Pular para o conteúdo principal

Brasil #Olímpico é muito Sul e Sudeste e pouco Nordeste. Maranhão nem se fala!

Delegação brasileira na cerimônia de
 abertura dos Jogos Pan-americanos em Toronto
Apenas duas regiões concentram a maioria dos atletas brasileiros que já têm vaga garantida nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. É o que mostra a lista do site oficial do COB (Comitê Olímpico Brasileiro) com os 222 esportistas de modalidades individuais já garantidos no maior evento esportivo do mundo. E a distribuição pelo Brasil não é proporcionalmente democrática. Desses, 165 atletas, ou 74,3% do total, são do Sul e do Sudeste, estados que têm, juntos, somente 56% da população brasileira - 14% e 42%, respectivamente, segundo dados do IBGE. 64 são de São Paulo, 55 do Rio de Janeiro, nove de Minas Gerais e seis do Espírito Santo. Já o Nordeste, sozinho, corresponde a 28% da população do país, mas, por enquanto, será representado nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro por 27 esportistas ou 12,16%. Pernambuco é quem dá o peso maior, com oito nomes. Depois vem Bahia-7, Paraíba-4, Ceará-3, Rio Grande do Norte-1, Alagoas-3 e Piauí-1.

Região com menor densidade demográfica, com 7%, o Centro-Oeste tem 19 atletas com vaga assegurada na Olimpíada, até o momento. O Norte, que tem 8% da população do país, tem cinco esportistas entre os já classificados. Completam a lista seis competidores que são de outros países, mas se nacionalizaram e vão defender o país anfitrião em agosto. 
Entre os estados que têm apenas um representante, além de RN e PI, está o Amapá. É de lá, da cidade de Laranja do Jari, um dos dois classificados para o taekwondo masculino: Venilton Teixeira, da categoria até 58kg.
O Amazonas é outro que só conta com uma atleta: Daynara de Paula, de Presidente Figueiredo, vai competir nos 100m borboleta e no 4x100m livre. E Luiz Altamir Melo, dos 400m livre, será o único de Boa vista (RR).
Sede dos Jogos Olímpicos, o Brasil terá uma delegação recorde no Rio de Janeiro. Ainda faltam algumas definições, mas, incluindo aqueles que serão convocados nos esportes coletivos, 449 vagas já estão garantidas para o país no maior evento esportivo do mundo. A data limite de inscrição é 18 de julho.
O COB já avisou que a meta é ficar no top 10 do quadro de medalhas. Os canais ESPN vão transmitir ao vivo os Jogos Olímpicos de 2016, em que 42 modalidades estarão em disputa. A cerimônia de abertura será no dia 5 de agosto e a de encerramento no dia 21.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Politica: RESISTÊNCIA POPULAR.

Diante das conjunturas políticas , que já são do conhecimento de todos, da nossa cidade Pres. Médici-MA,  na corrida eleitoral rumo a prefeitura em 2012! Vamos comentar os três Principais grupos políticos do nosso município.  Primeiro grupo : A atual Administração está no poder aquase 08 anos, e quer continuar com este projeto politíco hereditário. A família P. Holanda, está querendo garantir em 2012 mais 08 anos de Administração e no fim ficar mais 08 anos ou seja 24 anos seguido no poder, pela mesma família. Nesta Atual administração vemos que quase nada tem mudado na Saúde, na Educação cada dia pior, as poucas obras que tem 95% obras federais, também temos visto que só a família tem se destacado econômicamente,  não podemos contribuir com o continuísmos hereditário. Segundo grupo:   É uma expansão territorial Romano, é o grupo do atual Deputado Estadual Hemetério Weba que já comanda duas cidades, já teve no comando de outras cidades, já fez parte de administ...

Ossada humana é encontrada na zona rural de Presidente Médici-MA.

  Polícia Militar esteve no local, mas não há informações sobre identificação Uma ossada humana foi encontrada, em avançado estado de decomposição, na manhã desta terça-feira, dia 01, na sete, zona rural de Presidente Médici, próximo a MA 307 que Liga Presidente Médici a Cidade de Centro do Guilherme.  Portal Médici Notícias, recebeu imagens da ossada e roupas que pode ser da vítima , supostamente do sexo masculino. A vítima está trajando uma bermuda de cor escura  e camiseta escura com desenho e a frase: La casa de papel. Nenhum documento foi encontrado que possa identificar a vitima.

Conheça a história do Outeiro, BR 316 em Presidente Médici e o Alferes Pedro Teixeira

Outeiro A montanha que já foi chamada de Outeiro da Cruz e hoje é simplesmente conhecida por Outeiro "pode" ter sido o "ponto final" que até certo tempo existiu quase esquecido do caminho original do alferes, tenente, capitão-mor, general e marquês de Aquella Branca Pedro Teixeira. Pedro Teixeira Relata o historiador maranhense Martins, Robson Campos, em sua obra "Turiaçu de Ontem e de Hoje", que "saindo o desbravador Pedro Teixeira da cidade de Belém em 5 de março de