Blog totalmente gospel de Presidente Médici-MA

domingo, 19 de fevereiro de 2017

Florestas de eucalipto ameaçam vida do sertanejo no cerrado do MA

Plantações de eucalipto ameaçam a sobrevivência dos povos tradicionais no MA (Foto: Reprodução/TV Mirante)
O Mirante Rural deste domingo (19) começou com um alerta que vem do cerrado maranhense. É que as plantações de eucalipto na região estão ameaçando a sobrevivência dos povos tradicionais, a segurança alimentar no campo e está despertando reações de ativistas que atuam em defesa do meio ambiente e da pobreza ao redor do mundo. Os repórteres César Hipólito e Sidney Pereira mostraram como as florestas de eucalipto estão sufocando a vida do sertanejo, reservas nativas do cerrado e a reação da Justiça no Maranhão.

Também foi assunto do programa a reunião dos secretários de agricultura de 15 municípios da região tocantina que debateram em Imperatriz, a 626 km de São Luís, as ações de integração que serão desenvolvidas durante este ano. O objetivo do encontro também é trocar experiências e promover o potencial de cada região para melhorar a produção agrícola local.
O atrativo destacou ainda que produtores de leite, da cidade de João Lisboa, situada no oeste do estado, recebem apoio técnico para aumentar a produção. É mais uma etapa do projeto balde cheio, realizado pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) na região.
Em Balsas, na região sul do Maranhão, agricultores avaliam a safra 2016/2017 que começou a ser colhida. Até agora os índices de produtividade estão dentro do esperado, mas o cuidado com o controle de pragas e doenças está sendo reforçado para evitar perdas.

Nenhum comentário:

Seja você também seguidor do blog mais acessado de Presidente Médici-MA.