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segunda-feira, 6 de fevereiro de 2017

O Que é Gestão Escolar?

O termo Gestão Escolar foi criado para se diferenciar da expressão Administração Escolar e trazer para o contexto educacional elementos e conceitos fundamentais para aumentar a eficiência dos processos institucionais e melhorar o ensino.
Sendo assim, conforme destaca a especialista em educação Heloísa Lück, a Gestão escolar relaciona-se a uma atuação que foca em promover a organização, mobilização e articulação das condições essenciais para garantir o avanço do processo socioeducacional das instituições de ensino e possibilitar que elas promovam o aprendizado dos estudantes de forma efetiva.
A gestão escolar aborda questões concretas da rotina educacional e busca garantir que as instituições de ensino tenham as condições necessárias para cumprir seu papel principal: ensinar com qualidade e formar cidadãos com as competências e habilidades indispensáveis para sua vida pessoal e profissional.
O foco da gestão escolar é a orientação para resultados, busca pela liderança, motivação da equipe para alcançar os objetivos, ênfase na qualidade do currículo e foco na participação dos pais para atingir excelência no ensino.
A gestão se divide em 6 pilares principais que buscam a autonomia administrativa, financeira, pedagógica e a otimização de tempo e processos nas instituições de ensino regular e cursos. Esses pilares são interdependentes e o bom funcionamento entre essas
esferas é vital para a instituição. Sendo assim, o gestor deve dedicar-se com empenho em diferentes áreas de atuação.
Os 6 pilares da gestão de escolas e cursos:


1- GESTÃO ESCOLAR PEDAGÓGICA - 


A GESTÃO PEDAGÓGICA É O PILAR MAIS IMPORTANTE DA GESTÃO DE ESCOLAS E CURSOS, SEJAM ELES CURSOS PROFISSIONALIZANTES, CURSOS LIVRES, CURSOS DE IDIOMAS OU DE ENSINO SUPERIOR.


Afinal está diretamente ligada à atividade fim do setor educacional. Gerir essa área está relacionada com a organização e planejamento do sistema educacional, o gerenciamento de recursos humanos e a elaboração e execução de projetos pedagógicos. Também fica a cargo da gestão pedagógica estabelecer metas que tenham como foco melhorar as práticas educacionais nas instituições de ensino e descobrir outras maneiras de ensinar mais e melhor. Para garantir que toda essa didática funcione, é essencial a atuação dos líderes educacionais.
Os diretores e coordenadores de escolas e cursos são responsáveis por ações vitais para o desenvolvimento da instituição, tais como:
  • Articular as concepções, estratégias métodos e conteúdos no ambiente educacional
  • Definir as metas necessárias para otimização dos processos pedagógicos
  • Conseguir fazer com que os profissionais de ensino e a comunidade escolar assumam esse compromisso como seu o objetivo de melhorar a educação
  • Despertar no professor a vontade de ensinar e no aluno a vontade de aprender.
  • Avaliar o trabalho pedagógico exercido por professores e praticados na instituição
  • Estabelecer formas de envolver mais os docentes na educação
  • Criar um ambiente estimulante e motivador para a comunidade escolar
É importante também que o diretor escolar esteja em contato aberto com os educadores para estabelecer o foco da aprendizagem e promover a educação como um todo, dando atenção ao currículo escolar e metodologia de ensino em vigor e sugerindo eventuais mudanças.

2- GESTÃO ESCOLAR ADMINISTRATIVA - 

A GESTÃO ADMINISTRATIVA É REQUISITO PARA A QUALIDADE DA GESTÃO PEDAGÓGICA E DA EDUCAÇÃO

O objetivo da gestão escolar administrativa nos colégios e cursos é cuidar dos recursos físicos, financeiros e materiais da instituição, zelar pelos bens e garantir que eles sejam bem utilizados em prol do ensino. Para que ela funcione, é necessário estar atento às rotinas da secretaria, legislação educacional, processos educacionais, manutenção patrimonial e várias outras tarefas e atribuições fundamentais para que tudo flua bem e para que os professores tenham tudo o que precisam para ensinar com qualidade.
Entre as principais atribuições da gestão administrativa nas escolas e cursos estão:
  • Organizar e administrar os recursos físicos, materiais e financeiros da escola ou curso
  • Organizar a necessidade de compras, consertos e manutenção dos bens patrimoniais
  • Manter o inventário dos bens e patrimônios da instituição atualizados
  • Manter o ambiente limpo e organizado
  • Garantir a correta utilização dos materiais da instituição de ensino
  • Garantir  o cumprimento das leis, diretrizes e estatuto do colégio ou curso
  • Utilizar as tecnologias da informação para melhorar os processos de gestão em todos os segmentos da escola
    Gestão Escolar Administrativa
    Gestão Escolar Administrativa


Na escola conservadora, a gestão administrativa era considerada o eixo mais importante da gestão, pois acreditava-se que garantindo bons materiais e recursos o processo educacional fluiria naturalmente e o ensino seria de qualidade. Atualmente, com o amadurecimento dos processos educacionais, há um consenso  por parte dos gestores de que não basta apenas ter bons recursos. Para garantir a qualidade do ensino, é preciso saber utilizá-los. Ou seja, é preciso pensar instituição de forma inclusiva e abrangente, colocando a necessidade do aluno no centro do interesse da gestão e tendo os recursos materiais como ferramentas para alcançar as melhorias necessárias.

3- GESTÃO ESCOLAR FINANCEIRA  - 

SE POR UM LADO A GESTÃO ESCOLAR ADMINISTRATIVA LEVANTA AS NECESSIDADES DE COLÉGIOS E CURSOS, POR OUTRO, A GESTÃO FINANCEIRA ORGANIZA OS PROVENTOS, PRIORIZA OS GASTOS E DISTRIBUI DE FORMA ORDENADA O ORÇAMENTO DA INSTITUIÇÃO PARA QUE TODOS OS SETORES TENHAM AS SUAS NECESSIDADES ATENDIDAS.

Por isso, ter um setor financeiro capaz de tomar decisões rápidas e certeiras é fundamental para garantir que as áreas pedagógica e acadêmica funcionem bem e a escola cresça com segurança.
Especialistas em finanças educacionais apontam que 5 pilares precisam ser monitorados constantemente para colégios e cursos não irem à falência. São eles:
  • Calcular corretamente os gastos
  • Resumir as entradas e saídas financeiras da instituição – manter o fluxo de caixa organizado
  • Manter a inadimplência sob controle
  • Definir orçamentos por centro de custo
  • Prestar contas e dar retorno sobre os gastos
Uma gestão escolar financeira bem feita permite que a instituição de ensino consiga controlar suas contas à pagar e a receber, possa administrar seus custos fixos e, principalmente, possa controlar o número de alunos inadimplentes para tomar medidas corretivas antes que o problema se agrave. A gestão financeira deve andar de mãos dadas com a gestão administrativa para que os gastos sejam dimensionados de maneira correta. Para isso, você deve investir em ferramentas que possibilitem uma visão ampla e integrada de todos os setores da sua instituição. Os softwares de gestão escolar são uma boa escolha para manter tudo sob controle.

4- GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS NAS ESCOLAS E CURSOS - 

NENHUMA INSTITUIÇÃO PODE SER MELHOR DO QUE AS PESSOAS QUE NELA ATUAM E DO QUE A COMPETÊNCIA QUE PÕEM A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO.  HELOÍSA LÜCK

Além da gestão pedagógica, administrativa e financeira, a área de recursos humanos também deve ser uma preocupação constante no trabalho do gestor escolar. Afinal, por lidar diretamente com o relacionamento de alunos, funcionários, educadores e a comunidade de pais e responsáveis, ela representa uma área bastante sensível da gestão.
Além de manter o bom relacionamento entre todas as partes, a área da gestão escolar voltada para a administração dos recursos humanos tem como papel fundamental motivar a equipe de colaboradores e manter os professores engajados com o projeto de ensino adotado. O gestor deve criar um ambiente no qual todos se sintam estimulados para contribuir com o rendimento da escola ou curso como um todo.
Para garantir um bom entrosamento entre sua equipe, os líderes escolares devem:
  • Engajar os docentes com o ensino, a proposta da instituição e os resultados
  • Saber distribuir as tarefas entre os setores e pessoas
  • Investir em ferramentas que facilitem o trabalho da equipe
  • Incentivar a formação continuada e investir no aprimoramento dos  colaboradores
  • Avaliar os funcionários e orientá-los sobre como corrigir seus erros
  • Ressaltar os pontos fortes e parabenizar os colaboradores por seus acertos
  • Manter um clima de cooperação, entrosamento e respeito entre os colaboradores
Ou seja, no exercício de sua liderança, os diretores e coordenadores devem pautar seu trabalho de desenvolvimento humano na motivação da equipe, compartilhamento de responsabilidades, capacitação profissional, desenvolvimento de habilidades e, é claro, em uma comunicação eficiente para que todos estejam alinhados e trabalhando por um mesmo ideal.


 5- Gestão da comunicação - 
A gestão da comunicação está diretamente relacionada com a gestão escolar de recursos humanos, mas ela não se basta apenas em garantir que os colaboradores estejam satisfeitos e motivados. Ela se projeta para além dos muros das instituições e envolve toda a comunidade escolar.
Uma boa comunicação garante que:
  • Os  professores estejam alinhados com a proposta da instituição
  • Os setores saibam quais são suas prioridades
  • Os colaboradores entendam que suas tarefas influenciam na realização do todo
  • Os alunos se mantenham engajados e focados no aprendizado
  • Os pais entendam a importância do seu papel no processo de ensino
E também que os pais e responsáveis tenham um retorno adequado sobre o investimento que estão fazendo e vejam a instituição como sua parceira nessa difícil jornada que é educar e formar cidadãos de bem, preparados para o mercado de trabalho, e para a vida.  
Entre algumas tarefas competentes à área de comunicação no ambiente educacional estão:
  • Manter os responsáveis informados sobre as atividades da instituição
  • Manter os responsáveis  informados sobre as atividades e tarefas dos filhos
  • Informar aos responsáveis  se os alunos estão realizando as tarefas propostas pelos professores
  • Informar aos responsáveis sobre notas, frequência e ocorrências disciplinares dos alunos
  • Manter o aluno informado sobre o calendário de provas e atividades da instituição
  • Manter o aluno informado sobre eventos e comunicados da instituição
Por envolver e integrar todos os setores, realizar uma boa gestão da comunicação ajuda escolas e cursos a acabarem com problemas conhecidos na rotina escolar e desenvolver a sua instituição de ensino.
Entre os benefícios de ter um setor de comunicação atuante estão:
  • Prevenção da evasão 
  • Controle da indisciplina
  • Redução da inadimplência
  • Aumento da produtividade dos professores
  • Aumento  do engajamento dos alunos
  • Aproximação com os responsáveis
  • Melhora na relação entre a comunidade escolar
  • Aumento da confiança dos pais na instituição de ensino 

6- GESTÃO DE TEMPO E EFICIÊNCIA DOS PROCESSOS - 

POR ÚLTIMO, MAS NÃO MENOS IMPORTANTE, A GESTÃO DO TEMPO ESTÁ DIRETAMENTE RELACIONADA COM A PRODUTIVIDADE DOS SETORES E COM A EFICIÊNCIA DOS PROCESSOS DA INSTITUIÇÃO. OS SETORES DA ESCOLA FUNCIONAM COMO AS ENGRENAGENS DE UM RELÓGIO E, SE ALGO NÃO FUNCIONA, OU FUNCIONA MAL, GERA ATRASOS OU ATÉ A PARADA DOS PONTEIROS.

É comum que, por realizarem diariamente os mesmos processos, os professores e a área de secretaria acabem se acostumando com o modo de fazê-los e não percebam que algo está errado ou que poderia ser melhorado. Aproveitar bem o tempo de trabalho é saber utilizá-lo para realizar as atividades com maior prioridade na instituição, por isso, cabe ao diretor e ao coordenador escolar saber organizar, delegar e priorizar as tarefas de sua equipe para que seus dias sejam mais produtivos.
Como os bons relojoeiros, os gestores precisam manter os olhos e ouvidos bem atentos e prestar atenção em todas as etapas do processo para conseguir mapear e identificar quais engrenagens que atrasam ou prejudicam cada setor. Esse é um trabalho árduo, afinal essas  engrenagens podem ser tarefas, processos, modo de execução e até mesmo pessoas. Mas fazendo as perguntas certas, tudo fica mais fácil.
Vamos fazer um exercício. Pense em cada setor da sua instituição e pergunte-se:
  • Quais são os maiores problemas da minha escola ou curso hoje?
  • A quais setores esses problemas estão relacionados?
  • Quais tarefas demandam mais tempo para serem concluídas?
  • Quais tarefas envolvem muitos colaboradores?
  • Quais colaboradores estão envolvidos com essas tarefas?
  • Quais tarefas trazem mais retorno para a instituição?
  • Quais tarefas podem ser automatizadas?
  • Como posso tornar esses processos mais eficientes?
Esse é um exercício básico de reflexão que você pode realizar diariamente e com certeza vai ajudar muito a melhorar a sua gestão escolar Sabemos que fazer tudo funcionar em compasso depende da boa administração de muitos fatores e que isso demanda tempo. Mas gerir com excelência é se manter na busca constante pela desenvolvimento da equipe e pela melhoria dos processos e quanto mais você se esforçar, melhor serão os resultados da sua instituição.
Blog Administração

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