Pular para o conteúdo principal

NOTA DA ANEL MARANHÃO SOBRE ESCANDÂLO DA FAPEMA


Estourou no final de janeiro mais um escândalo envolvendo a Governadora Roseana Sarney (PMDB) com a concessão irregular de bolsas de auxilio à pesquisa da FAPEMA (Fundação de Amparo a Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão) à aliados políticos e cabos eleitorais durante o período da campanha eleitoral de 2010.
Entre os beneficiários encontram-se prefeitos, ex-prefeitos, dirigentes partidários de diversas siglas, incluindo o presidente do PT de São Luís, Fernando Magalhães e o assessor do vice-governador Washington Luís (PT), Paulo Romão.
Trata-se de mais um caso de corrupção no governo Roseana Sarney que envolveu pagamentos de até 32 mil reais para cada suposto “pesquisador” em troca de apoio político para garantir seu quarto mandato como governadora. Um verdadeiro mensalão da FAPEMA!
A comprovação dos pagamentos foi apresentada em diversos sites de notícias do Estado e no Portal de Transparência do próprio governo que até agora não deu explicações para o caso e tenta “abafar” o episódio impedindo qualquer investigação.
Nós da ANEL, defendemos a responsabilização de todos os envolvidos na concessão irregular de bolsas da FAPEMA e uma investigação profunda das contas da entidade para verificar os casos de fraude. As fraudes são mais um ataque do Governo Roseana Sarney à Educação e ao povo do Maranhão ao se utilizar eleitoralmente de uma entidade que deveria ter por objetivo o avanço da ciência e tecnologia, estimulando projetos que visem a melhoria das condições de vida da população do nosso Estado.
Para isso é necessário que a FAPEMA tenha independência administrativa e política do Governo, com um conselho escolhido democraticamente pelos membros da comunidade acadêmica. Do jeito que é hoje, vinculada diretamente a estrutura do Estado a FAPEMA é alvo fácil de maracutaias e interesses pessoais de grupos políticos.
Conclamamos estudantes, professores, técnicos administrativos e pesquisadores das instituições estaduais e federais de ensino do nosso Estado a mobilizarem-se contra mais este ataque do Governo Roseana Sarney à FAPEMA exigindo:
Punição aos envolvidos no mensalão da FAPEMA!
Autonomia política e administrativa da FAPEMA!
Por democracia na gestão da FAPEMA!
Conselho de representantes eleitos pela comunidade acadêmica do Estado!
Por Vias de Fatos 
REPRODUIDO     BALAIOMARANHAO http://balaiomaranhao.blogspot.com/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Conheça a história do Outeiro, BR 316 em Presidente Médici e o Alferes Pedro Teixeira

Outeiro A montanha que já foi chamada de Outeiro da Cruz e hoje é simplesmente conhecida por Outeiro "pode" ter sido o "ponto final" que até certo tempo existiu quase esquecido do caminho original do alferes, tenente, capitão-mor, general e marquês de Aquella Branca Pedro Teixeira. Pedro Teixeira Relata o historiador maranhense Martins, Robson Campos, em sua obra "Turiaçu de Ontem e de Hoje", que "saindo o desbravador Pedro Teixeira da cidade de Belém em 5 de março de

Ossada humana é encontrada na zona rural de Presidente Médici-MA.

  Polícia Militar esteve no local, mas não há informações sobre identificação Uma ossada humana foi encontrada, em avançado estado de decomposição, na manhã desta terça-feira, dia 01, na sete, zona rural de Presidente Médici, próximo a MA 307 que Liga Presidente Médici a Cidade de Centro do Guilherme.  Portal Médici Notícias, recebeu imagens da ossada e roupas que pode ser da vítima , supostamente do sexo masculino. A vítima está trajando uma bermuda de cor escura  e camiseta escura com desenho e a frase: La casa de papel. Nenhum documento foi encontrado que possa identificar a vitima.

Politica: RESISTÊNCIA POPULAR.

Diante das conjunturas políticas , que já são do conhecimento de todos, da nossa cidade Pres. Médici-MA,  na corrida eleitoral rumo a prefeitura em 2012! Vamos comentar os três Principais grupos políticos do nosso município.  Primeiro grupo : A atual Administração está no poder aquase 08 anos, e quer continuar com este projeto politíco hereditário. A família P. Holanda, está querendo garantir em 2012 mais 08 anos de Administração e no fim ficar mais 08 anos ou seja 24 anos seguido no poder, pela mesma família. Nesta Atual administração vemos que quase nada tem mudado na Saúde, na Educação cada dia pior, as poucas obras que tem 95% obras federais, também temos visto que só a família tem se destacado econômicamente,  não podemos contribuir com o continuísmos hereditário. Segundo grupo:   É uma expansão territorial Romano, é o grupo do atual Deputado Estadual Hemetério Weba que já comanda duas cidades, já teve no comando de outras cidades, já fez parte de administ...