Blog totalmente gospel de Presidente Médici-MA

quarta-feira, 22 de junho de 2016

Brasil #Olímpico é muito Sul e Sudeste e pouco Nordeste. Maranhão nem se fala!

Delegação brasileira na cerimônia de
 abertura dos Jogos Pan-americanos em Toronto
Apenas duas regiões concentram a maioria dos atletas brasileiros que já têm vaga garantida nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. É o que mostra a lista do site oficial do COB (Comitê Olímpico Brasileiro) com os 222 esportistas de modalidades individuais já garantidos no maior evento esportivo do mundo. E a distribuição pelo Brasil não é proporcionalmente democrática. Desses, 165 atletas, ou 74,3% do total, são do Sul e do Sudeste, estados que têm, juntos, somente 56% da população brasileira - 14% e 42%, respectivamente, segundo dados do IBGE. 64 são de São Paulo, 55 do Rio de Janeiro, nove de Minas Gerais e seis do Espírito Santo. Já o Nordeste, sozinho, corresponde a 28% da população do país, mas, por enquanto, será representado nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro por 27 esportistas ou 12,16%. Pernambuco é quem dá o peso maior, com oito nomes. Depois vem Bahia-7, Paraíba-4, Ceará-3, Rio Grande do Norte-1, Alagoas-3 e Piauí-1.

Região com menor densidade demográfica, com 7%, o Centro-Oeste tem 19 atletas com vaga assegurada na Olimpíada, até o momento. O Norte, que tem 8% da população do país, tem cinco esportistas entre os já classificados. Completam a lista seis competidores que são de outros países, mas se nacionalizaram e vão defender o país anfitrião em agosto. 
Entre os estados que têm apenas um representante, além de RN e PI, está o Amapá. É de lá, da cidade de Laranja do Jari, um dos dois classificados para o taekwondo masculino: Venilton Teixeira, da categoria até 58kg.
O Amazonas é outro que só conta com uma atleta: Daynara de Paula, de Presidente Figueiredo, vai competir nos 100m borboleta e no 4x100m livre. E Luiz Altamir Melo, dos 400m livre, será o único de Boa vista (RR).
Sede dos Jogos Olímpicos, o Brasil terá uma delegação recorde no Rio de Janeiro. Ainda faltam algumas definições, mas, incluindo aqueles que serão convocados nos esportes coletivos, 449 vagas já estão garantidas para o país no maior evento esportivo do mundo. A data limite de inscrição é 18 de julho.
O COB já avisou que a meta é ficar no top 10 do quadro de medalhas. Os canais ESPN vão transmitir ao vivo os Jogos Olímpicos de 2016, em que 42 modalidades estarão em disputa. A cerimônia de abertura será no dia 5 de agosto e a de encerramento no dia 21.

Nenhum comentário:

Seja você também seguidor do blog mais acessado de Presidente Médici-MA.