Pular para o conteúdo principal

Possíveis temas para a redação do Enem

Veja a seleção de temas dos professores do Cursinho pH, do Rio, e Intergraus, de São Paulo. Vários deles já estão sendo abordados neste blog com propostas e redações comentadas.
A convite deste blog, os professores Luciano Segura, que leciona redação no Cursinho Intergraus, de São Paulo, e Thiago Braga, professor e coordenador de Língua Portuguesa e redação do Colégio e Cursinho pH, do Rio de Janeiro, sugeriram temas que podem cair na prova do Enem 2016. São assuntos possíveis também nos vestibulares 2017, como o da Fuvest e outras 39 universidades públicas que ainda mantém provas próprias de redação.
1 – Inclusão social
Juntos, mas separados: favela versus área urbanizada no Rio de Janeiro  (iStock/Peeter Viisimaa)
Para Luciano Segura, destacam-se neste momento os Movimentos de Inclusão como recorte dos direitos humanos. “Eles estão muito em evidência. Os direitos da mulher já foram abordados, o de refugiados imigrantes, idosos, mas há outros, como a participação
inclusiva das comunidades (favelas) no conjunto da sociedade, tema que vimos na cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos.”
O professor destaca que os temas ilustrados naquela cerimônia são suficientemente fortes para serem abordados nas provas de redação. Por exemplo:
     2 – Respeito à diversidade de gênero.
     3 – A necessidade de preservar a natureza.
     4 – A valorização do índio. Segundo o Censo 2010, o Brasil possui mais de 890 mil índios, distribuídos por 274 idiomas próprios.
     5 – Limites da liberdade de expressão. Outro tema atual destacado por Luciano Segura. O tema abrange desde as injúrias raciais em espaços públicos e na internet até as declarações racistas, homofóbicas e de apologia à ditadura militar feitas pelo deputado Jair Bolsonaro (PSC-RJ).

Para Thiago Braga, do Cursinho pH, o mais forte candidato para a prova deste ano é o tema Mobilidade urbana, que  também destacamos na edição 2017 do Guia do Estudante Redação e neste blog. “É o tema em que mais aposto, pois une sociedade e meio ambiente. A gente vive esse caos no transporte, que também contribui para a emissão de gás carbônico. É um tema na prova que conjugue a possibilidade de maior mobilidade e de um transporte mais limpo, com ciclovias e benefícios ambientais. É forte candidato porque os estudantes podem propor muita coisa, estamos esperando que caia há alguns anos e ainda não caiu”, diz Braga.
iStock/Sasa69M
Agora, as demais apostas do professor Thiago Braga.
     2 – O Esporte como fator de integração e o legado das Olimpíadas. “Estamos esperando um tema do esporte há muito tempo. Dois dos nossos medalhistas de ouro vieram de programas sociais ligados ao esporte, e vemos vínculos com ascensão social, a iniciativa privada adotando políticas de marketing por meio do esporte.”
     3 – Racismo e intolerância. “A discussão de racismo ainda não aconteceu no Enem. Em 2007 tivemos O desafio de se conviver com a diferença, mas não o racismo na visão do brasileiro, o fato dele não se aceitar como racista, o racismo endêmico e não assumido.”
     4 – Alternativas para a violência urbana. “O Enem nunca tratou da violência urbana no país, com elementos como o tráfico de drogas e armas e a violência policial”, diz Braga. “Atualmente, tramita no Congresso o Projeto de Lei 3722, que pretende alterar o Estatuto do Desarmamento e, permitir, por exemplo, que advogados e deputados possam ter porte de arma.”
     5 – Educação de qualidade no Brasil. “É minha última aposta”, diz Braga. Trata-se de tema diretamente afeto aos estudantes, inclui as medidas de inclusão, liga-se ao slogan de Pátria educadora e deverá ser tema de debates nas eleições deste ano.
     E aí? Achou as propostas interessantes? Algumas são muito desafiadoras!
Fonte: Guia do Estudante

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Molequinhos e molequinhas

  Os tempos mudam o sentido até das nossas próprias lembranças divertidas quando, molequinhos e molequinhas, fazíamos – claro – molecagens, traquinagens, algumas inocentes e até outras nem tanto, admitamos, só que sempre ainda com aquele espírito infantil. Eram coisas de criança, perdoáveis, às vezes valendo um castigo, uma sova, um sabão. Ou uma suspensão na caderneta que precisava ser mostrada aos pais e voltar, assinada. Meu irmão outro dia me chamou a atenção de que anda percebendo que tem muita gente aí pela rua fazendo pequenas molecagens, gente grande, ou maiorzinha. Às vezes em grupos de dois, três; outras, mesmo sozinhos. Tipo apontar o céu como se ali estivesse acontecendo algo, e fazendo todo mundo olhar para cima. Ou passar e apontar para o seu pé, sem parar, seguindo adiante como se nada tivesse ocorrido. Coisinhas bobas, que até arrancam um sorriso daqueles bons em dias que

Politica: RESISTÊNCIA POPULAR.

Diante das conjunturas políticas , que já são do conhecimento de todos, da nossa cidade Pres. Médici-MA,  na corrida eleitoral rumo a prefeitura em 2012! Vamos comentar os três Principais grupos políticos do nosso município.  Primeiro grupo : A atual Administração está no poder aquase 08 anos, e quer continuar com este projeto politíco hereditário. A família P. Holanda, está querendo garantir em 2012 mais 08 anos de Administração e no fim ficar mais 08 anos ou seja 24 anos seguido no poder, pela mesma família. Nesta Atual administração vemos que quase nada tem mudado na Saúde, na Educação cada dia pior, as poucas obras que tem 95% obras federais, também temos visto que só a família tem se destacado econômicamente,  não podemos contribuir com o continuísmos hereditário. Segundo grupo:   É uma expansão territorial Romano, é o grupo do atual Deputado Estadual Hemetério Weba que já comanda duas cidades, já teve no comando de outras cidades, já fez parte de administ...

FORA ROSENGANA

ROSEANA SARNEY JÁ ESTÁ COMENDO AS UNHAS, ANTES MESMO DE COMEÇ AR O HORÁRIO POLITICO NA TV. O QUE VOÇÊ ACHA QUE ELA VAI COMER NO DIA 3 DE OUTUBRO QUANDO SAIR O RESULTADOS DAS URNAS.