Blog totalmente gospel de Presidente Médici-MA

domingo, 25 de junho de 2017

Autoconfiança é a “Cereja do Bolo” para uma Carreira de Sucesso!


Muito mais que habilidades técnicas, talento ou experiência, a autoconfiança é a “cereja do bolo” para o sucesso de qualquer pessoa na carreira e na vida.
O uso da metáfora não é por acaso, cereja do bolo é uma expressão que faz referência ao Grand finale — aquilo que enche os olhos, encanta e cativa. Capaz de separar homens de meninos. É o que te diferencia da concorrência.
Nas “olimpíadas da vida” existem pessoas disputando conosco, com currículo tão bom ou até melhor que o nosso. Para se destacar da multidão precisamos dar “a porrada” que a maioria não dá. Temos que ser diferentes para se destacar em um ambiente tão competitivo!
Depois de quase duas décadas em cargos de gestão e liderança, observando e treinando pessoas, pude comprovar quais são os comportamentos e atitudes que levam uma pessoa a seu próximo nível. Na prática, para que uma pessoa se destaque e chegue onde deseja, talento, inteligência e experiência são imprescindíveis, mas o ingrediente elementar é a autoconfiança.
POR QUE AUTOCONFIANÇA É TÃO IMPORTANTE?
Pense nas pessoas mais bem sucedidas que conhece. Presidentes, CEOs, gestores, artistas e chefes que já teve. O que eles têm em comum?
Todos têm um Mindset direcionado para autorrespeito, autoconfiança, autoestima e auto aprovação. Falam com segurança, confiança e propriedade. Você se sente seguro quando os ouve…
Você pode ser alguém de muita qualidade, com habilidade, expertise, talento e inteligência, contudo se for inseguro, tímido e hesitante no momento de “se vender”, de impressionar quem importa, então estará perdido.
A RECEITA DA AUTOCONFIANÇA
UM AVISO IMPORTANTE: se espera milagres ou soluções no modelo organizações Tabajara, aconselho parar de ler o texto aqui mesmo. Clique em outro site, blog, ou ligue em um daqueles números que encontramos nos poste pelas ruas prometendo trazer a pessoa amada em até três dias. Aqui a receita dará trabalho e requererá disciplina.
Vamos à receita: Bolo de sucesso com muito chocolate 
Ingredientes
  • 01 vida de preparação acadêmica (porque educação tem que ser continuada);
  • 03 xícaras de habilidades adquiridas na vida;
  • 04 medidas de engajamento;
  • 02 colheres de talento;
  • 01 pitada de humildade;
  • 01 porção de ambição (não ganância);
  • 01 pouco de vaidade;
  • Chocolate a gosto.
Prepare assim:
Bata sua preparação acadêmica até que comesse se integrar com a prática do dia-a-dia. Então, junte os demais ingredientes: primeiro o engajamento e depois suas habilidades. Misture bem até que as pessoas comecem a elogiar. Então adicione talento, humildade, um pouco de vaidade, ambição e chocolate a gosto (chocolate melhora o humor).
Pronto você tem um bolo muito bom. Mas agora vamos ao mais importante: a cereja do bolo!
AUTOCONFIANÇA
Não basta que o bolo seja bom, ele deve parecer bom. Primeiro come-se com os olhos, então compramos para experimentar.
No bolo comestível a cereja vem pronta da natureza, assim quem a acrescenta tem apenas o trabalho de escolher bem, pagar caro e depois acrescentá-la no pódio; no local mais alto do bolo.

Diferente da natureza a autoconfiança não vem pronta, temos que construí-la, desenvolvê-la. 
Para isso precisará de sete atitudes básicas:
Os sete passos para a autoconfiança
1 – CUIDE DE SUA MENTE
Sua mente não é você. Ela é uma ferramenta fantástica capaz de te levar para onde deseja ir e estar. Mas ela vai querer estar no controle todo o tempo. Conheça-a e Domine-a. Sua mente quer ser seu chefe e você precisa ser autônomo. Aprenda a identificar o impostor que habita em você.
2 – ENCONTRE EM VOCÊ OS MOTIVOS PARA A AUTOCONFIANÇA
Muitas pessoas são autoconfiantes diante de uma vida de posses — emprego, carro, casa, status social. Se perderem o que tem a autoconfiança acaba. É crucial que sua relação consigo mesmo não esteja ligada apenas a sua posição ou posses. A autoconfiança dever estar atrelada a quem você é hoje e não ao que você tem.
2.1. IMPORTE-SE COM QUE VOCÊ É HOJE: Não se sabote. Conheça-se, saiba o que te move. Expulse o sabotador interno que habita em você. Independente do que você foi no passado ou do quanto já errou, tenha certeza de quem você é agora e não deixe que seus pontos fortes seja coisas externas a você.
“Para ser o que sou hoje, fui vários homens e, se volto a encontrar-me com os homens que fui, não me envergonho deles”. Foram etapas do que sou [Goethe].
3 – CUIDADO AO SE COMPARAR COM OS OUTROS
A origem de todos os nossos males está na comparação. [Albert Camus].
Há pessoas que se acham inferiores quando se comparam com outras pessoas. Esse sentimento acaba com a autoconfiança. Você é uma pessoa única. Tem o seu jeito de ser e de fazer as coisas, esse é o seu DNA meu caro. Quando olha para o outro e o admira, esse sentimento deve servir como inspiração: se alguém fez você pode fazer. Mas nunca queira ser ele ou ela.
4 – EVITE A EXIGÊNCIA DA PERFEIÇÃO
O perfeccionismo é uma utopia que paralisa, acaba com a autoconfiança e com a felicidade. Esforce-se para fazer sempre o melhor e orgulhe-se do trabalho realizado. Feito é melhor que perfeito…
5- CUIDE DE SUA APARÊNCIA
Aparência é mega importante sim, nunca duvide disso. Invista em roupas atuais, propicias para cada momento. Compre sapatos legais, cuide dos dentes, esteja sempre cheiroso e com hálito refrescante. No trabalho se vista como as pessoas da posição que almeja estar.

6 – MELHORE SEU REPERTÓRIO
Conversar com que não tem conteúdo e parece um papagaio de repetição é desmotivador. Pessoas assim não encantam, não inovam e tendem a ser excluídos naturalmente do pódio. Repertório é conhecimento sobre assuntos gerais. Ler, estudar, ver vídeos e etc. te ajudará a melhorar o reportório e enriquecer o vocabulário.
7 – NÃO TENHA MEDO DE FRACASSAR
Não há pedagogo mais eficiente que o fracasso. Ter sucesso é correr riscos. Se você não está disposto a arriscar, esteja disposto a uma vida comum [Jim Rohn].
Quem tem medo de errar, ou se quando erra entra e depressão nunca será alguém de sucesso. Viver já é em si um ato muito perigoso (viva Guimarães Rosa).
“Ter sucesso é falhar repetidamente, mas sem perder o entusiasmo” –[Winston Churchill, político].
Okay. Agora sabemos como construir a cereja para colocar no topo de nosso bolo e encantar o mundo em nossa volta. A vida acolhe os que possuem autocontrole, autoestima e autoconfiança. Todo mundo quer estar perto de pessoas confiantes. Empresas contratam aqueles que têm essas qualidades.
Torne-se alguém assim e terá aquilo que precisa para diferenciar-se da boiada. A vida só será gentil se puder oferecer uma cereja no topo do seu bolo.
Por: Achiles Rodrigues - http://www.achilesrodrigues.com.br/

Nenhum comentário:

Seja você também seguidor do blog mais acessado de Presidente Médici-MA.