
Galego Mota, prefeito de Dom Pedro é alvo do MP-MA.
O prefeito do município de Dom Pedro, Galego Mota (Solidariedade), virou alvo de investigação do Ministério Público após o promotor Xilon de Sousa Júnior converter a Notícia Fato nº 000839-509/2022 no Procedimento Administrativo nº 000839-509/2022.
O Ministério Público sustenta que a investigação objetiva apurar denúncia de que no Município de Dom Pedro, desde 2022 estão ocorrendo contratações de pessoas ligadas ao prefeito e seu grupo político sem qualquer critério.
“A apurar situação relatada em demanda constante do cadastro de manifestação desta Ouvidoria sob o protocolo nº 15839.04.2022, em que no Município de Dom Pedro, desde 2022 estão ocorrendo contratações de pessoal de forma aleatória, contratando pessoas a base do governo, sem qualquer meio de selecionar as pessoas mais capacitadas para os cargos”, relata o MP-MA.
O Promotor justifica que existe a real necessidade de continuação de coleta de provas para apuração da suposta existência de improbidade administrativa e/ou ação criminosa para posterior ingresso da ação civil pública ou penal competentes, ou, se for o caso, promover o arquivamento dos autos.
Xilon Júnior diz que a denúncia foi instaurada em 03 de maio de 2022, e, no entanto, já decorreu o prazo de mais de noventa dias sem que tenham sido completada as suas investigações. E, por essa razão, o promotor ressalta que de acordo com Resolução do Conselho Nacional do Ministério Público, o prazo para conclusão das investigações de Notícia de Fato é de 30 dias, prorrogáveis fundamentadamente, por até 90 (noventa) dias.
A Portaria da Promotoria de Dom Pedro de nº 32023 que investiga o caso foi publicada na edição do Diário Eletrônico do Ministério desta quarta-feira (15) na página 16.
Comentários