Pular para o conteúdo principal

Roseana não cumpre no prazo uma de suas principais promessas de campanha: os 72 hospitais do Programa ‘Saúde é Vida’



A governadora Roseana Sarney (PMDB) iniciou o ano do “melhor governo da sua vida” sem cumprir dentro do prazo estabelecido uma de suas principais promessas de campanha: a entrega dos 72 hospitais do Programa ‘Saúde é Vida’.

Reeleita para mais quatro anos de mandato, Roseana prometeu durante a última campanha eleitoral e no ato de assinatura para a construção dos hospitais em setembro de 2009 – ao lado do então secretário de Saúde Ricardo Murad – , entregar os 72 hospitais funcionando, equipados e com quadro de pessoal até o final do ano passado (2010). (Veja aqui e aqui)

Todavia, iniciou-se o ano de 2011 e as obras dos hospitais ainda não foram concluídos. São 64 unidades de saúde com 20 leitos e outros oito hospitais de 50 leitos cada. Até agora apenas o Hospital de Lago dos Rodrigues ficou pronto.

Em nota, a Secretaria de Estado da Saúde informou que os outros 63 hospitais de pequeno porte estão com 90% das obras sendo concluídas e pagas, consoante com o cronograma físico-financeiro pré-estabelecido, e os equipamentos sendo licitados. Talvez a governadora não tomou soubesse desse cronograma antes de afirmar que entregaria todos em 2010.

“A partir do primeiro trimestre de 2011 começarão a ser equipados esses hospitais e até o término do semestre será feito o processo seletivo para a contratação do pessoal necessário a sua operacionalização”, diz o esclarecimento da SES.

Veja abaixo íntegra da nota enviada pela Secretaria de Saúde ao blog.

GOVERNO DO MARANHÃO

SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL

ESCLARECIMENTOS – SES

A governadora está honrando todos os seus compromissos de posse e foi muito além desses compromissos na área da saúde. Dos 64 hospitais de 20 leitos, um já foi entregue no município de Lago dos Rodrigues. Os outros 63 Hospitais de pequeno porte estão com 90% das obras sendo concluídas e pagas, consoante com o cronograma físico-financeiro pré-estabelecido, e os equipamentos sendo licitados. A partir do primeiro trimestre de 2011 começarão a ser equipados esses hospitais e até o término do semestre será feito o processo seletivo para a contratação do pessoal necessário a sua operacionalização.

O importante é destacar que não se trata de uma simples inauguração de hospitais. Sua efetiva operacionalização integra um projeto maior de fortalecimento e reorganização da atenção primária, onde atuarão na sua retaguarda, no seu suporte. Será estabelecido um perfil de patologias que podem ser atendidas, consoante seu nível de complexidade e estarão articulados e integrados aos hospitais regionais que dispõem de equipamentos e recursos humanos para realizarem procedimentos de média complexidade, os quais, por seu turno, estarão interligados aos hospitais de alta complexidade, via intranet, constituindo uma Rede de Atenção à Saúde-RAS e desenhando um novo Modelo de Atenção à saúde para o Maranhão.

A mesma situação ocorre com os Hospitais Regionais de 50 Leitos e as 10 Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), estas últimas construídas e equipadas em parceria com o Governo Federal e que são fundamentais no atendimento pré-hospitalar de urgência e emergência.

Publicado em Sem categoria | Deixar um comentário
Notas Rápidas
Publicado em 6 de janeiro de 2011 por John Cutrim
Roseana dá piti após saber das declarações de Monteiro

A governadora Roseana Sarney deu piti em Brasília (onde se encontra participando das articulações do PMDB por busca de espaço no segundo escalão do governo Dilma) depois que tomou conhecimento das declarações do Presidente do PT-MA Raimundo Monteiro, o qual afirmou ter se arrependido de ter apoiado a aliança PT/PMDB no Estado como também insatisfeito com a participação do partido do governo Roseana, divulgadas neste blog e que ganhou grande repercussão na blogosfera maranhense. Segundo uma fonte do Palácio dos Leões, Roseana teria ficado uma fera. Outro que ficou tiririca foi o senador José Sarney, que neste momento deve está com vontade tremenda de dá “uma canelada” no petista.

Vez para Remi

Edinho Lobão não quis interromper as férias e deixou o presidente regional do PMDB, Remi Ribeiro, assumir o Senado da República por trinta dias. Vai botar no currículo que já esteve no Senado. Mas também tem outros que estão na bica da espirradeira acreditando que ainda esperam assumir o Senado. Por isso que prestam muita atenção no senador Epitácio Cafeteira, que está na base da cadeira de rodas quando chega ao Senado. Só que Cafifa está com a pressão controlada com o chá de chuchu que dona Isabel Cafeteira não deixa faltar. Vai disputar a reeleição em 2014.


Comentários

BACABAL NOTICIAS disse…
PARABENS VOCE E UM GRANDE BLOGUEIRO NOBRE AMIGO E MERECE SER UM DOS LIDOS DO MARANHAO E DO MUNDO
MOREIRA NETO disse…
Muito boa a matéria, é lamentável que a Governadora tenha prometido algo impossível de executar até o término de 2010, a partir do meu ponto de vista isso foi na verdade uma estratégia para angariar votos, estratégia esta ilusionista, baixa e inescrupulosa, porém, isso não quer dizer que ela não entregue os Hospitais, vamos ver o que vai dar. Eu torço para que a população não se decepcione, afinal, a esperança é a última que morre! kk
Abraços.
Afinal de Contas. Que diabo foi que a Roseana Sarney prometeu, que ela tenha cumprido ?
branco show disse…
O Maranhão tem o governo que merece, o governo da mentira.
j.......... disse…
Olá amigo, Presidente Médici Noticias do dia a dia! É bom de mais...........Continue escrevendo, e nos mostrando a triste realidade no nosso pobre Estado governado, a décadas por Sarneys, que agora resolveram mentir dizendo que vão fazer o melhor governo da vida deles.....E teve gente que acreditou.........kkkkkk
Obrigada pela visita. Seja sempre bem vindo.
Abraços
Fábio Araújo disse…
Obrigado atodos que comentaram a matéria: Roseana não cumpre no prazo uma de suas principais promessas de campanha: os 72 hospitais do Programa ‘Saúde é Vida’ Todos estão de Parabéns, e o Maranhão está a espera deste Hospitais, e antes tarde que nunca. Será que vai ser entregue mesmo?

Postagens mais visitadas deste blog

Molequinhos e molequinhas

  Os tempos mudam o sentido até das nossas próprias lembranças divertidas quando, molequinhos e molequinhas, fazíamos – claro – molecagens, traquinagens, algumas inocentes e até outras nem tanto, admitamos, só que sempre ainda com aquele espírito infantil. Eram coisas de criança, perdoáveis, às vezes valendo um castigo, uma sova, um sabão. Ou uma suspensão na caderneta que precisava ser mostrada aos pais e voltar, assinada. Meu irmão outro dia me chamou a atenção de que anda percebendo que tem muita gente aí pela rua fazendo pequenas molecagens, gente grande, ou maiorzinha. Às vezes em grupos de dois, três; outras, mesmo sozinhos. Tipo apontar o céu como se ali estivesse acontecendo algo, e fazendo todo mundo olhar para cima. Ou passar e apontar para o seu pé, sem parar, seguindo adiante como se nada tivesse ocorrido. Coisinhas bobas, que até arrancam um sorriso daqueles bons em dias que

Blogueiros X Jornalistas

A anunciada briga entre jornalistas e blogueiros será acirrada, equilibrada e não há previsão de vencedor. O que posso dizer é que esta sendo excelente para ambas as partes, pois será um evento Darwinista, melhorando muito ambas as categorias. Motivo? Será disputada pelos elementos mais burros e tacanhos entre os envolvidos. Eu não vejo necessidade dessa guerra. Sei que há uma enorme má-vontade da imprensa para com os blogs, e os blogueiros adoram detonar jornalistas, mas sinceramente só consigo ver as atividades como complementares. O blog está para o jornal como a TV está para o jornal. Pode até aparentar mais agilidade, mas na pratica você vê a coisa acontecer na TV, mas espera o dia seguinte para ler o jornal e entender o que viu. Claro que hoje em dia não dá mais, ao menos para jornais online, segurar a notícia até o dia seguinte, mas mesmo assim o material do jornal necessariamente é mais elaborado que o do blog. “Incrível, passou um avião baixinho aqui em

Politica: RESISTÊNCIA POPULAR.

Diante das conjunturas políticas , que já são do conhecimento de todos, da nossa cidade Pres. Médici-MA,  na corrida eleitoral rumo a prefeitura em 2012! Vamos comentar os três Principais grupos políticos do nosso município.  Primeiro grupo : A atual Administração está no poder aquase 08 anos, e quer continuar com este projeto politíco hereditário. A família P. Holanda, está querendo garantir em 2012 mais 08 anos de Administração e no fim ficar mais 08 anos ou seja 24 anos seguido no poder, pela mesma família. Nesta Atual administração vemos que quase nada tem mudado na Saúde, na Educação cada dia pior, as poucas obras que tem 95% obras federais, também temos visto que só a família tem se destacado econômicamente,  não podemos contribuir com o continuísmos hereditário. Segundo grupo:   É uma expansão territorial Romano, é o grupo do atual Deputado Estadual Hemetério Weba que já comanda duas cidades, já teve no comando de outras cidades, já fez parte de administração anterior, aqu