Blog totalmente gospel de Presidente Médici-MA

segunda-feira, 20 de abril de 2015

A HISTÓRIA DA #TV NO BRASIL


A televisão no Brasil foi inaugurada em 18 de setembro de 1950, trazida por Assis Chateaubriand que fundou o primeiro canal de televisão no país, a TV Tupi em São Paulo e em 20 de janeiro de 1951, entra no ar a TV Tupi no Rio. A transmissão sofreu problemas, os aparelhos eram escassos e a programação uma incógnita. Ainda assim, inaugurou-se uma nova relação do brasileiro com o mundo da imagem. Desde então a televisão cresceu no país e hoje representa um fator importante na cultura popular moderna da sociedade brasileira. 
Em 1946, são distribuídas, pelo governo de Eurico Gaspar Dutra, as primeiras concessões e é lançada a pedra fundamental para a construção do primeiro transmissor de televisão no Brasil. E Assis Chateaubriand tem interesse em inaugurar a primeira emissora de televisão na América Latina, ele decide inaugurar o primeiro canal em São Paulo. Encomenda nos Estados Unidos a aparelhagem necessária para a montagem da emissora já pronta, bastando para o funcionamento a instalação. Em julho de 1950, a encomenda chega de navio ao Porto de Santos e é acompanhada até a capital por artistas das Emissoras Associadas em São Paulo, numa carreata histórica. 
Em 18 de setembro de 1950, a televisão finalmente é inaugurada no Brasil, em São Paulo, em uma cerimônia considerada hoje simplória para a ocasião em questão. Assis Chateaubriand instala vários aparelhos pela cidade para que o povo conheça o que é televisão. Naquele mesmo dia, é exibido um show que é considerado o primeiro programa da televisão no Brasil, TV na Taba, numa alusão aos primeiros moradores de nosso país. Em 1951, a televisão não contava ainda com propagandas comerciais, assim o intervalo entre um programa e outro era preenchido com números musicais filmados, para dar tempo de se modificar o cenário para a atração seguinte. 
Assis Chateaubriand
Hoje a TV, não importa onde seja o lar, uma modesta casa de quarto e sala ou um sofisticado apartamento: lá reinará um aparelho de televisão. Com tela de alta definição, acesso aos canais pagos ou simplesmente um antigo modelo movido a óleo, a televisão é onipresente na nossa sociedade. Nenhum outro meio de comunicação foi mais presente ou influente do que a TV. Todas as famílias possuem um aparelho de TV no qual assistem a telejornais, novelas e jogos de futebol. Aos 60 anos, a TV brasileira acumula elogios como uma das melhores do mundo. continua soberana em 95% dos lares brasileiros em plena era da internet. 

Nenhum comentário:

Seja você também seguidor do blog mais acessado de Presidente Médici-MA.