Pular para o conteúdo principal

PGR denuncia deputado bolsonarista por ofensas e ameaças ao ministro Alexandre de Moraes, do STF

A Procuradoria-Geral da República (PGR) denunciou, nesta terça-feira (14), o deputado federal Otoni de Paula (PSC-RJ) pelos crimes de difamação, injúria e coação no âmbito do inquérito que apura os atos democráticos. Trata-se da primeira acusação formal no escopo da referida investigação.
O inquérito tramita no Supremo Tribunal Federal (STF) e tem como relator o ministro Alexandre de Moraes, foi instaurado para identificar os responsáveis por ofensas e ameaças a integrantes da Corte e do Congresso Nacional, assim como as recentes manifestações antidemocráticas que pediam o fechamento de ambos os Poderes da República.

Na denúncia, a PGR ao supremo a fixação de um valor-base para eventual reparação de danos morais decorrentes dos crimes de difamação e injúria cometidos pelo parlamentar.
De acordo com a denúncia, assinada pelo vice-procurador-geral da República, Humberto Jacques, o parlamentar fluminense fez, em 16 de junho e 5 de julho passados, duas transmissões ao vivo pela internet, ocasião em que, por cinco vezes, imputou fatos afrontosos à reputação de Alexandre de Moraes e, por 19 vezes, ofendeu a dignidade e o decoro do magistrado.
Segundo a PGR, Otoni de Paula se valeu, em ambas as situações, de “violência moral e grave ameaça para coagir Moraes e, com isso, beneficiar a si mesmo e ao jornalista Oswaldo Eustáquio Filho, que também é alvo do inquérito dos atos antidemocráticos e foi preso por determinação de Moraes.
“As expressões intimidatórias utilizadas pelo denunciado escapam à proteção da imunidade parlamentar e atiçam seus seguidores nas redes sociais, de cujo contingente humano já decorreram investidas físicas contra o Congresso e o próprio Supremo”, afirmou o vice-procurador-geral na denúncia.
Um eventual pedido de afastamento de Otoni de Paula de suas funções parlamentares chegou a ser cogitado, mas Jacques afirmou que a PGR descartou tal medida “por confiar no caráter pedagógico imediato do processo penal em curso, reservando-se, contudo, o direito de formular o pedido na hipótese de necessária cautela”.
A PGR requer ao Supremo a expedição de ofícios ao Facebook, Twitter e Google para que preservem e enviem, em até cinco dias úteis, contados a partir da data da notificação, a íntegra do conteúdo dos vídeos em links identificados pelos investigadores.
São alvos do inquérito dos atos antidemocráticos vários aliados do presidente Jair Bolsonaro, como políticos, servidores públicos, empresários e youtubers.
Acreditar que o respectivo processo penal terá caráter pedagógico é desconhecer a realidade atual da política brasileira, que vem sendo afrontada por pessoas que, sob o manto de um mandato eletivo e movidas pela sabujice nauseante, atentam de forma recorrente contra a democracia e o Estado de Direito, como se no País o “vale tudo” reinasse soberano.
Fonte: Ucho.Info

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Molequinhos e molequinhas

  Os tempos mudam o sentido até das nossas próprias lembranças divertidas quando, molequinhos e molequinhas, fazíamos – claro – molecagens, traquinagens, algumas inocentes e até outras nem tanto, admitamos, só que sempre ainda com aquele espírito infantil. Eram coisas de criança, perdoáveis, às vezes valendo um castigo, uma sova, um sabão. Ou uma suspensão na caderneta que precisava ser mostrada aos pais e voltar, assinada. Meu irmão outro dia me chamou a atenção de que anda percebendo que tem muita gente aí pela rua fazendo pequenas molecagens, gente grande, ou maiorzinha. Às vezes em grupos de dois, três; outras, mesmo sozinhos. Tipo apontar o céu como se ali estivesse acontecendo algo, e fazendo todo mundo olhar para cima. Ou passar e apontar para o seu pé, sem parar, seguindo adiante como se nada tivesse ocorrido. Coisinhas bobas, que até arrancam um sorriso daqueles bons em dias que

Blogueiros X Jornalistas

A anunciada briga entre jornalistas e blogueiros será acirrada, equilibrada e não há previsão de vencedor. O que posso dizer é que esta sendo excelente para ambas as partes, pois será um evento Darwinista, melhorando muito ambas as categorias. Motivo? Será disputada pelos elementos mais burros e tacanhos entre os envolvidos. Eu não vejo necessidade dessa guerra. Sei que há uma enorme má-vontade da imprensa para com os blogs, e os blogueiros adoram detonar jornalistas, mas sinceramente só consigo ver as atividades como complementares. O blog está para o jornal como a TV está para o jornal. Pode até aparentar mais agilidade, mas na pratica você vê a coisa acontecer na TV, mas espera o dia seguinte para ler o jornal e entender o que viu. Claro que hoje em dia não dá mais, ao menos para jornais online, segurar a notícia até o dia seguinte, mas mesmo assim o material do jornal necessariamente é mais elaborado que o do blog. “Incrível, passou um avião baixinho aqui em

Politica: RESISTÊNCIA POPULAR.

Diante das conjunturas políticas , que já são do conhecimento de todos, da nossa cidade Pres. Médici-MA,  na corrida eleitoral rumo a prefeitura em 2012! Vamos comentar os três Principais grupos políticos do nosso município.  Primeiro grupo : A atual Administração está no poder aquase 08 anos, e quer continuar com este projeto politíco hereditário. A família P. Holanda, está querendo garantir em 2012 mais 08 anos de Administração e no fim ficar mais 08 anos ou seja 24 anos seguido no poder, pela mesma família. Nesta Atual administração vemos que quase nada tem mudado na Saúde, na Educação cada dia pior, as poucas obras que tem 95% obras federais, também temos visto que só a família tem se destacado econômicamente,  não podemos contribuir com o continuísmos hereditário. Segundo grupo:   É uma expansão territorial Romano, é o grupo do atual Deputado Estadual Hemetério Weba que já comanda duas cidades, já teve no comando de outras cidades, já fez parte de administração anterior, aqu