Pular para o conteúdo principal

Presidente do STJ nega de uma só vez mais de 140 habeas corpus em favor do condenado Lula

Qualquer cidadão tem direito a lutar pela própria liberdade, mas é preciso bom senso nessa difícil empreitada, pois a Justiça não pode ser transformada em playground ideológico de um partido que nos últimos anos aderiu ao banditismo político.
Condenado a doze anos e um mês de prisão por corrupção e lavagem de dinheiro no âmbito da Operação Lava-Jato, o ex-presidente Lula vê sua situação piorar sobremaneira com o passar das horas. Depois da tentativa de golpe capitaneada pelo desembargador Rogério Favreto, do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), que sem sucesso ordenou a imediata soltura do petista no último final de semana, surgiu uma enxurrada de pedidos de habeas corpus em favor
do ex-metalúrgico.
Um dia após negar recurso de deputados federais petistas contra a decisão do presidente do TRF-4, desembargador Thompson Flores, que manteve Lula na prisão, a presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministra Laurita Vaz, rejeitou nesta quarta-feira (11), de uma só vez, 143 pedidos de liberdade para Lula.
De acordo com a presidente do STJ, “o Poder Judiciário não pode ser utilizado como balcão de reivindicações ou manifestações de natureza política ou ideológico-partidárias”.
No gabinete da ministra Laurita Vaz encontra-se pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR) para que a magistrada decida sobre a competência para analisar pedidos de liberdade de Lula. O pedido da PGR foi feito na esteira das divergentes de desembargadores do TRF-4, mas é tácito que apenas o STJ tem competência para julgar qualquer recurso em favor de Lula.
Segundo a ministra, os 143 pedidos de habeas corpus eram padronizados e traziam o título “Ato Popular 9 de julho de 2018 – Em defesa das garantias constitucionais”. Os impetrantes usaram um formulário com espaço em branco para inseria a qualificação pessoal e assinatura. Ou seja, mais uma fracassada missa de encomenda do PT, que só prejudicará o partido nas eleições que se aproximam.
Laurita Vaz alegou que os pedidos de habeas corpus foram apresentados por pessoas que não integram a milionária defesa de Lula. Na decisão, a ministra ressaltou que Lula está assistido “por renomados advogados, que estão se valendo de todas as garantias e prerrogativas”.
De igual modo, a presidente do STJ destacou que o cumprimento provisório da pena por parte do ex-presidente da República já foi determinado tanto pelo STJ quanto pelo Supremo Tribunal Federal (STF).
“Não merece seguimento o insubsistente pedido de habeas corpus, valendo mencionar que a questão envolvendo a determinação de cumprimento provisório da pena em tela já foi oportunamente decidida por este Superior Tribunal de Justiça e pelo Supremo Tribunal Federal”, escreveu a ministra em seu despacho.
A propósito, Lula poderia aproveitar o ensejo e explicar aos brasileiros de bem como consegue custear uma defesa que conta com estrelas da advocacia criminal do País, sem contar o australiano Geoffrey Robertson, especialista em direitos humanos e com elegante escritório em Londres.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Molequinhos e molequinhas

  Os tempos mudam o sentido até das nossas próprias lembranças divertidas quando, molequinhos e molequinhas, fazíamos – claro – molecagens, traquinagens, algumas inocentes e até outras nem tanto, admitamos, só que sempre ainda com aquele espírito infantil. Eram coisas de criança, perdoáveis, às vezes valendo um castigo, uma sova, um sabão. Ou uma suspensão na caderneta que precisava ser mostrada aos pais e voltar, assinada. Meu irmão outro dia me chamou a atenção de que anda percebendo que tem muita gente aí pela rua fazendo pequenas molecagens, gente grande, ou maiorzinha. Às vezes em grupos de dois, três; outras, mesmo sozinhos. Tipo apontar o céu como se ali estivesse acontecendo algo, e fazendo todo mundo olhar para cima. Ou passar e apontar para o seu pé, sem parar, seguindo adiante como se nada tivesse ocorrido. Coisinhas bobas, que até arrancam um sorriso daqueles bons em dias que

Politica: RESISTÊNCIA POPULAR.

Diante das conjunturas políticas , que já são do conhecimento de todos, da nossa cidade Pres. Médici-MA,  na corrida eleitoral rumo a prefeitura em 2012! Vamos comentar os três Principais grupos políticos do nosso município.  Primeiro grupo : A atual Administração está no poder aquase 08 anos, e quer continuar com este projeto politíco hereditário. A família P. Holanda, está querendo garantir em 2012 mais 08 anos de Administração e no fim ficar mais 08 anos ou seja 24 anos seguido no poder, pela mesma família. Nesta Atual administração vemos que quase nada tem mudado na Saúde, na Educação cada dia pior, as poucas obras que tem 95% obras federais, também temos visto que só a família tem se destacado econômicamente,  não podemos contribuir com o continuísmos hereditário. Segundo grupo:   É uma expansão territorial Romano, é o grupo do atual Deputado Estadual Hemetério Weba que já comanda duas cidades, já teve no comando de outras cidades, já fez parte de administ...

FORA ROSENGANA

ROSEANA SARNEY JÁ ESTÁ COMENDO AS UNHAS, ANTES MESMO DE COMEÇ AR O HORÁRIO POLITICO NA TV. O QUE VOÇÊ ACHA QUE ELA VAI COMER NO DIA 3 DE OUTUBRO QUANDO SAIR O RESULTADOS DAS URNAS.