Pular para o conteúdo principal

Governo amplia capacidade do Sistema Penitenciário do Maranhão


O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap), abriu, em 2019, um total de 1.004 novas vagas no Sistema Penitenciário do Maranhão, resultado de construção das Unidades Prisionais de Ressocialização (UPR’S) de Pinheiro, São João dos patos e Colinas e também de reformas de ampliação de outros 11 estabelecimentos prisionais. Com essas entregas, o número de vagas atualmente no sistema carcerário é de 9.023.
Na última sexta-feira (20), o vice-governador do Maranhão, Carlos Brandão, o secretário da Seap, Murilo Andrade e o deputado federal Márcio Jerry, realizaram a inauguração de duas Unidades Prisionais de Ressocialização (UPR´s), de um total de seis que ainda estão sendo construídas e têm previsão de serem finalizadas até dezembro de 2020.
Na ocasião, foram entregues as UPR´s de Colinas (cidade distante 443 km da capital) e
São João dos Patos (cerca de 548 km de distância de São Luís). Juntas, elas totalizam 210 novas vagas no sistema prisional. Em janeiro, foi entregue a UPR de Pinheiro com a oferta de 150 vagas.
A UPR de Colinas iniciou as obras em julho de 2018. Ela, que foi construída em uma área de 610m², possui seis celas, cada uma com 15 vagas. A UPR de São João dos Patos tem 120 vagas, distribuídas em 8 celas, com 15 vagas em cada. A unidade prisional teve as obras iniciadas em maio de 2018 e conta com uma área de 688m².
Ambas as unidades possuem nas suas estruturas espaços com solário e encontros íntimos, salas no módulo administrativo para atendimento jurídico, psicológico e de saúde. Elas contam também com área de refeitório, sala de monitoramento, de identificação e biometria, local para visitantes, área de controle de acesso e de revista de alimentos, entre outros.
Atualmente, em todo o estado, existem 46 unidades penitenciárias em pleno funcionamento, o que inclui as recém-inauguradas UPR’S de Colinas e São João dos Patos.
Mais
A previsão é que sejam criadas mais 1.530 vagas com a entrega de unidades prisionais que serão construídas em São Luís e no interior do estado. Sendo elas, a construção da Penitenciária de Segurança Máxima em São Luís, a Unidade Prisional de Ressocialização São Luís 7 (UPSL7), a Unidade Prisional de Ressocialização de Governador Nunes Freire, a Unidade Prisional de Ressocialização de Brejo, a Unidade Prisional de Ressocialização de Godofredo Viana e a Unidade Prisional de Ressocialização de São Luís Gonzaga.
Com as ampliações, que serão executadas após a entrega destas seis unidades prisionais, serão criadas mais 722 vagas, totalizando, assim, 2.252 novas vagas e, até 2020, a expectativa é que o sistema conte com cerca de 11.200 vagas.
Fonte: blog do Neto Ferreira

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Molequinhos e molequinhas

  Os tempos mudam o sentido até das nossas próprias lembranças divertidas quando, molequinhos e molequinhas, fazíamos – claro – molecagens, traquinagens, algumas inocentes e até outras nem tanto, admitamos, só que sempre ainda com aquele espírito infantil. Eram coisas de criança, perdoáveis, às vezes valendo um castigo, uma sova, um sabão. Ou uma suspensão na caderneta que precisava ser mostrada aos pais e voltar, assinada. Meu irmão outro dia me chamou a atenção de que anda percebendo que tem muita gente aí pela rua fazendo pequenas molecagens, gente grande, ou maiorzinha. Às vezes em grupos de dois, três; outras, mesmo sozinhos. Tipo apontar o céu como se ali estivesse acontecendo algo, e fazendo todo mundo olhar para cima. Ou passar e apontar para o seu pé, sem parar, seguindo adiante como se nada tivesse ocorrido. Coisinhas bobas, que até arrancam um sorriso daqueles bons em dias que

Politica: RESISTÊNCIA POPULAR.

Diante das conjunturas políticas , que já são do conhecimento de todos, da nossa cidade Pres. Médici-MA,  na corrida eleitoral rumo a prefeitura em 2012! Vamos comentar os três Principais grupos políticos do nosso município.  Primeiro grupo : A atual Administração está no poder aquase 08 anos, e quer continuar com este projeto politíco hereditário. A família P. Holanda, está querendo garantir em 2012 mais 08 anos de Administração e no fim ficar mais 08 anos ou seja 24 anos seguido no poder, pela mesma família. Nesta Atual administração vemos que quase nada tem mudado na Saúde, na Educação cada dia pior, as poucas obras que tem 95% obras federais, também temos visto que só a família tem se destacado econômicamente,  não podemos contribuir com o continuísmos hereditário. Segundo grupo:   É uma expansão territorial Romano, é o grupo do atual Deputado Estadual Hemetério Weba que já comanda duas cidades, já teve no comando de outras cidades, já fez parte de administ...

FORA ROSENGANA

ROSEANA SARNEY JÁ ESTÁ COMENDO AS UNHAS, ANTES MESMO DE COMEÇ AR O HORÁRIO POLITICO NA TV. O QUE VOÇÊ ACHA QUE ELA VAI COMER NO DIA 3 DE OUTUBRO QUANDO SAIR O RESULTADOS DAS URNAS.