Pular para o conteúdo principal

PIB do Maranhão cresce abaixo da média nacional, segundo pesquisa divulgada nesta quarta pelo IBGE




O Piauí foi o estado brasileiro que teve o maior crescimento real do Produto Interno Bruto (PIB) em 2008 (8,8%), embora tenha mantido uma participação relativamente baixa no PIB nacional (0,6%). O crescimento se deveu, em grande parte, aos resultados positivos da agricultura, cujo volume de 62,1% foi incrementado pela cultura de soja. Ceará e Goiás seguiram a mesma tendência, com variações de 8,5% e 8%, respectivamente, mas com maior representação no PIB (2% e 2,5%). As menores taxas ficaram com Sergipe (2,6%), Rio Grande do Sul (2,7%) e Amapá (2,9%).
Estes são dados apontados pelas Contas Regionais do Brasil 2004-2008, que revelaram, ainda, que a região Sudeste continua perdendo participação no PIB. A perda foi de 0,4 ponto percentual, um recuo em relação a 2007. Em seis anos, a queda foi de 0,7 ponto percentual. Já o Sul, apesar do decréscimo de 0,3 ponto percentual nos últimos seis anos, manteve a mesma participação em relação ao ano anterior, cerca de 16,6%. As demais regiões vêm ganhando participação desde 2002.
Apesar disso, a concentração ainda é forte no Brasil, já que, em 2008, oito estados detinham quase 80% do PIB nacional. Naquele ano, a participação de São Paulo era da ordem de 33%, mas esta apresenta tendência de queda desde 1995, quando era cerca de 37%. Mesmo assim, o estado registrou PIB recorde, ultrapassando pela primeira vez a marca de R$ 1 trilhão. Desde o início da série, os seis primeiros colocados no ranking

Maranhão - O Maranhão manteve-se na 16ª posição no ranking nacional em valor do PIB e o quarto maior PIB na região Nordeste, depois dos estados da Bahia, Pernambuco e Ceará. A participação do Maranhão no PIB nacional saltou de 1,2% para 1,3% e em termos de Nordeste 13,1%. Segundo o IBGE, oito estados concentram 80% do PIB nacional ? São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina, Bahia e Distrito Federal.

Conforme a apresentação do diretor de Estudos e Pesquisas do Imesc, Sadick Nahuz Neto, o maior crescimento do PIB no país foi registrado no estado do Piauí (8,8%), seguido do Ceará (8,5%), Goiás (8%), Mato Grosso (7,9%) e Espírito Santo (7,8%).

A economia maranhense em 2008 manteve a realidade de anos anteriores com alta concentração da pauta de exportações em apenas três commodities ? alumínio, soja e complexo ferro, principalmente ferro gusa ? o equivalente a 97,34% do valor comercializado para o mercado internacional.

Na composição do PIB maranhense de 2008, o setor de serviços respondeu por 60,9%, seguido da agropecuária com 22,2% e da indústria (16,9%). As participações do setor industrial e de serviços caíram em relação a 2007.



Agropecuária - No Nordeste, o Maranhão é o estado em que a agropecuária apresenta o maior peso na economia, tendo como principais responsáveis as atividades de lavoura temporária (45,3%), lavoura permanente (2,1%), silvicultura/exploração florestal (32,3%), pecuária (17,2%) e pesca (3,1%).

Com relação à indústria, foi registrado crescimento real em 2008 de 7,6%, puxado pela construção civil (16,8%) e pelo segmento industrial extrativista (18%). A indústria de transformação, com volume de 0,2%, perdeu participação no setor estadual, passando a representar 42,2% do valor adicionado industrial, frente a 45,4% em 2007.

Comentários

E com este governo ai vai crescer menos ainda!

Postagens mais visitadas deste blog

Molequinhos e molequinhas

  Os tempos mudam o sentido até das nossas próprias lembranças divertidas quando, molequinhos e molequinhas, fazíamos – claro – molecagens, traquinagens, algumas inocentes e até outras nem tanto, admitamos, só que sempre ainda com aquele espírito infantil. Eram coisas de criança, perdoáveis, às vezes valendo um castigo, uma sova, um sabão. Ou uma suspensão na caderneta que precisava ser mostrada aos pais e voltar, assinada. Meu irmão outro dia me chamou a atenção de que anda percebendo que tem muita gente aí pela rua fazendo pequenas molecagens, gente grande, ou maiorzinha. Às vezes em grupos de dois, três; outras, mesmo sozinhos. Tipo apontar o céu como se ali estivesse acontecendo algo, e fazendo todo mundo olhar para cima. Ou passar e apontar para o seu pé, sem parar, seguindo adiante como se nada tivesse ocorrido. Coisinhas bobas, que até arrancam um sorriso daqueles bons em dias que

Blogueiros X Jornalistas

A anunciada briga entre jornalistas e blogueiros será acirrada, equilibrada e não há previsão de vencedor. O que posso dizer é que esta sendo excelente para ambas as partes, pois será um evento Darwinista, melhorando muito ambas as categorias. Motivo? Será disputada pelos elementos mais burros e tacanhos entre os envolvidos. Eu não vejo necessidade dessa guerra. Sei que há uma enorme má-vontade da imprensa para com os blogs, e os blogueiros adoram detonar jornalistas, mas sinceramente só consigo ver as atividades como complementares. O blog está para o jornal como a TV está para o jornal. Pode até aparentar mais agilidade, mas na pratica você vê a coisa acontecer na TV, mas espera o dia seguinte para ler o jornal e entender o que viu. Claro que hoje em dia não dá mais, ao menos para jornais online, segurar a notícia até o dia seguinte, mas mesmo assim o material do jornal necessariamente é mais elaborado que o do blog. “Incrível, passou um avião baixinho aqui em

Politica: RESISTÊNCIA POPULAR.

Diante das conjunturas políticas , que já são do conhecimento de todos, da nossa cidade Pres. Médici-MA,  na corrida eleitoral rumo a prefeitura em 2012! Vamos comentar os três Principais grupos políticos do nosso município.  Primeiro grupo : A atual Administração está no poder aquase 08 anos, e quer continuar com este projeto politíco hereditário. A família P. Holanda, está querendo garantir em 2012 mais 08 anos de Administração e no fim ficar mais 08 anos ou seja 24 anos seguido no poder, pela mesma família. Nesta Atual administração vemos que quase nada tem mudado na Saúde, na Educação cada dia pior, as poucas obras que tem 95% obras federais, também temos visto que só a família tem se destacado econômicamente,  não podemos contribuir com o continuísmos hereditário. Segundo grupo:   É uma expansão territorial Romano, é o grupo do atual Deputado Estadual Hemetério Weba que já comanda duas cidades, já teve no comando de outras cidades, já fez parte de administração anterior, aqu