
Corre a boca pequena nos corredores dos três Poderes do Maranhão que a cassação da governadora Roseana Sarney (PMDB) tem todas as chances de acontecer. Pensando nessa possibilidade, mas do que real, o presidente do Senado, José Sarney, não pensou duas vezes e pediu uma consulta jurídica com um dos melhores juristas na área para saber qual seria a melhor saída para a manutenção do poder, caso sua filha seja mesmo cassada.
O julgamento do mensalão e a posse do ministro Joaquim Barbosa na presidência do Supremo Tribunal Federal (STF) fizeram aumentar a preocupação do presidente do Senado. Sarney sabe que como o novo presidente do STF a cassação da filha passa a ser uma realidade.
Segundo fontes dos Leões, a melhor saída seria a renuncia da governadora e de seu vice. Assim quem assumiria o governo seria o presidente da Assembleia Legislativa, mas não seria o atual presidente Arnaldo Melo e, sim, o seu vice, o deputado licenciado, hoje na secretaria de saúde, Ricardo Murad. Para Arnaldo dá lugar a Ricardo já estaria em curso uma articulação para colocá-lo como conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE).
Durante a tentativa de antecipação da eleição da nova Mesa Diretora da Casa, Arnaldo encontrou barreiras, mas em cima da hora a antecipação foi aprovada e também em cima da hora surgiu um nome como vice-presidente, o de Ricardo Murad. A manobra causou desconfiança e as especulações não pararam. Logo ficou claro que se tratava de uma manobra pensando numa possível cassação de Roseana.
Na semana passada, Ricardo Murad teria se reunido com o presidente Arnaldo Melo na sala da presidência na Assembleia. A visita não estava na agenda oficial do presidente e não há confirmação sobre o encontro.
Trunfo
Homem de muita “sorte”, Sarney conta com trunfo para livrar a filha da cassação. O procurador da república, Roberto Gurgel deu o azar de ter que ser investigado pelo Senado por conta da CPI do Cachoeira. Para sair ileso da possível investigação, Gurgel só precisaria sentar sobre o processo de cassação de Roseana. No fim, todos ficam felizes….
Fonte: Blog do Marcelo Oliveira
Comentários