Pular para o conteúdo principal

ITAQUI BATE RECORDE NA MOVIMENTAÇÃO DE SOJA

Com investimentos em infraestrutura, segurança e modernização de instalações, o Porto do Itaqui criou condições para garantir a movimentação acima de 5 milhões de toneladas de soja no acumulado deste ano, registrando novo recorde, de acordo com informações divulgadas pelo governo estadual. Além da supersafra de grãos registrada no Maranhão em 2017, o aumento da influência regional do Porto do Itaqui e os fortes investimentos ajudam a explicar a movimentação recorde, afirmou o executivo.
De acordo com o presidente da Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap), Ted Lago, a primeira missão do governo "foi sanear a empresa". "O governador Flávio Dino determinou que os recursos públicos deveriam ser investidos nas áreas prioritárias do
governo, a exemplo da saúde, educação, segurança pública. Desde então, trabalhamos para que o Porto opere com recursos próprios", disse.
Lago acrescenta que após recuperar financeiramente a empresa que administra o Porto, o passo seguinte foi melhorar a qualidade da prestação de serviço e investir na modernização: "Fizemos ajustes de despesas, superamos nossos indicadores de rentabilidade e de qualidade, além de investir na modernização da nossa infraestrutura".
Para consolidar a importância estratégica do Porto do Itaqui, a Emap investiu na aproximação com investidores, aumentando sua área de influência sobretudo no Matopiba, mercado regional que abrange população de 50 milhões de pessoas. Trata-se da principal fronteira agrícola do país, que abrange, além do Maranhão, os estados de Piauí, Pará, Tocantins, Bahia, além de parte do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás.
Para Ted Lago, os investimentos garantiram ao porto condições estratégicas de crescimento, gerando oportunidades mesmo com a crise nacional. "A crise não significou impacto na movimentação do porto. Nossa infraestrutura de logística e localização garante que sejamos um canal preferencial no momento em que há necessidade de redução de custos e despesas. Por essa razão, temos hoje como garantir a movimentação de cargas em tempo muito inferior na comparação com outros portos brasileiros."
Hoje o Porto do Itaqui tem capacidade para movimentar 67,2 mil toneladas de soja por dia nos dois berços dedicados a esse tipo de carga.
Mais investimentos
Para garantir a continuidade do crescimento na movimentação operacional, a Emap investe na ampliação do Porto. Já está em processo de elaboração licitatória o processo para obra de construção de um berço misto próprio, com capacidade para vários tipos de carga. Serão mais de R$ 150 milhões investidos.

"Esse berço receberá carga geral, além de grãos. Trata-se de um dos maiores investimentos públicos, com previsão de conclusão em 36 meses, levando-se em consideração o procedimento licitatório e o andamento da obra", diz Lago.
Ted Lago também anuncia o avanço nas negociações para a construção de um terminal de celulose, com investimentos de R$ 70 milhões: "Essa obra está em processo de análise e deve ir a leilão público ainda no primeiro semestre do ano que vem", diz.
*Com assessoria

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Molequinhos e molequinhas

  Os tempos mudam o sentido até das nossas próprias lembranças divertidas quando, molequinhos e molequinhas, fazíamos – claro – molecagens, traquinagens, algumas inocentes e até outras nem tanto, admitamos, só que sempre ainda com aquele espírito infantil. Eram coisas de criança, perdoáveis, às vezes valendo um castigo, uma sova, um sabão. Ou uma suspensão na caderneta que precisava ser mostrada aos pais e voltar, assinada. Meu irmão outro dia me chamou a atenção de que anda percebendo que tem muita gente aí pela rua fazendo pequenas molecagens, gente grande, ou maiorzinha. Às vezes em grupos de dois, três; outras, mesmo sozinhos. Tipo apontar o céu como se ali estivesse acontecendo algo, e fazendo todo mundo olhar para cima. Ou passar e apontar para o seu pé, sem parar, seguindo adiante como se nada tivesse ocorrido. Coisinhas bobas, que até arrancam um sorriso daqueles bons em dias que

Politica: RESISTÊNCIA POPULAR.

Diante das conjunturas políticas , que já são do conhecimento de todos, da nossa cidade Pres. Médici-MA,  na corrida eleitoral rumo a prefeitura em 2012! Vamos comentar os três Principais grupos políticos do nosso município.  Primeiro grupo : A atual Administração está no poder aquase 08 anos, e quer continuar com este projeto politíco hereditário. A família P. Holanda, está querendo garantir em 2012 mais 08 anos de Administração e no fim ficar mais 08 anos ou seja 24 anos seguido no poder, pela mesma família. Nesta Atual administração vemos que quase nada tem mudado na Saúde, na Educação cada dia pior, as poucas obras que tem 95% obras federais, também temos visto que só a família tem se destacado econômicamente,  não podemos contribuir com o continuísmos hereditário. Segundo grupo:   É uma expansão territorial Romano, é o grupo do atual Deputado Estadual Hemetério Weba que já comanda duas cidades, já teve no comando de outras cidades, já fez parte de administ...

FORA ROSENGANA

ROSEANA SARNEY JÁ ESTÁ COMENDO AS UNHAS, ANTES MESMO DE COMEÇ AR O HORÁRIO POLITICO NA TV. O QUE VOÇÊ ACHA QUE ELA VAI COMER NO DIA 3 DE OUTUBRO QUANDO SAIR O RESULTADOS DAS URNAS.