Empresa de fachada ganha primeiro contrato seis meses após ser criada e soma R$ 25 milhões com prefeituras maranhenses
“FF Empreendimentos” em apenas um ano e meio de idade mudou de nome três vezes; a empresa não possui nenhum veículo registado em seu nome e, mesmo assim, consegue contratos milionários de aluguel de carros em diversas prefeituras.

Local de registro da empresa no município de Vitório do Mearim é tudo de fachada…
R$ 25 milhões, esse é o valor dos 39 contratos que a empresa “FF Empreendimentos” possui com dez diferentes prefeituras maranhenses.
Em uma minuciosa apuração, o Blog do Domingos Costa descobriu que a empresa, na época em nome de Felipe Ferreira Araújo, já trocou de nome pelo menos três vezes desde a sua criação em 03 de setembro de 2020.
E de forma surpreendente, após ganhar seu primeiro contrato, em 24 março de 2021 [seis meses depois de ser criada], a “FF Empreendimentos” não parou mais de ‘abocanhar’ dinheiro público.
Entre os recursos usados pelas dez prefeituras as quais a empresa possui contratos, existem dinheiro municipal e também federais – das áreas da Saúde e Educação.
Entre as finalidades dos contratos, estão: prestação de serviço de locação de veículos, manutenção de prédios públicos, recuperação de estradas vicinais e até manutenção de iluminação pública.
O Blog do DC apurou que embora a empresa possua – no papel – contratos de locação de veículos como se fosse dona de dezenas de carros [tipo vans com capacidade para 16 pessoas, caminhonetes e carros passeios], no sistema do Detran-MA, a “FF Empreendimentos” não é detentora de nenhum veículo.
– Prefeituras
Até agora, segundo o Sistema de Acompanhamento de Contratações Públicas (Sacop) do Tribunal de Contas do Estado do Maranhão a empresa possui contratos com dez prefeituras, são elas: São Luís, Governador Nunes Freire, Pio XII, Vitória do Mearim, Guimarães, Tufilândia, Vila Nova dos Martírios, Presidente Médici, Pindaré-Mirim e Turilândia.
– Troca de nomes
Em apenas um ano e seis meses de idade, a empresa já possuiu três nomes diferentes. No dia 1º junho do ano passado, o nome empresarial era “Felipe F. Araújo Construções Eireli” e como nome fantasia “Ocidental Empreendimentos”, ocasião que passou a se chamar “F.F. Empreendimentos”.
Hoje, junto a Receita Federal, a empresa se chama “MMN Empreendimentos Eireli” inicias do nome Marcelino Maciel Neto – pessoa que aparece no CNPJ como o dono da empresa. O nome fantasia da empresa atualmente é “MM Empreendimentos”, conforme modificação feita no último dia 28 de janeiro deste ano.
Embora a empresa tenha sido criada em nome de Felipe Ferreira Araújo e hoje quem assina é Marcelino Maciel Neto, o verdadeiro líder de todo o esquema é o contador Pablo Odeon dos Santos Ladwing, ex-presidente do Instituto de Previdência dos Servidores Municiais de Vitória do Mearim, na gestão da então prefeita de Vitória do Mearim Dídima Coelho (MDB).
Aliás, o Blog do DC conseguiu identificar uma rede de empresas de fachada registradas apenas em um bairro de Vitória do Mearim comandada por Pablo Odeon e que possui contratos com inúmeras outras prefeituras.
– Outro lado
Todos os citados na reportagem foram procurados, mas o Blog do DC não conseguiu falar com nenhum. O espaço continua fraqueado.
Do blog www.domingoscosta.com.br
Comentários