Pular para o conteúdo principal

Como é que Pedro Novais chegou a ser ministro?


Pouco importa se o quinto ministro do governo Dilma Rousseff vai cair hoje, amanhã ou na semana que vem.
O que me pergunto é como um político proviciano, de carreira medíocre , absolutamente desconhecido até ser nomeado, embora veterano na Câmara Federal, chegou a ser Ministro do Turismo no Brasil.
Sabemos apenas que Pedro Novais, 81 anos, é do Maranhão, pertence ao PMDB de José Sarney e chegou ao ministério levado pelas mãos de Henrique Alves, o eterno líder do partido na Câmara, que há décadas maneja os córdeis do poder parlamentar.
No momento em que escrevo, Novais já pode até ter sido saído ou pedido para sair do ministério. Que diferença isso vai fazer para os destinos do país?Alguém vai deixar de investir ou investir mais no Brasil, o dólar vai subir ou cair, a Bolsa será abalada?
Só ficamos sabendo da sua existência em dezembro, logo após a sua nomeação, quando foi denunciado pela imprensa por pagar as contas de uma festinha promovida num motel em São Luís com dinheiro público.
Não deveria, portanto, nem ter entrado. Devolveu o dinheiro, mas isso não impediu que virasse uma das 39 excelências da Esplanada dos Ministérios.
No mês passado, escapou da "faxina" que levou à prisão um bando homiziado no Ministério do Turismo, alegando que os "malfeitos" (êta palavrinha da moda...) eram de responsabilidade da administração anterior.
Esta semana, a "Folha" revelou que Novais tem o hábito de sustentar sua criadagem particular com dinheiro do Tesouro Nacional, que paga a governanta e o chofer da nobre família.
Como tantos outros homens ditos públicos, o ministro deve achar isso a coisa mais normal do mundo. A confusão entre público e particular é tamanha que ele é capaz de perguntar se o próprio PMDB está pedindo sua cabeça "só por uma bobagenzinha dessas".
E não há perigo de melhorar. Os dois nomes cogitados entre os peemedebistas para o lugar de Novais são os de Geddel Vieira Lima, diretor da Caixa, e Moreira Franco, ministro da Secretaria de Assuntos Estratégicos, que a presidente Dilma relutou em aceitar na montagem do seu governo, mas são da confiança do vice presidente Michel Temer.
Em nome da governabilidade, ela ainda não teve uma semana de sossêgo com este ministério frankstein loteado entre os partidos aliados, onde o que menos importa é o prontuário e o currículo dos nomeados, mas apenas quantos votos eles garantem no Congresso.
 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Politica: RESISTÊNCIA POPULAR.

Diante das conjunturas políticas , que já são do conhecimento de todos, da nossa cidade Pres. Médici-MA,  na corrida eleitoral rumo a prefeitura em 2012! Vamos comentar os três Principais grupos políticos do nosso município.  Primeiro grupo : A atual Administração está no poder aquase 08 anos, e quer continuar com este projeto politíco hereditário. A família P. Holanda, está querendo garantir em 2012 mais 08 anos de Administração e no fim ficar mais 08 anos ou seja 24 anos seguido no poder, pela mesma família. Nesta Atual administração vemos que quase nada tem mudado na Saúde, na Educação cada dia pior, as poucas obras que tem 95% obras federais, também temos visto que só a família tem se destacado econômicamente,  não podemos contribuir com o continuísmos hereditário. Segundo grupo:   É uma expansão territorial Romano, é o grupo do atual Deputado Estadual Hemetério Weba que já comanda duas cidades, já teve no comando de outras cidades, já fez parte de administ...

Ossada humana é encontrada na zona rural de Presidente Médici-MA.

  Polícia Militar esteve no local, mas não há informações sobre identificação Uma ossada humana foi encontrada, em avançado estado de decomposição, na manhã desta terça-feira, dia 01, na sete, zona rural de Presidente Médici, próximo a MA 307 que Liga Presidente Médici a Cidade de Centro do Guilherme.  Portal Médici Notícias, recebeu imagens da ossada e roupas que pode ser da vítima , supostamente do sexo masculino. A vítima está trajando uma bermuda de cor escura  e camiseta escura com desenho e a frase: La casa de papel. Nenhum documento foi encontrado que possa identificar a vitima.

Conheça a história do Outeiro, BR 316 em Presidente Médici e o Alferes Pedro Teixeira

Outeiro A montanha que já foi chamada de Outeiro da Cruz e hoje é simplesmente conhecida por Outeiro "pode" ter sido o "ponto final" que até certo tempo existiu quase esquecido do caminho original do alferes, tenente, capitão-mor, general e marquês de Aquella Branca Pedro Teixeira. Pedro Teixeira Relata o historiador maranhense Martins, Robson Campos, em sua obra "Turiaçu de Ontem e de Hoje", que "saindo o desbravador Pedro Teixeira da cidade de Belém em 5 de março de