço é nosso.

Postagens mais visitadas deste blog

Molequinhos e molequinhas

  Os tempos mudam o sentido até das nossas próprias lembranças divertidas quando, molequinhos e molequinhas, fazíamos – claro – molecagens, traquinagens, algumas inocentes e até outras nem tanto, admitamos, só que sempre ainda com aquele espírito infantil. Eram coisas de criança, perdoáveis, às vezes valendo um castigo, uma sova, um sabão. Ou uma suspensão na caderneta que precisava ser mostrada aos pais e voltar, assinada. Meu irmão outro dia me chamou a atenção de que anda percebendo que tem muita gente aí pela rua fazendo pequenas molecagens, gente grande, ou maiorzinha. Às vezes em grupos de dois, três; outras, mesmo sozinhos. Tipo apontar o céu como se ali estivesse acontecendo algo, e fazendo todo mundo olhar para cima. Ou passar e apontar para o seu pé, sem parar, seguindo adiante como se nada tivesse ocorrido. Coisinhas bobas, que até arrancam um sorriso daqueles bons em dias que

Blogueiros X Jornalistas

A anunciada briga entre jornalistas e blogueiros será acirrada, equilibrada e não há previsão de vencedor. O que posso dizer é que esta sendo excelente para ambas as partes, pois será um evento Darwinista, melhorando muito ambas as categorias. Motivo? Será disputada pelos elementos mais burros e tacanhos entre os envolvidos. Eu não vejo necessidade dessa guerra. Sei que há uma enorme má-vontade da imprensa para com os blogs, e os blogueiros adoram detonar jornalistas, mas sinceramente só consigo ver as atividades como complementares. O blog está para o jornal como a TV está para o jornal. Pode até aparentar mais agilidade, mas na pratica você vê a coisa acontecer na TV, mas espera o dia seguinte para ler o jornal e entender o que viu. Claro que hoje em dia não dá mais, ao menos para jornais online, segurar a notícia até o dia seguinte, mas mesmo assim o material do jornal necessariamente é mais elaborado que o do blog. “Incrível, passou um avião baixinho aqui em

Politica: RESISTÊNCIA POPULAR.

Diante das conjunturas políticas , que já são do conhecimento de todos, da nossa cidade Pres. Médici-MA,  na corrida eleitoral rumo a prefeitura em 2012! Vamos comentar os três Principais grupos políticos do nosso município.  Primeiro grupo : A atual Administração está no poder aquase 08 anos, e quer continuar com este projeto politíco hereditário. A família P. Holanda, está querendo garantir em 2012 mais 08 anos de Administração e no fim ficar mais 08 anos ou seja 24 anos seguido no poder, pela mesma família. Nesta Atual administração vemos que quase nada tem mudado na Saúde, na Educação cada dia pior, as poucas obras que tem 95% obras federais, também temos visto que só a família tem se destacado econômicamente,  não podemos contribuir com o continuísmos hereditário. Segundo grupo:   É uma expansão territorial Romano, é o grupo do atual Deputado Estadual Hemetério Weba que já comanda duas cidades, já teve no comando de outras cidades, já fez parte de administração anterior, aqu