Pular para o conteúdo principal

Bolsonaro à frente de Lula e Michelle tem empate técnico

 O Instituto Paraná Pesquisas, nesta quinta-feira (28), divulgou números de um levantamento encomendado pelo Partido Progressista (PP), sobre o cenário eleitoral nacional no Brasil.

De acordo com a pesquisa, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) segue sendo o principal opositor do atual presidente Lula (PT), tanto que aparece à frente do petista e venceria um eventual confronto no 2º Turno.

Bolsonaro lidera com 37,1% das intenções de voto, enquanto Lula fica logo atrás com 35,3%. Considerando a margem de erro de 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos, os dois estão tecnicamente empatados. O estudo também revela a presença de outros candidatos, como o ex-ministro Ciro Gomes (PDT), com 7,5% das intenções de voto, a ministra Simone Tebet (MDB), com 6,1%, e o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), com 1,8%. Além disso, 8% dos entrevistados afirmaram que votariam em branco, nulo ou nenhum, enquanto 4,2% não souberam ou não quiseram responder.

Públicos – Bolsonaro demonstra vantagem sobre Lula em diversos segmentos do eleitorado, incluindo homens, eleitores entre 25 e 59 anos e aqueles com níveis de educação mais elevados, como ensino médio e ensino superior. No entanto, a maior diferença está entre os evangélicos, onde Bolsonaro lidera com 50% das intenções de voto contra 27,3% de Lula.

Por outro lado, Lula obtém vantagem entre os católicos, eleitores com ensino fundamental ou mais de 60 anos, jovens de 16 a 24 anos e mulheres. Ele também lidera nas regiões Nordeste, enquanto Bolsonaro se destaca no Sul, Sudeste e Norte/Centro-Oeste.

Segundo Turno – Em um cenário de segundo turno entre Bolsonaro e Lula, o ex-mandatário mantém uma pequena vantagem, com 41,7% das intenções de voto contra 41,6% de Lula. Nesse caso, 11,4% dos entrevistados optariam por votar em branco, nulo ou nenhum, e 5,3% não souberam ou não quiseram responder.

O levantamento, realizado entre os dias 18 e 22 de março de 2024, ouviu 2.024 eleitores em 162 municípios de 26 estados e do Distrito Federal. Clique aqui e veja na íntegra.

Outros nomes – Como Bolsonaro, hoje estaria inelegível, o levantamento testou outros nomes no enfrentamento contra Lula e quem teve o melhor desempenho foi a ex-primeira dama, Michelle Bolsonaro (PL). Ela nunca disputou uma eleição, mas foi testada em estudo de intenção de votos do Paraná Pesquisas e pontuou 43,4% contra 44,5% do petista.

Outros candidatos testados na pesquisa, todos pontuando numericamente abaixo de Michelle (às vezes na margem de erro) foram estes: os governadores de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos); Minas Gerais, Romeu Zema (Novo); Paraná, Ratinho Junior (PSD); e Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), além da senadora Tereza Cristina (PP-MS) e do próprio Ciro Nogueira. (blog do Jorge Aragão)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Molequinhos e molequinhas

  Os tempos mudam o sentido até das nossas próprias lembranças divertidas quando, molequinhos e molequinhas, fazíamos – claro – molecagens, traquinagens, algumas inocentes e até outras nem tanto, admitamos, só que sempre ainda com aquele espírito infantil. Eram coisas de criança, perdoáveis, às vezes valendo um castigo, uma sova, um sabão. Ou uma suspensão na caderneta que precisava ser mostrada aos pais e voltar, assinada. Meu irmão outro dia me chamou a atenção de que anda percebendo que tem muita gente aí pela rua fazendo pequenas molecagens, gente grande, ou maiorzinha. Às vezes em grupos de dois, três; outras, mesmo sozinhos. Tipo apontar o céu como se ali estivesse acontecendo algo, e fazendo todo mundo olhar para cima. Ou passar e apontar para o seu pé, sem parar, seguindo adiante como se nada tivesse ocorrido. Coisinhas bobas, que até arrancam um sorriso daqueles bons em dias que

Politica: RESISTÊNCIA POPULAR.

Diante das conjunturas políticas , que já são do conhecimento de todos, da nossa cidade Pres. Médici-MA,  na corrida eleitoral rumo a prefeitura em 2012! Vamos comentar os três Principais grupos políticos do nosso município.  Primeiro grupo : A atual Administração está no poder aquase 08 anos, e quer continuar com este projeto politíco hereditário. A família P. Holanda, está querendo garantir em 2012 mais 08 anos de Administração e no fim ficar mais 08 anos ou seja 24 anos seguido no poder, pela mesma família. Nesta Atual administração vemos que quase nada tem mudado na Saúde, na Educação cada dia pior, as poucas obras que tem 95% obras federais, também temos visto que só a família tem se destacado econômicamente,  não podemos contribuir com o continuísmos hereditário. Segundo grupo:   É uma expansão territorial Romano, é o grupo do atual Deputado Estadual Hemetério Weba que já comanda duas cidades, já teve no comando de outras cidades, já fez parte de administ...

FORA ROSENGANA

ROSEANA SARNEY JÁ ESTÁ COMENDO AS UNHAS, ANTES MESMO DE COMEÇ AR O HORÁRIO POLITICO NA TV. O QUE VOÇÊ ACHA QUE ELA VAI COMER NO DIA 3 DE OUTUBRO QUANDO SAIR O RESULTADOS DAS URNAS.