Pular para o conteúdo principal

Educadores e estudantes vão às ruas exigir respeito à educação





 Em mais uma manifestação, organizada pelo Sindicato dos Trabalhadores da Educação Pública –SINPROESEMMA, os educadores mostraram que continuam fortes no movimento e ganharam adesões importantes como o apoio dos estudantes. Na marcha, eles ocuparam espaço de destaque, engrossando o coro dos educadores por educação com qualidade e negaram que estejam contra a luta dos trabalhadores, como foi afirmado em nota publicada nesta sexta-feira no jornais “ O Estado do Maranhão”, “O Imparcial” e “Jornal Pequeno”.
“Estamos apoiando, sim, o movimento dos educadores, porque a gente entende que é uma luta justa. O professor valorizado reflete positivamente na nossa educação”, enfatizou o estudante Maxsuel Silva, que compõe a representação maranhense na União Brasileira dos Estudantes Secundaristas – UBES. Da mesma opinião comungam outros líderes de entidades que representam os estudantes maranhenses, como a estudante Dayse Lisboa, presidente do Movimento Estudantil Independente.
“O que o governo coloca no jornal é uma inverdade. Estamos aqui, sim, apoiando a luta dos professores e fazemos um apelo: Governadora, atenda à reivindicação dos educadores, pois quando o professor é valorizado a nossa educação também melhora”, disse a representante da Central Estudantil de São Luís, Clarissa Almeida, indignada com a nota veiculada no jornal, a qual, segundo o estudante Maxsuel Silva, é assinada por entidades vinculadas ao governo, ligadas à Secretaria Estadual da Juventude, que tem como titular o deputado Roberto Costa. “Estudante não tem dinheiro para publicar nota em jornal”, destaca Maxsuel.
“É inadmissível que o governo permita uma paralisação de 24 dias e não chame a categoria para negociar uma saída. Ao invés disso, se ocupa em publicar notas mentirosas, como a questão do calendário escolar, que não foi planejado junto com os professores e força os trabalhadores - que já ganham mal - a dar aulas nos finais de semana”, enfatiza o membro do Conselho Estadual da Juventude, Ulisses Fernando, que também dá um recado à governadora: “É hora de descer do salto e sentar com os educadores para negociar”.
O representante do Sindicato dos Metalúrgicos, Joel Nascimento, também ajudou a fortalecer o ato dos educadores e manifestou repúdio à postura do judiciário maranhense, que quando trata de decidir contra os trabalhadores, age com rapidez. Ele defende que o governo, ao invés de tentar calar os educadores por meio da justiça, deveria estar mais preocupado em melhorar a estrutura das escolas, como propaga em campanha. “No Cegel, constatei que a estrutura da escola está sucateada”, frisa o sindicalista.

O diretor de Comunicação do SINPROESEMMA, Júlio Guterres, disse que está na hora de cobrar a presença da governadora Roseana Sarney nas mesas de negociação, para exigir o compromisso dela com a educação: “Queremos sentar com quem realmente tem o poder de decisão”. Segundo ele, na última reunião, receberam como resposta do chefe da Casa Civil, Luís Fernando, um balanço de que a greve é mais barato para o governo que atender as reivindicações da categoria.

O presidente do SINPROESEMMA, Júlio Pinheiro, agradeceu o apoio que recebeu de todos na manifestação: dos estudantes, dos pais de alunos, funcionários de escolas, concursados e excedentes e dos demais sindicalistas presentes no ato. “É uma demonstração de força”, disse Pinheiro. ´”E com essa força e com essa disposição que vamos conquistar direitos tão importantes para os trabalhadores, que historicamente sempre nos foram negados”, concluiu.

Júlio Pinheiro conclamou a todos que demonstrassem essa mesma força no próximo ato da greve, que será realizado na Assembléia Legislativa do Estado, na próxima terça-feira, dia 29, às 9h, onde os educadores vão solicitar o apoio de todos os parlamentares à causa dos profissionais de educação.



fonte: (Site Sinproesemma)    reproduzido por:  http://www.maranhaozinhocidade.com.br/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Molequinhos e molequinhas

  Os tempos mudam o sentido até das nossas próprias lembranças divertidas quando, molequinhos e molequinhas, fazíamos – claro – molecagens, traquinagens, algumas inocentes e até outras nem tanto, admitamos, só que sempre ainda com aquele espírito infantil. Eram coisas de criança, perdoáveis, às vezes valendo um castigo, uma sova, um sabão. Ou uma suspensão na caderneta que precisava ser mostrada aos pais e voltar, assinada. Meu irmão outro dia me chamou a atenção de que anda percebendo que tem muita gente aí pela rua fazendo pequenas molecagens, gente grande, ou maiorzinha. Às vezes em grupos de dois, três; outras, mesmo sozinhos. Tipo apontar o céu como se ali estivesse acontecendo algo, e fazendo todo mundo olhar para cima. Ou passar e apontar para o seu pé, sem parar, seguindo adiante como se nada tivesse ocorrido. Coisinhas bobas, que até arrancam um sorriso daqueles bons em dias que

Blogueiros X Jornalistas

A anunciada briga entre jornalistas e blogueiros será acirrada, equilibrada e não há previsão de vencedor. O que posso dizer é que esta sendo excelente para ambas as partes, pois será um evento Darwinista, melhorando muito ambas as categorias. Motivo? Será disputada pelos elementos mais burros e tacanhos entre os envolvidos. Eu não vejo necessidade dessa guerra. Sei que há uma enorme má-vontade da imprensa para com os blogs, e os blogueiros adoram detonar jornalistas, mas sinceramente só consigo ver as atividades como complementares. O blog está para o jornal como a TV está para o jornal. Pode até aparentar mais agilidade, mas na pratica você vê a coisa acontecer na TV, mas espera o dia seguinte para ler o jornal e entender o que viu. Claro que hoje em dia não dá mais, ao menos para jornais online, segurar a notícia até o dia seguinte, mas mesmo assim o material do jornal necessariamente é mais elaborado que o do blog. “Incrível, passou um avião baixinho aqui em

Politica: RESISTÊNCIA POPULAR.

Diante das conjunturas políticas , que já são do conhecimento de todos, da nossa cidade Pres. Médici-MA,  na corrida eleitoral rumo a prefeitura em 2012! Vamos comentar os três Principais grupos políticos do nosso município.  Primeiro grupo : A atual Administração está no poder aquase 08 anos, e quer continuar com este projeto politíco hereditário. A família P. Holanda, está querendo garantir em 2012 mais 08 anos de Administração e no fim ficar mais 08 anos ou seja 24 anos seguido no poder, pela mesma família. Nesta Atual administração vemos que quase nada tem mudado na Saúde, na Educação cada dia pior, as poucas obras que tem 95% obras federais, também temos visto que só a família tem se destacado econômicamente,  não podemos contribuir com o continuísmos hereditário. Segundo grupo:   É uma expansão territorial Romano, é o grupo do atual Deputado Estadual Hemetério Weba que já comanda duas cidades, já teve no comando de outras cidades, já fez parte de administração anterior, aqu