Pular para o conteúdo principal

MP quer cassar prefeito de Nova Olinda também por deepfake

 

O Ministério Público Eleitoral (MPE) ingressou com um novo pedido de cassação do prefeito de Nova Olinda do Maranhão, Ary Menezes Fernandes, e do vice Ronildo Costa de Carvalho. Desta vez, a ação tem como foco o uso de um vídeo falso (deepfake) que simulava apoio do presidente Luiz Inácio Lula da Silva durante a campanha eleitoral de 2024.

Os dois já foram cassados em primeiro grau por compra de votos, distribuição de materiais de construção, promessas de cargos, repasses em dinheiro e via Pix, além da doação de telhas. Mas recorrem no cargo.

De acordo com o novo parecer, a vitória da chapa — conquistada por apenas dois votos — teria sido obtida mediante fraude digital, abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação. O documento destaca que o vídeo manipulado foi exibido no evento “Carreta Cine Lula”, em 22 de setembro de 2024, e posteriormente divulgado nas redes sociais de Ary Menezes. O MPE afirma que a adulteração foi dolosa, consciente e determinante para o resultado final da eleição.

A investigação aponta que a falsificação está amplamente comprovada: o Partido dos Trabalhadores (PT) desmentiu oficialmente o vídeo; testemunhas confirmaram a manipulação; e até uma testemunha da defesa reconheceu ter notado a falsificação. O Ministério Público ressalta ainda que os próprios candidatos participaram do evento, discursaram e compartilharam o conteúdo nas redes sociais, evidenciando o propósito de enganar os eleitores.

Para o MPE, a conduta apresenta “gravidade extrema”, tanto pelo uso de tecnologia para fabricar um apoio inexistente do chefe do Executivo nacional, quanto pela diferença mínima de votos na disputa — apenas dois — em um município onde Lula obteve 80,48% dos votos no pleito presidencial de 2022. Na avaliação do órgão, a soberania popular foi corrompida e a vontade do eleitor, deturpada.

Com base nas provas reunidas, o Ministério Público Eleitoral reiterou o pedido de cassação dos mandatos de Ary Menezes e Ronildo Costa, além da declaração de inelegibilidade de ambos. O processo segue agora para decisão do juiz eleitoral da 80ª Zona, responsável por Nova Olinda do Maranhão. (blog do Gilberto Léda)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Conheça a história do Outeiro, BR 316 em Presidente Médici e o Alferes Pedro Teixeira

Outeiro A montanha que já foi chamada de Outeiro da Cruz e hoje é simplesmente conhecida por Outeiro "pode" ter sido o "ponto final" que até certo tempo existiu quase esquecido do caminho original do alferes, tenente, capitão-mor, general e marquês de Aquella Branca Pedro Teixeira. Pedro Teixeira Relata o historiador maranhense Martins, Robson Campos, em sua obra "Turiaçu de Ontem e de Hoje", que "saindo o desbravador Pedro Teixeira da cidade de Belém em 5 de março de

Ossada humana é encontrada na zona rural de Presidente Médici-MA.

  Polícia Militar esteve no local, mas não há informações sobre identificação Uma ossada humana foi encontrada, em avançado estado de decomposição, na manhã desta terça-feira, dia 01, na sete, zona rural de Presidente Médici, próximo a MA 307 que Liga Presidente Médici a Cidade de Centro do Guilherme.  Portal Médici Notícias, recebeu imagens da ossada e roupas que pode ser da vítima , supostamente do sexo masculino. A vítima está trajando uma bermuda de cor escura  e camiseta escura com desenho e a frase: La casa de papel. Nenhum documento foi encontrado que possa identificar a vitima.

Politica: RESISTÊNCIA POPULAR.

Diante das conjunturas políticas , que já são do conhecimento de todos, da nossa cidade Pres. Médici-MA,  na corrida eleitoral rumo a prefeitura em 2012! Vamos comentar os três Principais grupos políticos do nosso município.  Primeiro grupo : A atual Administração está no poder aquase 08 anos, e quer continuar com este projeto politíco hereditário. A família P. Holanda, está querendo garantir em 2012 mais 08 anos de Administração e no fim ficar mais 08 anos ou seja 24 anos seguido no poder, pela mesma família. Nesta Atual administração vemos que quase nada tem mudado na Saúde, na Educação cada dia pior, as poucas obras que tem 95% obras federais, também temos visto que só a família tem se destacado econômicamente,  não podemos contribuir com o continuísmos hereditário. Segundo grupo:   É uma expansão territorial Romano, é o grupo do atual Deputado Estadual Hemetério Weba que já comanda duas cidades, já teve no comando de outras cidades, já fez parte de administ...