Pular para o conteúdo principal

Ucrânia convoca reservistas das Forças Armadas diante de iminente invasão russa

 


As Forças Armadas da Ucrânia emitiram nesta quarta-feira (23) uma ordem para mobilizar os reservistas, em claro movimento de preparo para combater uma invasão por Moscou. Kiev também pediu que seus cidadãos deixem a Rússia imediatamente.

A mobilização ocorre após a Rússia reconhecer a independência de duas regiões no leste ucraniano, controladas por separatistas pró-Moscou, e o Parlamento russo conceder permissão ao presidente Vladimir Putin para enviar tropas para a região.

“Reservistas de 18 a 60 anos serão chamados. A convocação começa hoje por um prazo máximo de um ano de serviço”, informaram as Forças Armadas da Ucrânia em mensagem publicada no Facebook.

Segundo o decreto assinado pelo presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, o reservista que não comparecer e nem apresentar justificativa para tal pode enfrentar sanções administrativas e criminais.

A Ucrânia possui cerca de 200 mil reservistas. A maioria deles serviu nos primeiros anos do conflito entre separatistas e forças de defesa ucranianas iniciado há oito anos.

Putin reconheceu formalmente na segunda-feira a independência das autoproclamadas “repúblicas” de Donetsk e Lugansk no leste da Ucrânia. A decisão praticamente enterrou os esforços diplomáticos das últimas semanas e ameaçou descarrilar as negociações de paz em torno do Acordo de Minsk, que tentava solucionar o conflito que já fez mais de 14 mil vítimas.

Após o reconhecimento da independência das regiões separatistas, o Parlamento russo autorizou Putin a enviar forças militares para cumprir “missões de paz” em Donetsk e Lugansk. Com isso, o presidente russo ganhou luz verde para mobilização de tropas para as duas regiões.

Ucrânia pede que cidadãos saiam da Rússia

Além de mobilizar os reservistas, o governo ucraniano pediu também nesta quarta-feira que seus

cidadãos deixem a Rússia imediatamente e evitem viajar para o país. Segundo o Ministério do Exterior da Ucrânia, a crescente ameaça de “agressão” russa dificulta o fornecimento de serviços consulares na Rússia. Estima-se que até 3 milhões de ucranianos vivam atualmente na Rússia.

O ministro do Exterior ucraniano, Dmytro Kuleba, reafirmou ainda seu apelo para que as potências ocidentais endurecem suas sanções contra a Rússia. Nesta terça-feira, a União Europeia e os Estados Unidos anunciaram medidas de retaliação a Moscou devido à postura do país em relação ao conflito no leste da Ucrânia.

Putin se diz aberto a solução diplomática

Putin afirmou nesta quarta-feira que estaria aberto a uma solução diplomática para o conflito. “O nosso país está sempre aberto ao diálogo direto e honesto para encontrar soluções diplomáticas para os problemas mais complexos”, afirmou num discurso televisivo transmitido por ocasião do Dia do Defensor da Pátria.

Ele disse, no entanto, que os interesses e a segurança do país “não são negociáveis”. A Rússia tem exigido aos países ocidentais garantias de que a Ucrânia nunca se tornará membro da OTAN.

Ao citar como ameaças à Rússia “o afrouxamento do sistema de controle de armas” e “as atividades militares da OTAN”, Putin alegou, mais uma vez, que as preocupações russas permanecem “sem resposta”.

Ele prometeu também continuar a desenvolver as capacidades do exército e da marinha, as “tecnologias digitais avançadas” e a inteligência artificial, tanto quanto as chamadas armas hipersônicas. (Com agências internacionais).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Molequinhos e molequinhas

  Os tempos mudam o sentido até das nossas próprias lembranças divertidas quando, molequinhos e molequinhas, fazíamos – claro – molecagens, traquinagens, algumas inocentes e até outras nem tanto, admitamos, só que sempre ainda com aquele espírito infantil. Eram coisas de criança, perdoáveis, às vezes valendo um castigo, uma sova, um sabão. Ou uma suspensão na caderneta que precisava ser mostrada aos pais e voltar, assinada. Meu irmão outro dia me chamou a atenção de que anda percebendo que tem muita gente aí pela rua fazendo pequenas molecagens, gente grande, ou maiorzinha. Às vezes em grupos de dois, três; outras, mesmo sozinhos. Tipo apontar o céu como se ali estivesse acontecendo algo, e fazendo todo mundo olhar para cima. Ou passar e apontar para o seu pé, sem parar, seguindo adiante como se nada tivesse ocorrido. Coisinhas bobas, que até arrancam um sorriso daqueles bons em dias que

Blogueiros X Jornalistas

A anunciada briga entre jornalistas e blogueiros será acirrada, equilibrada e não há previsão de vencedor. O que posso dizer é que esta sendo excelente para ambas as partes, pois será um evento Darwinista, melhorando muito ambas as categorias. Motivo? Será disputada pelos elementos mais burros e tacanhos entre os envolvidos. Eu não vejo necessidade dessa guerra. Sei que há uma enorme má-vontade da imprensa para com os blogs, e os blogueiros adoram detonar jornalistas, mas sinceramente só consigo ver as atividades como complementares. O blog está para o jornal como a TV está para o jornal. Pode até aparentar mais agilidade, mas na pratica você vê a coisa acontecer na TV, mas espera o dia seguinte para ler o jornal e entender o que viu. Claro que hoje em dia não dá mais, ao menos para jornais online, segurar a notícia até o dia seguinte, mas mesmo assim o material do jornal necessariamente é mais elaborado que o do blog. “Incrível, passou um avião baixinho aqui em

Politica: RESISTÊNCIA POPULAR.

Diante das conjunturas políticas , que já são do conhecimento de todos, da nossa cidade Pres. Médici-MA,  na corrida eleitoral rumo a prefeitura em 2012! Vamos comentar os três Principais grupos políticos do nosso município.  Primeiro grupo : A atual Administração está no poder aquase 08 anos, e quer continuar com este projeto politíco hereditário. A família P. Holanda, está querendo garantir em 2012 mais 08 anos de Administração e no fim ficar mais 08 anos ou seja 24 anos seguido no poder, pela mesma família. Nesta Atual administração vemos que quase nada tem mudado na Saúde, na Educação cada dia pior, as poucas obras que tem 95% obras federais, também temos visto que só a família tem se destacado econômicamente,  não podemos contribuir com o continuísmos hereditário. Segundo grupo:   É uma expansão territorial Romano, é o grupo do atual Deputado Estadual Hemetério Weba que já comanda duas cidades, já teve no comando de outras cidades, já fez parte de administração anterior, aqu